TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

Por:   •  4/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 5

Relatório crítico-reflexivo da disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

Curso: Pedagogia

Instituição: Universidade Cidade de São Paulo

Nome:

RGM:

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

Ano/semestre de realização de estágio: 4 Semestres/ 2018

Caracterização da Unidade Escolar

Escola:

Endereço:

Dependência Administrativa: Privada

Secretaria do Estado da Bahia

Nível Escolar Oferecido: Educação infantil e Fundamental 1

Observação em Educação Infantil (Grupo 1 e 2)

Descrição da Estrutura Física da Unidade Escolar

Escola bem conservada, ambiente arejado, murado, com pátio para recreação, cantina e banheiro.

Possui rampas de acesso para pessoas com limitações físicas.

Com relação às dependências, contém salas de aula suficiente para quantidade de alunos que a escola possui; Todas as salas possuem ventiladores, banheiros nos dois prédios, secretaria, diretoria, biblioteca, pátio e cantina; todas as dependências se encontram sempre limpas e conservadas, em totais condições de uso. Os professores se mantém sempre organizados e dedicados aos alunos e a escola.

Introdução

O estágio foi realizado no período de 23/10/2018 a 20/11/2018, nos turnos matutino e vespertino, somando um total de 102h.

As atividades que realizei foram de Observação, análise e diagnóstico da realidade escolar, participação e auxílio em atividades pedagógicas e regência.

A escola é bastante organizada, os funcionários demonstram bom atendimento aos pais. A diretora, sempre dedicada e caprichosa em todos os projetos, e exige o mesmo esforço de seus profissionais.

A docente e sua auxiliar me acompanharam durante todo o estagio, a docente é formada em pedagogia e exerce a função há vinte e cinco anos, trabalha na unidade há oito anos. Ela demonstra ser sempre carinhosa, com linguagem adequada para as crianças e aborda de forma lúdica os conteúdos a serem dados. Trabalha os conceitos dentro e fora; grande, pequeno e mesmo tamanho; perto e longe; noções de espaço. Na turma não possui alunos com deficiência, porém, a um aluno com certa indisciplina na hora de realizar as atividades, de se relacionar com os colegas e com os professores. A docente e a auxiliar se mostram sempre pacientes e mediadoras em todas as situações.

Desenvolvimento do texto

Durante o período de estagio, observei, auxiliei e participei de atividades pedagógicas.

Minhas atividades foram de observação, análise e diagnóstico da realidade escolar, participação e auxílio em atividades pedagógicas e regência.

Observei como a docente se dirigia aos alunos, como ela abordava os conteúdos a serem dados para ambos os grupos, a sala era mista, pois, havia alunos do grupo 1 (4 anos) e grupo2 (5 anos). A docente consegue trabalhar tranquilamente com as duas turmas, sempre realiza os conteúdos individuais dos dois grupos. Observei sua relação com os alunos, frequentemente dinâmica, de respeito, carinho e inclusão. Enquanto aos alunos, todos obedecem aos comandos, tanto da docente quanto da auxiliar. Na realização das atividades, sempre compreensivos, interessados e empolgados.

Participei e auxiliei em atividades como recorte e colagem, preparação de material didático a ser usada no dia e na aula do dia seguinte, pintura, coordenação motora, brincadeiras, elaboração de atividades, recolhimento de materiais, higiene.

Como regente, elaborei um projeto chamado amigos dos animais de acordo com o conteúdo que a docente regente estava dando, para fixação do conteúdo. Conciliei com vogais e numerais que eram trabalhados, e com as outras disciplinas da turma. Elaborei e apliquei atividades, durante a regência, as aulas que ministrei foram sempre lúdicas, levei crachás com numerais e cantei músicas com sequencia numéricas, levei as vogais em quadradinhos para trabalhar os encontros das vogais, levei imagens de animais para aprenderem a diferenciar os animais domésticos e silvestres, falei sobre as profissões que cuidavam dos animais mais também dos humanos, fiz um jogo da memória com o alfabeto e pedi para que eles falassem que animal começava com aquela letra, enfim, trabalhei de acordo com o plano pedagógico da professora e com auxilio da mesma.

Perfil dos professores

Professora Rosani, trabalha há oito anos nesta escola, extrovertida, interage com os alunos da melhor forma possível, consegue prender a atenção dos alunos com facilidade, tem espírito de liderança, trabalha de forma lúdica, isso facilita o aprendizado das crianças. Conta às historinhas, como se estivesse vivendo-as, de um modo que vá além do que só está escrito. Transmite confiança aos alunos, para que se sintam a vontade em conversar com ela sobre qualquer coisa. Não se assusta nem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com