TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil- 100 Horas

Por:   •  3/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 6

Licenciatura em Pedagogia – EAD

Campus Virtual Cruzeiro do Sul- Polo São Mateus- São Paulo/SP

Mayara

4° Semestre A

Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil- 100 Horas

2019/2º Semestre

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Entre as Unidades Escolares do Município de Santo André- SP encontra- se a Escola Materna- Martins e Imbroise Recreação Infantil Ltda-ME, localizada na Rua Gonçalo Fernandes, nº 86, no Jardim Bela Vista, em uma área central.

A Escola Materna é caracterizada como dependência administrativa Privada, vinculada à Diretoria de Ensino – Região de Santo André- SP, e está sob a responsabilidade da Senhora Silmara Martins. A escola atende uma classe social mais elevada.

Quanto à sua infraestrutura, a Escola está dividida em Berçário e Ensino Infantil, sendo que o espaço reservado ao Berçário está estruturado em três salas de estímulos, sendo elas: sala de estímulos BI, sala de estímulos BII e sala de estímulos BIII, possui duas salas para sono com berços, área de alimentação com cadeiras tipo bebe conforto para o BI e mesas com assento, tipo cadeira para as demais fases, um fraldário, um solário com parque e uma sala de supervisão. A área para Ensino Infantil possui uma Brinquedoteca, uma sala de Música, uma sala de História, uma sala de Artes, uma sala de Registro, uma sala de Motricidade, uma sala de Jogos, uma sala de Culinária, uma sala de Informática, sala de Tv/ vídeo, uma sala reservada para sono com camas, um banheiro infantil, um fraldário, um refeitório, um pátio coberto, uma quadra de esportes, um parque e um jardim. A área de administração e recepção da escola possui sala da coordenação, sala de secretaria, sanitários adulto femininos e masculinos.

A Escola adota a nomenclatura para suas turmas: Berçário I ( crianças com a partir de 4 meses), Berçário II ( crianças de 1 ano), Berçário III ( crianças de 1,5 ano), Fase I ( crianças a completar 2 anos), Fase II ( crianças a completar 3 anos), Fase III ( crianças a completar 4 anos), Fase IV ( crianças a completar 5 anos), e Fase V ( crianças a completar 6 anos).

INTRODUÇÃO

As turmas observadas durante o estágio supervisionado em educação infantil foi o Berçário, com crianças de 0 a 1,5 ano. O estágio foi realizado de segunda à sexta-feira, com 4 horas de duração/dia nos meses de Setembro a Outubro de 2019, totalizando 100 horas.

“Em educação a teoria é apenas uma semente, a prática é o fruto.”- Celso Antunes

A proposta Pedagógica da Escola Materna baseasse nas Inteligências Múltiplas, baseadas nos estudos de Howard Gardner, sendo elas: Inteligências Pessoais, Inteligência Musical, Inteligência Pictórica, Inteligência Cinestésica Corporal, Inteligência Naturalista, Inteligência Lógica- Matemática e Inteligência Espacial e Inteligência Linguística. A base da proposta pedagógica da escola, foram elaborados projetos para o Berçário, sendo que para o 3º trimestre de 2019, tem como Título: Meu acalanto...Minha identidade.

No estágio foi possível observar a rotina no Berçário, notasse que os cuidados infantis são tão importantes quanto o pedagógico.

PERFIL DO PROFESSOR

A professora Elizângela foi a profissional responsável, pelas 100 horas de estágio. Tem formação em Psicopedagogia, com experiência de mais de 10 anos na Educação Infantil. Atualmente leciona no Berçário da Escola Materna. É uma profissional dedicada, que presa pelo bem estar de seus alunos e colegas de trabalho.

PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES

Pode-se notar na atuação da professora, o grande carinho que tem por cada um dos alunos, principalmente por se tratarem de bebês com a partir de quatro meses de idade. Ela sempre lembrava que cada criança tem sua percepção do mundo que a rodeia, que cada uma se expressa de uma maneira, além de que cada um dos bebês traz de casa uma bagagem de experiências vividas com a família. Ela se preocupava muito com o bem estar de cada um, por isso destacava que além do trabalho pedagógico a ser realizado, um profissional da educação infantil precisa se preocupar com os cuidados infantis.

 A professora segue uma Metodologia, baseada nos estágios cognitivos de Piaget, Proposta sócio-interacionista de Vygotsky, na evolução da lecto-escrita de Emília Ferreira e Anna Tabersky e na educação e estimulação das inteligências múltiplas, baseadas nos estudos de Howard Gardner. Baseando-se nesses pilares foi criado o projeto Meu acalanto...Minha identidade, onde foram escolhidas atividades para a estimulação do desenvolvimento das crianças.

FOCOS DE OBSERVAÇÃO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Foca 1. Música

A professora Elizângela segue o currículo da escola, onde a música é considerada de muita importância para o desenvolvimento cognitivo, físico e emocional dos alunos.

Dentro do projeto “Meu acalanto... Minha identidade”, foi escolhido o álbum Vida de Criança de Isadora Canto, dando destaque as músicas “Mãe” e “Avós”. Essas músicas eram usadas principalmente para o acolhimento dos bebês e atividades de relaxamento.

Outra música bem usada foi uma que diz: - “Bom dia______________, Como vai você? Bom dia______________, Que bom que você veio”. Com essa cantiga a professora trabalha a Inteligência Pessoal, por meio da identidade das crianças, através do nome de cada uma.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com