TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil e Gestão Educacional

Por:   •  7/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.836 Palavras (8 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO

AGATHA DE OLIVEIRA MESQUITA

RGM 22061169

Projeto de Intervenção – Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil e Gestão Educacional

SÃO PAULO

2021

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO

AGATHA DE OLIVEIRA MESQUITA

COMO TRABALHAR O ACOLHIMENTO E A AFETIVIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA

Projeto de Intervenção apresentado à disciplina de Estágio Curricular na Educação Infantil e Gestão Educacional como pré-requisito para validação do Estágio de Regência, sob orientação da Prof.ª Ms. Evelyn Camponucci Cassillo Rosa

SÃO PAULO

2021

INTRODUÇÃO

Como trabalhar o acolhimento e o afeto em tempos de pandemia.

Em março de 2020 começou uma grande epidemia, um vírus chamado (COVID19) conhecido também como corona vírus. É uma doença infecciosa e tem como principais sintomas febre, cansaço e tosse seca. Os médicos falam que tem alguns pacientes podem apresentar dores, congestão nasal, dor de cabeça, conjuntivite, dor de garganta, diarreia, perda de paladar ou olfato. Com o fechamento das escolas brasileiras em meados de março devido à pandemia de Covid-19 obrigou secretarias estaduais e municipais de Educação a elaborar e implementar soluções de ensino remoto de maneira emergencial.

Devido ao nosso momento atual as escolas já estão se preparando para receber seus alunos, o novo cenário das escolas está sendo com somente 35% dos alunos em aulas presencias 70% estão em aulas online, mantendo uma escala de rotatividade de alunos em aulas presencias e online.

Os professores estão tendo dificuldades em trabalhar a afetividade de seus alunos por conta do distanciamento social, o primeiro ponto a ser pensado é que neste momento os sentimentos deveram ser acolhidos, seja por parte dos professores como por parte dos país[a].

Neste trabalho, entre diversos problemas vistos, será abordado o problema chamado “desenvolvimento de transtornos mentais em crianças em tempos pandêmicos”, explicando como a pandemia tem contribuído para o desenvolvimento desses transtornos (aprofundamento estará na problematização) e, logo, será apresentada uma proposta de intervenção, onde serão apontados meios que ajudem os pais a aprenderem a lidar com isso, como ajudar a criança para que não haja o desenvolvimento (ou complicação, caso já tenha) de transtornos mentais (como: ansiedade, depressão, pânico etc.)

PROBLEMATIZAÇÃO

O maior desafio está na adaptação das crianças com este novo mundo, pois, ter o contato com outros de sua idade, estarem na escola, terem um conteúdo/didática escolar, é uma das coisas mais importantes, pois os ajuda a desenvolverem-se enquanto pessoas/cidadãos, os ensina a lidar com a sociedade, com as diferenças, e eles têm todo suporte necessário, contando com a atenção profissional.

Quando foi preciso manter as crianças em casa, muitas não tiveram o apoio ou ajuda necessária, vinda de pais e/ou responsáveis. Muitas sentiram-se desalocadas, e isso, foi um fator contribuinte para o desenvolvimento de transtornos mentais.

Por meio da relação segura com a escola, os educandos na pedagogia afetiva, além de aprimorarem o conhecimento puramente cognitivo, desenvolvem a autoconfiança e a autoestima. A escola, enquanto instituto de ensino, não deve focalizar unicamente no trabalho com os conteúdos das matérias, mas sim no desenvolvimento humano. Por fim, o estudante que frequenta um ambiente afetivo transforma-se em um ser humano afetivo.

Pesquisas recentes evidenciam que o equilíbrio emocional auxilia para o processo de aprendizagem, por conseguinte, a afetividade fortalece não unicamente as relações consigo mesmo e com o outro, como da mesma forma a estruturação de um futuro profissional auspicioso. As competências socioemocionais que guiam a pedagogia afetiva são as mesmas demandadas atualmente pelo mercado de trabalho, que exige profissionais emocionalmente equilibrados e preparados para os desafios do dia a dia.

Wallon concebe o desenvolvimento psíquico da criança de maneira dinâmica, por estágios que formam uma unidade e que seguem uma ordem necessária ao seu surgimento. Cada um deles apresenta características próprias e prepara o surgimento do seguinte, porém este surgimento não é linear, pois comporta retrocessos e crises. Além disso, as dimensões afetiva, motora e cognitiva estão em constante comunicação nesses momentos. Fatores orgânicos e sociais interagem de forma recíproca ao longo deste processo, ou seja: “na criança, opõem-se e implicam-se mutuamente fatores de origem biológica e social” (WALLON, 1981, p. 49).

 Wallon concebe o desenvolvimento psíquico da criança de maneira dinâmica, por estágios que formam uma unidade e que seguem uma ordem necessária ao seu surgimento. Cada um deles apresenta características próprias e prepara o surgimento do seguinte, porém este surgimento não é linear, pois comporta retrocessos e crises. Além disso, as dimensões afetiva, motora e cognitiva estão em constante comunicação nesses momentos. Fatores orgânicos e sociais interagem de forma recíproca ao longo deste processo, ou seja: “na criança, opõem-se e implicam-se mutuamente fatores de origem biológica e social” (WALLON, 1981, p. 49). Sendo assim, o desenvolvimento psíquico das crianças durante o isolamento, foi, sim, atrapalhado de certo modo, pois em casa, não há a dinâmica que de certo modo, há nas escolas.[b]

Se porventura não tratados, os distúrbios mentais e emocionais que surgem na infância e na adolescência podem evidenciar sérios prejuízos à idade adulta. O temor da Saúde Pública é ainda maior devido aos problemas de controlar os casos de ansiedade, apontados com mais frequência na pandemia de coronavírus.

Em que momento comparados às condições habituais, o perigo de sequelas consequentes dos desajustes mentais na infância e juventude é muito mais importante durante esse período de quarentena. Por isso, os pais e responsáveis por esses cidadãos necessitam estar alertas aos sinais que apresentam algum tipo de instabilidade de ordem emocional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (95.9 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com