TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Educacional

Por:   •  20/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.901 Palavras (12 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Campus Virtual Cruzeiro do Sul

Licenciatura em Pedagogia – EAD

Nome: Fernanda Borges do Nascimento Badures

RGM: 17331790

6° Semestre

Relatório de Estágio

Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Educacional

ANO- 2019

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA:

Escola - Privada Do Ensino Infantil

Nome – Sandra Silva Ribeiro

Nome Fantasia: Núcleo de Recreação Infantil Caminho do Saber

Dependência administrativa: Diretoria de Ensino.

Anos e Níveis Escolares: Educação Infantil

Endereço: Avenida Cellula Matter, 430, Parque Continental

São Vicente - SP, 11348-000

Telefone: (13) 3564-2136

ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA:

Os professores são formados em pedagogia escola tem 6 anos de funcionamento,tem 60 alunos e 6 professores.

Para atender os alunos das turmas do Infantil a unidade é dotada de espaços totalmente ambientados por faixa etária, ao total são 10 salas, cuidadosamente decoradas, agradáveis e estimulantes. A sala do infantil oferece estimulação, dormitório, cadeiras, mesas e brinquedos lúdicos para cada faixa etária, ar condicionado em cada sala, armários para guardar os materiais didáticos e do uso das crianças, janelas grandes em todas as salas, boa iluminação, lousas grandes e de boa visualização de todos os alunos, televisões e data show em todas as salas, tudo planejado para o conforto e bem estar dos alunos. A infraestrutura da escola conta também com quadra, playground diferenciado com brinquedão,sala de capoeira e judô,sala de ginástica rítmica e balé,sala de coordenação dos professores e de reunião,almoxarifado,banheiros com fraldário,pias e vasos sanitários do tamanho das crianças pequenas, e secretaria.

A escola oferece todos os ensinamentos, desde a parte do infantil até a coordenação sua infraestrutura esta acessível para todos os alunos e a parte pedagógica preparada para ensiná-los.

Horários de Funcionamento:

A escola funciona de segunda à sexta-feira das 07 h30min às 18h30min.

INTRODUÇÃO

O estágio foi realizado na Escola N.R.I. Caminho do Saber em São Vicente,

 Para o seu desenvolvimento foram necessárias cem horas de observação, realização de anotações das aulas assistidas e entrevista com a direção da escola para conhecer melhor a sua concepção em Gestão Educacional.

Os objetivos do estágio supervisionado Gestão Educacional foram:

Proporcionar uma complementação e contribuição para minha formação acadêmica, possibilitando a integração entre teoria e a pratica, vivenciando a rotina escolar.

Durante os dias de observação, pode-se tomar um maior conhecimento das atividades administrativas e pedagógicas, neste tempo, observei a organização da escola e seus profissionais. Falando sobre o aspecto afetivo, entre os professores e os funcionários, pode-se observar que reina uma atmosfera de amizade, companheirismo e também aprendizado constante.

A metodologia utilizada para realização do estágio e o relatório foi a vista pessoal na instituição.

Analisei o Projeto Político Pedagógico, onde verifiquei todas as informações pertinentes e que enfatizavam sobre a importância do trabalho em conjunto de todos que fazem parte da equipe administrativa e pedagógica.

E através das reuniões e debates com a comunidade escolar que a escola vem traçando metas para a melhoria da qualidade de ensino e elaboração do Projeto Político Pedagógico.

Pude acompanhar algumas reuniões que ocorreram na escola onde estavam presentes diretora, professores, coordenadora. Onde foi feita a integra de boletim de notas aos pais ou responsáveis.

A escola promove no final de cada período avaliativo (bimestre), o conselho de classe geral, no qual se avalia o trabalho pedagógico, administrativo, docente, funcionários, quais foram os pontos positivos e negativos do bimestre.

PERFIL DOS GESTORES

Realizei o estágio em gestão educacional, participando ativamente das atividades realizadas no dia a dia pela equipe pedagógica. Acompanhei a Diretora Sandra no período de 02 de Setembro a 27 de Setembro, no turno vespertino com uma carga horaria de 100 horas.

E perceptível o quanto e importante que um diretor tenha habilidade e competência para gerir uma escola, e foi o que encontrei quando fui pedir a permissão a diretora Sandra para fazer meu estagio. A direção da escola me acolheu de forma magnifica o trabalho de Gestão Escolar, oferecendo livre acesso as dependências da escola. Bem como toda a documentação disponível como o seu Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar. A diretora tem um ótimo relacionamento com todos os funcionários da escola, recebe os alunos no portão   na entrada dos dois turnos, e por estar a muitos a nos à frente da direção, conhece bem os alunos e seus familiares.  

A coordenadora Tatiane   se mostrou uma pessoa extremamente competente e conhecedora do funcionamento pedagógico e gestor da escola, ela está a tenta a tudo que se desenvolve e em especial, ao comprimento dos objetivos formulados na proposta  pedagógica, busca a participação  dos  representantes  dos diferentes seguimentos da  escola,  acompanha  o  planejamento das atividades, atende aos pais dos alunos, se leciona  textos para estudos em grupos com os professores intercede nas relações entre a escola  e  a  comunidade.  

Pude contar com sua colaboração no desenvolvimento dos projetos de intervenção pedagógica   ¨ Leitura e interpretação ¨ e no ¨ Reforço de Caligrafia¨. A Escola, em sua organização pedagógica, prioriza projetos que atenda mas necessidades dos alunos e da comunidade escolar, levando em conta a importância da participação e tomada de decisões baseadas na prática democrática.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS/ADMISTRATIVAS/FINANCEIRAS DOS GESTORES

Durante o período do estágio pude acompanhar em alguns momentos o trabalho da gestão administrativa e com relação à organização, segundo levantamento feito com a comunidade escolar, o trabalho vem sendo desenvolvido com qualidade e clareza de ações, atendendo às suas expectativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (115.9 Kb)   docx (123.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com