TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

Por:   •  20/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.908 Palavras (12 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 12

1) DADOS DO ALUNO/CURSO

Curso: Pedagogia

Instituição: Unifran – Universidade de Franca

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

Ano/semestre de realização do estágio: primeiro semestre de 2020

Quantidade de horas realizadas: 54 horas (dispensa do restante da carga horária, pois sou docente).

2) CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Nome da escola: 

Endereço/ região da cidade em que se situa:

Dependência administrativa: Privada.

Diretoria/ Secretaria de Ensino a que está vinculada: Superintendência Regional de Ensino/SER – Ponte Nova/MG.

Ano(s) e nível(eis) escolar(es) observado(s): Educação Infantil IV-B.

        

A escola apresenta um ambiente bastante limpo e organizado, pelo menos 5 pessoas são responsáveis pela limpeza e organização em cada turno escolar das áreas comuns, banheiros e salas de aula. Ao final de cada período, as salas são limpas e as carteiras organizadas para o próximo turno. Todas as salas possuem ventiladores, aparelhos climatizadores evaporativos e ainda as salas do 3º ano do ensino médio são equipadas com ar condicionado. De uma maneira geral, a escola é bem ventilada e também bem iluminada, nas salas de aula há pelo menos 8 lâmpadas fluorescentes que proporcionam bastante iluminação para o desenvolvimento da pratica pedagógica. Os quadros ou lousas que os professores utilizam para escrita são todos para uso com giz e apresentam bom estado de conservação. A escola possui uma quantidade satisfatória de aparelhos eletrônicos que auxiliam na prática docente (todas as salas já possuem computador e Datashow). Há na secretaria, à disposição dos professores, repetidores de sinal de internet, caso o professor opte que seus alunos utilizem seu próprio aparelho de celular para realizar alguma pesquisa.

        A escola possui um laboratório de ciências/química/física/biologia bastante amplo e bem equipado, com reagentes, vidrarias, amostras de animais em vidros, estruturas do corpo humano e bancadas e banquetas suficientes para que os professores possam ministrar sua aula no próprio laboratório. A biblioteca é espaçosa, conta com um número elevado de livros, obras literárias, apostilas, etc, tem espaço para leitura com mesas de estudo em grupo ou individualizadas e o aluno tem a possibilidade de pegar emprestado algum livro para levar para casa. A escola conta ainda com uma quadra poliesportiva em ótimas condições de conservação, sendo coberta, com placar eletrônico. Há ainda, sala de informática, de robótica, de artes, de música, um pátio amplo para as crianças poderem brincar no intervalo e a cantina é bem limpa e arejada e conta com 4 funcionários que vendem lanches saudáveis e balanceados para os alunos. A escola é equipada com 2 elevadores que facilitam a movimentação de pais, alunos e professores pelas dependências do colégio.

        Tratando especificamente da área da educação infantil da escola, podemos ainda acrescentar a presença de berçário, área de alimentação para os pequenos diferente dos demais, banheiros masculino e feminino adequados para esse segmento de educação, há também banheiros adaptados para as crianças com necessidades especiais e uma quantidade significativa de materiais pedagógicos e brinquedos para auxiliar na prática pedagógica. Há um elevador interno exclusivo para acesso das crianças pequenas e seus responsáveis, uma vez já estando dentro da escola para acessar a área destinada a educação infantil.

3) INTRODUÇÃO

        O estágio foi realizado no colégio Ângulo de Viçosa, totalizando 54 horas de observação presencial na turma de educação infantil IV-B, no período de 13:45 às 18:15, entre os dias 03 de março de 2020 a 18 de março de 2020.

        A regente de aula, a qual acompanhei e fiz minhas observações, possui Licenciatura em Dança e Pedagogia e Pós-Graduação em Psicopedagogia. Atua há mais de 10 anos no segmento atual e também possui experiência nos anos iniciais do ensino fundamental. Possui grande facilidade em propor aos seus alunos o que ela pretende, com didática e carinho.

        A sala de aula observada contava com 15 alunos, com faixa etária de 4 anos na média e nenhuma criança era portadora de necessidades especiais. A professora regente contava com o auxílio de uma professora monitora que a acompanhava nos momentos de higiene das crianças e essa professora monitora ajudava também no intervalo no pátio, monitorando as brincadeiras entre as crianças. De uma forma geral, a estrutura da escola é muito boa, tem espaço suficiente nas salas de aula, banheiros, pátio, condizente com o número de alunos matriculados. Os demais profissionais que trabalham passam constantemente por treinamentos e reciclagens, principalmente, para lidar com crianças nessa faixa etária.

O trabalho da professora é norteado por um planejamento semestral junto à coordenação, porém ela tem total liberdade para ir modificando e adaptando o mesmo às necessidades de sua turma. Os fundamentos teóricos estão em total acordo à BNCC e sua linha de atuação segue o pensamento construtivista de Jean Piaget, possibilitando o processo de ensino-aprendizagem através de atividades onde a criança tem liberdade para se expressar, comunicar, escolher, relatar vivências e até angústias/medos e isso, ajuda a professora a alcançar seus objetivos junto às crianças, pois elas se sentem seguras na presença dela. As atividades são adaptadas a realidade das crianças e como a escola conta com recursos didáticos em grande quantidade e variedade, facilita essa adaptação e o estímulo das crianças em todos os sentidos, facilitando sobremaneira o processo de ensino-aprendizagem.

        Durante a realização do estágio foram observadas atividades voltadas as áreas de alfabetização lúdica, movimento dos corpos, higienização, artes das mais diversas formas, contato com a natureza, a percepção do som, além de contato com língua estrangeira (inglês). As atividades eram noções básicas sobre cada assunto. Podemos citar alguns exemplos, como uma atividade que foi realizada e inclusive ajudei na execução da mesma, sobre a higienização após as refeições. As crianças foram conduzidas ao banheiro/lavatório após o lanche para realizar a escovação dos dentes e lavar as mãos e para isso, foram utilizados objetos que estimulassem vários sentidos como o espelho (visão, movimentos corporais), sabonete, escova de dente, pasta de dente (tato), cheiro do sabonete (olfato), a interação entre as crianças com a troca de objetos também foi observada. Outra atividade bem interessante foi a “rodinha de dança”, como a professora possui formação nessa área, ela trabalha bem a movimentação corporal das crianças, o equilíbrio, a coordenação, o coletivo com danças em dupla ou mais crianças e todas adoravam esse momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (114.2 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com