TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

Por:   •  5/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.468 Palavras (6 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 6

Relatório Estágio Curricular Surpevisionado em Educação Infantil

Dados do curso/estudante

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Instituição: UNIFRAN

Nome: Márcia Roberta dos Santos Ribeiro

RGM: 26230909

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

Ano/semestre de realização do estágio: 2022/4º Semestre

Quantidade de horas realizadas: 100 horas

 Caracterização da escola

   Este estágio foi realizado na Escola Municipal “Nossa Senhora das Graças” localizada na Rua: Cel. José Furtado de Mendonça, município de Rio Pomba - MG, pertencente à rede pública de ensino da Cidade de Rio Pomba, vinculada à Secretaria Municipal de Educação.  

    A escola tem um prédio próprio, com 6 salas de aulas, bem arejadas, bem limpas, com refeitório, banheiros separados para meninos e meninas, tem uma sala que funciona a Brinquedoteca e sala, uma sala para supervisão e diretoria.

 O pátio da escola com pinturas, onde pode desenvolver brincadeiras, parque com grama e brinquedos.

 Introdução

               O relatório, apresentado é uma soma das experiências vivenciadas durante o cumprimento carga horária apresentada do estágio curricular supervisionado dos Anos Iniciais da educação infantil, com descrição de atividades de: participação, observação e regência.

 Foi realizado em um período, somando 100 horas com observações nas diversas praticas realizada pelas professoras: leituras, brincadeiras livres, brincadeiras dirigidas, contação de história, confecção de cartazes.

 Reflexões sobre a realização do estágio de observação participação

           A Escola tem uma boa estrutura predial, organizada, limpinha, bem iluminada e todos os profissionais envolvidos possuem competência cada um no seu setor, para realização dos trabalhos desenvolvidos.

            A intencionalidade do processo educativo deve proporcionar a exploração do esquema corporal e a organização do espaço e as primeiras noções geométricas. A educação infantil enquanto fase inicial da educação formal tem o poder de despertar na criança o gosto pela leitura, escrita e matemática entre muito outros.

Perfil do professor

            Neste estágio foram realizadas 100 horas. Foi acompanhada uma professora, e a mesma foi atenciosa e comunicativa, me explicou como eram desenvolvidas todas as atividades, e me informou sobre os alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem. Auxiliei a professora com os alunos com mais dificuldades.

            A professora Maraísa atua na área há 11 anos com graduação em pedagogia e pós-graduação em psicopedagogia clínica e trabalha nessa escola há dois anos.

Agradeço a Professora Maraísa por ter me passado tudo que aprendeu, sempre alegre e muito educada e atenta a todas as minhas dificuldades, é bom fazermos o estágio com pessoas que fazem parte da realidade que buscamos.

5) Pratica Pedagógica

            A prática pedagógica da professora que observei é bem diversificada ela utiliza vários tipos de materiais, trabalham com músicas, contação de histórias, brincadeiras diversas, brinquedos pedagógicos, giz de cera tudo com muita dedicação e carinho com as crianças e assim ela sempre consegue um bom aproveitamento das aulas.

            Vi a preocupação que a professora tem em programar as aulas com antecedência, sempre procurando de forma lúdica e criativa criar situações de entrosamento que atinjam satisfatoriamente a compreensão das crianças. 

            A professora não apresentou nenhuma dificuldade para atingir os objetivos como docente da educação infantil. Os dados após termos concluídos o estágio, revelaram o profissionalismo da docência, como um momento extremamente importante para nós.

            Durante todo momento, a professora demonstrou ser profissional em sua área. Disponibilizou materiais adequados para as atividades, explicando de forma carinhosa e eficaz.

             Domina também os conceitos, as questões e os paradigmas que estruturam os saberes no seio de uma disciplina, pois sem esse domínio, a capacidade de reconstruir um planejamento didático a partir dos alunos e dos acontecimentos.

OBSERVAÇÕES ESPECÍFICAS – FOCO DE DISCUSSÃO

             O desenvolvimento das capacidades e competências dentro da estrutura da BNCC: as interações, as brincadeiras por habilidades desenvolvidas nos campos de experiências das crianças.

                No campo de experiência EU, O OUTRO E NÓS demonstrou empatia percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. No CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS criam formas diversificadas de sensações e situações cotidianas como brincadeira, dança e música. O que eu mais gostei que são TRAÇOS, SONS,CORES E FORMAS onde a criança e capaz de se expressar livremente por meio de desenhos, pinturas. No campo de ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO são onde a criança expressa suas idéias, seus desejos, por meio da linguagem oral ou escrita, demonstra interesses em histórias contadas pelo professor. E no campo de ESPAÇOS, TEMPOS QUANTIDADES E RELAÇÕES vêem formas geométricas como círculos, quadrado, triângulo, a maioria dos temas discutidos vimos na faculdade através das lives sobre BNCC e materiais de estudo como preencher o credenciamento e como montar uma planilha de observações, quando você entende do que se trata a BNCC você compreende melhor o desenvolvimento de uma criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com