TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

Por:   •  16/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  2.509 Palavras (11 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 11

Relatório Crítico-reflexivo 

 

1. DADOS DO ALUNO

DADOS DO ALUNO

Curso

Pedagogia para Licenciados -EAD

Instituição

Universidade Cruzeiro do Sul - Polo Alvorada/RS

Aluno

Rejane Rizzuto Vieira Silva  

RGM

28929080

Disciplina

Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

Ano

2º semestre /2022

Carga Horária realizada

101 horas

  2. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 

A Escola Municipal de Educação Infantil Professora Clotilde Souza do Nascimento está situada a Rua Aldo Rodrigues da Silva, nº 560, bairro Jardim Algarve - Alvorada - RS, zona urbana, cercado por comunidades carentes. Pertence a rede de escolas do município de Alvorada, assim, sua dependência administrativa é pública e está vinculada à Secretaria Municipal de Educação-SMED Alvorada/RS. Tendo como diretora a professora Carla Rossana Mazarem da Silva Pacheco. Os níveis escolares observados no estágio foram, Creche e Pré-escola.

A escola possui período integral de 7h às 18h para as crianças da Creche,  para a Pré-escola disponibiliza meio período, podendo ser manhã no horário de 8h às 12h e tarde de 13h às 17:00h. Ela fornece alimentação completa, refeições e lanches.

Num total de 43 funcionários,  a escola possui uma infraestrutura grande, dispondo de 5 salas de aula com um amplo espaço, as salas de aulas são organizadas, limpas e ventiladas, possui mobiliário adequado ao tamanho das crianças, grandes armários para organização, televisão de 60”, internet, fantasias, brinquedos e jogos, cada sala possui 1 banheiro feminino e 1 masculino adaptados para crianças, 2 banheiros para funcionários, totalizando 12 banheiros, 1 fraldário, sala dos professores, secretaria, 2 cozinhas, refeitório e sala para materiais.  

Possui espaço de convivência grande e espaçoso, com diversos livros e mobiliários, sala de vídeo com TV de 70”, pátio grande e coberto com muitos brinquedos, pátio ao ar livre com parquinho e quadra de areia, por último um grande espaço verde com árvores e bancos.

3. INTRODUÇÃO 

A formação inicial para um docente é uma etapa importante para os profissionais, pois o professor precisa se preparar para acolher as necessidades da sociedade no qual está inserido. Para tanto, é essencial que os estudantes de licenciaturas realizem as práticas do estagio docente. “O estágio é o eixo central na formação de professores, pois é atraves dele que os profissionais conhecem os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia”. (PIMENTA E LIMA, 2004)

O estágio na educação infantil permite vivenciar as especificidades como o propósito para um desenvolvimento integral da criança, nas relações afetivas, linguísticas, social, intelectual e física. É um espaço para a livre expressão, criação e o desenvolvimento das linguagens. Oportuniza o encontro com a diferença e apropriação de saberes.

Segundo Silva e Cunha (2000), as observações realizadas durante o período de estágio, neste “estar em contato com o real” torna possível encontrar limites e possibilidades na atuação: Buscar alternativas para superar esses limites só é possível, no entanto, partindo-se de princípios e referenciais teóricos consistentes, de uma prática intencional e de um inabalável e profundo compromisso com a criança que tem direito a uma educação de qualidade: ao brincar, ao interagir, ao se comunicar num espaço que lhe permita descobrir e apreender o mundo, para então, quem sabe, transformá-lo. (SILVA; CUNHA, 2000, p.47).

O presente relatório está relacionado às ações que envolvem a Docência em Educação Infantil com o objetivo de embasar toda teoria pedagógica aprendida até o momento, observando e analisando a prática in loquo no dia a dia das crianças de Educação Infantil, realizado na escola EMEI Professora Clotilde Souza do Nascimento.

 Este relatório irá descrever experiências e observações realizadas no período de 12/09/2022 à 18/11/2022 por 4 horas diárias no turno da manhã, totalizando uma carga horária de 101 horas cumpridas, conforme exigência.  

Foi realizado inicialmente, 12 horas de observações na sala do Berçário, em seguida, 66 horas de observação na turma do Pré I, e também, 23 horas de observações no acolhimento da sala do maternal I.

3.1 Reflexões sobre a realização do estágio de observação e participação

 

O estágio para nossa formação é o ponto de partida para vivenciar, na prática, as experiências da sala de aula no dia dia da comunidade escolar.  

Nesse processo, pude perceber o quanto é importante a observação para formação inicial e para sermos docentes competentes, mas que é necessário estarmos em contínua aprendizagem. Conviver com os alunos durante esses dias mostrou que ambos, o professor e aluno, possuem conhecimentos, e que o professor toda vez que entra em uma sala de aula é sempre um aprendiz, sempre temos algo de novo para aprender, uma vez, que as crianças pequenas são extremamente inteligentes.

Através das práticas aprendi também que as atividades podem ser reinventadas e que precisamos adequar à necessidade e dificuldade do aluno. Evidenciou que o planejamento é essencial para todas as atividades, se necessário, podemos efetuar mudanças conforme a necessidade do cotidiano escolar.

A realização deste estágio proporcionou um grande conhecimento e contribuição para minha formação acadêmica e futuramente profissional, pois possibilitou ver como é a realidade, de ter um planejamento didático, posteriormente observá-lo saindo do papel para a prática na sala de aula.

Outra contribuição significativa, foi a experiência prática: saber lidar com a criança real e não a criança ideal, ter aproximação da realidade em que atuarei e saber se é esse segmento que quero ou não seguir.

O estágio forneceu a capacidade de me ver como professor e, dessa maneira, ir moldando uma identidade profissional, pensando nas escolhas teóricas realizadas e no trabalho enquanto profissional. É o momento em que podemos realizar sínteses dos conteúdos aprendidos ao longo do curso, socializando. É também um momento privilegiado de socialização do saber, de exercício do ouvir, respeitar, contribuir. É quando o futuro professor, com a mediação do supervisor, identifica a indissociabilidade teórica e prática tão necessária ao trabalho docente. Não são tarefas fáceis e muitos são os desafios a serem vencidos para que este momento contribua para a formação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (141.1 Kb)   docx (155.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com