TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Educacional

Por:   •  3/12/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.709 Palavras (7 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 7
  • Dados Pessoais:

Curso: Pedagogia (Licenciatura) EAD

Instituição: UNIV. CRUZEIRO DO SUL

Nome: Elaine Cristina Barros do Nascimento

RGM: 17826608

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Educacional

Ano/semestre de realização do estágio: 2019/ 2

Quantidade de horas realizadas: 100 horas

  • Caracterização da escola:

Nome da Instituição: Creche Jardim Testai

Endereço: Rua Palma B Artoni, 194

Bairro: Jardim Cocaia

Cidade: Guarulhos

           Dependência administrativa: Pública

Nome da diretor: Verissimo dos Santos Furtado Filho

A creche Jardim Testai , possui cinco salas de aula de período integral (das 07h às 17h) que atendem crianças de 0 a 3 anos, sendo dois berçários 1, dois berçários 2 e um maternal. Todas salas são bem amplas e possuem tatames, janelas, cortina, brinquedos, colchonetes  e suportes nas paredes, onde as mochilas  são organizadas e penduradas; cada uma com decoração temática. Já na sala do maternal ,o ambiente muda, pois  esta  contém  mesas e cadeiras.

Todas as salas são regidas por professores e educadores. A unidade escolar também é composta por uma sala de diretoria , uma sala para os professores com mesa, cadeiras  (há vários livros disponíveis para leitura em sala de aula), um refeitório onde as crianças fazem as refeições , um lactário com caldeirões para os bebês, uma brinquedoteca equipada com TV , uma cozinha, uma lavanderia, dois banheiros adaptados para as crianças com chuveiros e trocadores e uma área externa para o parque cimentada e com tatames e brinquedos.

  • Introdução

Realizei esse estágio a partir do dia 02/09/2019 até o dia 25/09/2019 sendo assim completei carga horaria de 100h, neste período foi realizada diversas atividades, sendo que sempre fui acompanhada pelo diretor,  nesse período e foi de extrema importância este contato.

O estágio curricular se faz muito importante para a formação de novos profissionais, pois é a partir dele que vivenciamos um pouco do dia-a-dia escolar tendo contato diretamente com a prática da função do professor em sala de aula e no caso do estágio em gestão escolar é onde podemos observar e refletir sobre a importância que a gestão tem na manutenção da escola em todos os aspectos, aprendendo desde já como podemos ser úteis dentro de uma gestão democrática e a respeitar todos os colaboradores da escola e suas opiniões.

  • Perfil dos Gestores:

     Diretora Verissimo : Focado e atencioso, Formado em Pedagogia   desde 2004

  • Práticas pedagógicas/administrativas/financeiras dos gestores

 

Diretor Verissimo a partir das observações realizadas, foi possível verificar que o gestor utiliza como prática no desenvolvimento de suas atividades, uma postura democrática por que consulta seus pares, ela se mostra disposta a envolver os funcionários em decisões e projetos, sempre aberta a ouvir opiniões e críticas para uma melhor gestão, nota-se com clareza seu amor pelo trabalho que exerce. O diretor atua a algum tempo área da educação e possui vasta experiência a respeito do assunto. Notei também que ele tem um ótimo relacionamento com os alunos. Todos o respeitam e a cumprimentam ao chegar, assim como os funcionários da escola que parecem gostar muito dele. No que diz respeito às funções e atuação do gestor, de um modo geral, as observações que destacou a maneira com que ele envolve professores, coordenadores, outros funcionários e, quando pertinente, mesmo as famílias no processo de tomada de decisão. Ele busca conhecer a realidade da sala de aula e como já atuou como professor sabe dos desafios a serem enfrentados. Quanto a seu papel administrativo em questões financeiras, também percebi que a Diretor Verissimo faz o melhor que pode com a pouca verba que recebe, ela controla bem os recursos.

  • Reflexões sobre o estágio de observação e participação

A partir da realização do estágio curricular supervisionado em gestão escolar, tive a oportunidade de observar e refletir sobre a maneira como a gestão influência nas questões em sala de aula, Acredito que a rotina escolar se faz com a participação de todos os funcionários da escola e se houver algum setor que não funciona bem todo o objetivo da educação na escola estará comprometido. Durante o estágio é onde podemos perceber que o dia-a-dia escolar é muito mais desafiador do que na teoria, a prática em si envolve muitos desafios a serem enfrentados e o amor pela profissão, a força de vontade e interesse pela educação são extremamente necessários. Por este motivo foram destacados dois focos mais relevantes para análise, que estão descritas a seguir:  

  • Focos de observação para Gestão Educacional:

      Foco 1: Coordenador Pedagógico

 Qual o seu papel na construção e desenvolvimento do projeto pedagógico da escola?

O papel na construção do projeto pedagógico preocupar-se em propor uma forma de organizar o trabalho pedagógico visando uma superação dos conflitos, buscando rechaçar as relações competitivas, corporativas e autoritárias na tentativa de acabar com a rotina do mundo interno da instituição.

Dessa forma o projeto está relacionado com a organização do trabalho pedagógico em pelo menos dois momentos decisivos: como organização da escola como um todo e como organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social, procurando obter uma visão da totalidade

   Quais as principais atividades desenvolvidas?

Conversar com os pais, avaliar novos materiais, dar cursos aos professores, participar de eventos educacionais, garantir que os conteúdos propostos no currículo estão sendo aplicados, promover reuniões docentes, criar práticas pedagógicas inovadoras

Qual a influência do coordenador pedagógico no trabalho em sala de aula?

A Coordenadora da escola demonstrava muito amor pelo seu trabalho e uma grande importância com a forma com que os alunos estavam aprendendo e os professores ensinando, também estava sempre envolvida em questões de projetos que a escola desenvolve para o melhor dos alunos e dos professores. Mas é preciso ressaltar que, no contexto pedagógico escolar, a observação crítica é uma excelente estratégia na formação dos professores na escola, já que ela pode contribuir para levar o professor a uma reflexão de sua prática e a buscar novas possibilidades de intervenções para a melhoria do ensino em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com