TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

Por:   •  29/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.801 Palavras (8 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 8

1) DADOS DO ESTUDANTE/CURSO.

Curso: Licenciatura em Pedagogia.

Instituição: UNIFRAN – GRADUAÇÃO EAD.

Nome: Gilberto de Souza.

RGM: 32317328.

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil.

Ano/semestre de realização do estágio: 2023/3°.

Quantidade de horas realizadas: 100 horas.

     2)  CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA.

O estágio foi realizado na escola pública municipal EMEFEI ‘MARIO BONIFÁCIO’, localizada na Agrovila I, s/n, zona rural, Presidente Epitácio-SP e está vinculada a Diretoria Regional de Ensino de Santo Anastácio, no período de 09/10/2023 à 17/11/2023, totalizando 100 horas de estágio.

A escola atende crianças do Pré-01 e Pré-02, totalizando 02 salas; e alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), totalizando 5 salas; nos turnos matutino, com uma diretora e uma coordenadora pedagógica. A escola possui, quatro banheiros, parque, pátio, brinquedoteca, cozinha, lavanderia, secretaria, sala de direção e sala para os professores. O ambiente é organizado e limpo. As salas têm janelas, ventiladores e a maioria possui ar condicionados, faltando apenas em 1 sala.

As salas são organizadas, cadeiras e mesas coloridas, armário, alfabeto móvel, numerais, aniversariantes, exposição das atividades realizadas. As ruas que dão acesso a escola não são asfaltadas.

A escola funciona do período das 7:00 às 11:30 horas, as crianças tomam café da manhã e almoço, o cardápio segue acompanhamento de uma nutricionista.

Uma vez por semana as crianças brincam no parquinho. Não possui laboratório e sala para jogos.

           3)  INTRODUÇÃO.

Através do estágio, passamos a conviver e conhecer melhor a rotina dos alunos e professores na escola. O estágio proporcionou um maior entendimento do conteúdo aplicado nas disciplinas curricular no curso de Pedagogia e a observar procedimentos, elaboração dos conteúdos, recursos metodológicos e didáticos para a Educação Infantil.

A Educação é um processo social, as pessoas se educam e são educadas cotidianamente nas suas relações, e isto fica muito nítido na educação infantil, onde as crianças saem de seus grupos familiares e partem para esta primeira oportunidade de conviver com outras crianças e adultos, realizar tarefas do cotidiano, como comer, brincar, conversar...socializando ativamente. Respeitar os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança é o objetivo principal, da escola, e apesar das atividades contemplarem todos os campos de experiência “O eu, o outro e nós”, onde o trabalho da construção da identidade individual é construído, à medida que a interação com outras crianças e adultos vai acontecendo. Neste compromisso de cuidar e educar, as atividades são planejadas com muito empenho pela professora.

A escola é um ambiente organizado e limpo, as salas de aula têm materiais pedagógicos, o que falta são televisores nas salas, equipar todas as salas com ar condicionado e manutenção nos já existentes, pois a região é muito quente, a direção tem procurado meios para resolver algumas dessas questões.

Durante o estágio observei a rotina escolar, na sala de aula fica uma professora, responsável pelos cuidados com as crianças. Na hora do intervalo, refeições pode ensinar as crianças, respeitar o espaço do coleguinha, e ter cuidados com a sua higiene.

No HTPC, os professores elaboram o plano de aula semanal embasado na BNCC, e algumas semanas foram trabalhados alguns temas como o dia das crianças e independência do Brasil.

Pude vivenciar rodas de conversas e várias situações em que a opinião da criança foi valorizada e validada. A professora que eu acompanhei demonstrou muita afinidade, carinho e atenção com as crianças, o diálogo estabelecido é harmonioso e o ambiente é saudável, e favorece a aprendizagem e as interações.

           4) PERFIL DA PROFESSORA.

O estágio teve início no dia 09/10/2023 à 17/11/2023 com duração de 100 horas. Acompanhei 1(uma) sala e 1(uma) professora.

NOME

FORMAÇÃO

TEMPO DE DOCÊNCIA

IDADE

Liliane

Pedagogia

Formada há 05 anos, trabalhou 2 anos como

40

eventual e há 3 anos concursada.

      5)  PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES.

No estágio notei que a professora é construtivista, permitindo que as crianças se expressem e usem sua imaginação.

A professora estava sempre atenta as necessidades de cada criança e sempre pronta para ajuda-los. Demonstrou muito domínio da profissão, ofertando uma educação de qualidade para as crianças matriculadas no EMEFEI. As crianças demonstram cotidianamente felicidade e carinho para com a professora. A prática pedagógica da professora Liliane se baseia no profissionalismo e na valorização dos alunos durante o processo de ensino aprendizagem. Nas aulas em que pude acompanhá-la, observei que utiliza diferentes metodologias de ensino, a depender dos conteúdos que serão trabalhados com as crianças, para que a construção do conhecimento seja muito significativa para seus alunos, valorizando também aspectos culturais e sociais que as crianças estão inseridas na comunidade. Nas aulas em que observei, a professora propôs diferentes atividades e uso de materiais diversos, como pintura, recorte e colagem de papéis, uso de materiais recicláveis como garrafas de plástico, jornais e revistas, tecidos e EVA. Além disso, a professora utiliza a música, leitura deleite, e brincadeiras ao ar livre para propiciar novos conhecimentos para as crianças, por meio de atividades prazerosas e lúdicas. A prática pedagógica da professora Liliane é voltada para o protagonismo da criança. Pude observar sua paixão ao dar aulas, e durante diversas atividades, a professora procurou fazer com que cada criança participasse ativamente da construção do conhecimento. Liliane faz muitas perguntas norteadoras aos seus alunos, fazendo-os refletir e buscar solucionar problemas. Essa prática é de grande importância para as crianças, que desde cedo estão sendo estimuladas a pensar criticamente. Conforme explicam Scalabrin e Molinari (2013), a prática docente é uma atividade indispensável na construção de saberes, sendo uma atividade social, pois circunda em torno de questionamentos acerca da realidade social de seus alunos, de problemas reais que possam vir a atrapalhar o processo de aprendizagem de seus educandos como fome, violência, drogas, prostituição entre outros. Nesse sentido, destaca-se o trabalho excelente que a professora observada realiza na escola, visto que a profissional desenvolveu ao longo de sua vivência em sala de aula, uma prática docente que valoriza o aluno e a realidade em que está inserido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com