TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio EAD 4º Semestre Pedagogia Anhanguera/ Unpar

Por:   •  30/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.806 Palavras (16 Páginas)  •  1.066 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        9

3        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA         11 9

6 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        11

4        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        13

5        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        15

6     PLANO DE AULA        16

CONSIDERAÇÃO FINAL        20

REFERENCIA        21

INTRODUÇÃO

Com esse trabalho para cumprir a carga horária do estágio em educação infantil que é feito normalmente presencialmente, mas esse ano de 2020, decorrente de uma Pandemia, não pode ser realizado presencialmente e está sendo feito esse trabalho, para termos mais entendimento sobre os estágios na educação infantil, o que poderíamos ter aprendido se tivéssemos a oportunidade de fazer em uma escola.

Sendo assim nesse trabalho, vamos conhecer mais sobre o papel do professor e do ensino na educação, lembrando que na educação infantil é indispensável o contato de professor e aluno para facilitar o aprendizado.

Por isso o papel do professor é tão importante para o seguimento nas atividades da educação infantil, ele sempre deve buscar aprender e entender como as crianças enxergam e aprendem com passar do tempo.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O texto nos fala sobre o desenvolvimento infantil e de que forma a educação escolar pode ajudar em seu favor, usando como base os autores Vigotski, Leontiev e Elkonin.

No começo é falado que a educação para crianças pequenas era olhada com um meio de assistência ou para preparar o aluno para o ensino fundamental. Com o passar do tempo, foi percebendo que o ensino das crianças pequenas tinha seu valor, com o cuidar e o educar juntamente, pondo de lado a ideia de ter um objetivo de ensino e colocando um ambiente de convívio.

Para Vigotski, não se pode utilizar de uma forma determinante a biologia para falar do desenvolvimento da criança, já que essa criança é escassa de leis naturais, pré-definidas pela genética e pelo contexto social.

Já para Leontiev e Elkonin tem os pensamentos parecidos, já que eles concordam que tem que se levar em conta os meios em que a criança vive.

Para Vigostki a explicação para cultura, nos diz que tudo o que foi criado e mudado pelo homem na natureza, que nesse processo o homem acaba mudando a próprio comportamento.

Essa autoridade é doada pelo signo da criação de atributos e o principal é a linguagem, tendo a necessidade no desenvolvimento psicológico. O significado é uma característica que vem dos antigos socialmente e depois vai mudando dentro do ser humano, e essa é a lei da genética do desenvolvimento cultural.

Leontiev e Vigotski acreditam que as habilidades dos humanos, acontecem logo que são inseridas após o signo da linguagem e vai se adequando a cultura e não ao biológico.

Para Leontiev as culturas só veem em conhecimento depois que outro indivilduo apresenta, sendo definida como educação. Sem ser tarde o ensino da criança não pode se basear na maturação espontânea e nem na hereditariedade das funções psíquicas de cima, mas no crescimento e desenvolvimento dessa criança.

Não precisa estar junto e sincronizado com as etapas de desenvolvimento, mas a prendizagem deatuar na zona de desenvolvimento potencial (ZDP), já que ainda não está preparado, ficando na frente e acentuando o desenvolvimento.

Vigotski fala que a imitação é uma parte importante para o aprendizado da criança e para seu desenvolvimento, mesmo no cenário atual dizer que é prejudicial. Porém, é preciso que a criança entenda o ato de imitar e logo ela está limitada a suas potencialidades intelectuais.

Para Leontiev, para que a criança consiga o desenvolvimento total, precisa que seja mantida as funções psicológicas com adequada orientação e organização da atividade da criança, indo além de um preparo repetitivo.

Essa maneira de ver de Vigotski, Leontiev e Elkonin, não aceitam o método passivo de educação e dá o papel diretivo ao educador.

Sobre os estágios de desenvolvimento acontecem de degrau a degrau, no tempo da criança. Esses estágios são fixados pelo desenvolvimento de uma atividade.

No primeiro ano de vida a criança aprende a se comunicar e em seguida a comunicação emocional, onde ela convence os adultos por chantagem.

Na idade de três a seis anos, a principal atividade são os jogos onde as crianças aprendem sobre relação com o próximo e molda seus papeis na sociedade. Nessa época o professor precisa usar jogos para estimular a criatividade e sua independência.

Nessa idade pré-escolar, a formação da criança se dá por meio das

Brincadeiras lúdicas, que são as atividades principais nesta primeira fase. Quando muda para a fase escola já muda o objetivo que é os estudos, onde a criança precisa ter sido bem desenvolvida na educação infantil para não ter dificuldade nessa fase.

Elkonin fala ainda que essa mudança tem que ser feita de maneira orgânica e junta.

Os autores Vigotski, Leontiev e Elkonin adotam o ensino no desenvolvimento de crianças pequenas por meio da influência consciente do professor.


  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

Os projetos são alguns trabalhos que serão realizados com responsabilidade de execução, com os resultados esperados com quantidade de benefício e os prazos para serem realizados já determinado levando em conta os recursos humanos, financeiros, materiais e de equipamentos, também temos as áreas necessárias para o desenvolvimento. O projeto tem data de começo e para terminar. Em um projeto político pedagógico o criado da escola é a sua história, o seu ajuntamento de currículos, os métodos e o ajuntamento das pessoas tanto os internos quanto os externos e do seu modo de vida. Para a construção de um projeto, tem a necessidade de um itinerário, por isso todo o projeto pedagógico da escola também é político. O PPP está incluso num cenário marcado pela diversidade, onde cada escola é o resultado de um processo de ampliação de suas próprias contradições. Não tem escola igual. Com isso some a ambição de saber antes mesmo que vão ser os resultados do projeto. O projeto é então uma construção que cada escola tem a sua e não um padrão a ser seguido. Cada escola vai constituir sua visão, os seus objetivos e vai sua missão social. A independência e a gestão da escola fazem parte da própria natureza do ato pedagógico. A gestão vai pedir a mudança de mentalidade dos membros da comunidade escolar, essa mudança propõe que os velhos preconceitos de escola pública seja apenas uma parte burocrática do estado e não uma conquista da comunidade. Pensando na comunidade que precisa se envolver nessa gestão democrática da escola e não ser apenas fiscalizadores. Temos duas razões que vale a pena a implementação de um processo de gestão democrática na escola pública, são eles, a escola como agente formador de cidadão deve dar exemplo e a gestão democrática pode melhorar o ensino da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (176.9 Kb)   docx (236.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com