TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Relatório das atividades

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.750 Palavras (15 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 15

Derscrição da experiência vivenciada durante o estágio supervisionado em Educação Infantil

Dentro da importância que deve–se ter com a Educação Infantil , relato aqui esse valoroso trabalho que foi vivenciar esse contexto .Observei que aprendemos mais com as crianças do que podemos ensinar .

Vivenciada cada dia de forma completa e agradável ,repleta de atividades pedagógicas e lúdicas em ,um ambiente seguro educativo e seguro .Valorizando a afetividade a auto –estima e as relações pessoais :cada criança é um indivíduo .

A rotina diária na Educação Infantil é muito diversificada pois as crianças ficam cansadas facilmente com as atividades por isso é preciso variar as atividades. Temos que estar atentos ao desenvolvimento integral da criança , tanto físico como mental .Estar atento para estar integrado com a família partilhando os cuidados e responsabilidades em todo o processo de evolução da criança , já que essa é a fase mais importante. Proporciona à criança estabilidade e confiança  . Da   noções de organização e espaço.

Na matéria de Literatura Infantil ,foi observado que os estilos literários enriquecem e desenvolvimento da leitura e escrita .Podemos observar a capacidade de concentração e interação .É interessante que todos querem falar ao mesmo tempo , o professor pode aproveitar esses momentos para inserir noções de organização como: falar um de cada vez ,devemos esperar o colega falar para depois chegar a vez.

É difícil integrar a todos nas atividades ao mesmo tempo , e quando enjoam do que estão fazendo não fazem mais . Entre uma parada e outra a professora vai fazendo a educação acontecer , entre uma pergunta e outra vai surgindo .

As atividades podem ser incrementadas com pinturas músicas fantasias. Algumas atividades vivenciadas na escola : Colagem com palito , pintura com tinta ,Origame , pintura com lápis e giz , escrita de vogal ,manuseios de livros infantis , numerais brincadeiras de roda , canto coletivo , parque ,bambolê , desenho livre , quebra cabeça , coreografia ,vivo ou morto .

        Lembrando que a Arte pode construir um ser autônomo e responsável.

Descrição da experiência vivenciada durante o estágio supervisionado no Ensino Fundamental I

Base de todo o processo ensino e aprendizagem , os alunos merecem uma atenção especial e acompanhamento personalizado por parte dos educadores. Mais cooperação menos competição .

        No decorrer do período do estágio acompanhei inicialmente as atividades

desenvolvidas : ditado de palavras, cópia e numerais , atividades no livro,

observando os alunos e as atividades, compreendendo as questões relativas ao processo de entendimento de linguagem oral e escrita. Observando para

compreender o processo de construção de conhecimento e aprendizagem dos alunos.

Na escola de Ensino Fundamental I  pude observar e acompanhar a prática diária dos alunos , que alguns alunos do 2º ano tinham dificuldades na leitura .A professora fazia um trabalho de leitura com eles que funcionava assim : cada um escolhia o livro queria ler , a professora mantinha no fundo da classe um cantinho com livros infantis .Quando algum estava lendo o outro já estava esperando com o livro nas  mãos. Assim ela podia observar a evolução das crianças no dia a dia .

Derscrição da experiência vivenciada durante o estágio em Gestão da Educação em Ambientes Escolares

O estágio tem como principal objetivo investigar, refletir e analisar os processos de organização e gestão da escola; discutir a atuação do pedagogo na escola, relacionando a teoria e a prática e observar o trabalho desse profissional de educação no que diz respeito á gestão pedagógica da instituição; discutir as experiências vivenciadas no espaço educativo estagiado, o estágio constitui uma oportunidade para que futuros profissionais possam adquirir novas experiências; ter contato com profissionais e com as diferentes áreas de atuação; desenvolver visão prática com a aplicação e aprimoramento dos conceitos teóricos.O estagio é a complementação do ensino aprendizagem proporcionando experiência de trabalho .

O estágio foi realizado em uma instituição de educação formal, fomos muito bem recebidos pela escola os seus funcionários colaboraram com o que foi preciso para nos ajudar na construção do relatório. A escola é um ambiente acolhedor, a equipe pedagógica da escola nos transmitiu serem bem unidos.
A escola écomposta por 135 alunos, que tem uma ótima interação com os funcionários da escola, ficou explicito que um respeita o limite do outro.
A pedagoga nos explicou como é o trabalho que ela desenvolve na escola e quais são os seus desafios.
Com o estagio podemos verificar o quanto é importante o trabalho da pedagoga na gestão escolar. No livro organização Escolar vimos que o pedagogo tem como função gerir, avaliar, acompanhar, coordenar e planejar. Percebemos que na escola que realizamos o estágio a pedagoga trabalha nestes princípios e o que á orienta em seu trabalho é o PPP que também é relatado no livro.
O estágio realizado na Escola Municipal Padre Manoel da Nóbrega foi um processo de aprendizagem indispensável para a nossa formação no futuro com o estagio podemos ter o contato com os diversos profissionais da área da educação seja ela formal, não-formal e informal e interagir com esses profissionais, criamos também a capacidade de observação, obtemos uma reflexão sobre teoria e pratica, pratica e que o pedagogo deve estar preparado para diversidade que tem na instituição.
O estágio é um processo de aprendizado indispensável a um profissional que deseja estar preparado para os desafios de uma carreira.

Nessa entrevista pôde-se perceber a variedade de atribuições pedagógicas dadas ao coordenador, entre elas: verificar o caderno de plano de aula, atender as necessidades pedagógicas, providenciar os recursos didáticos, organizar apresentações, promover reuniões de pais, organizar encontros pedagógicos, etc.

Referente á organização do trabalho didático na escola, são realizados encontros pedagógicos no começo e no final do ano, decidindo o que será feito no decorrer do ano e que melhorias devem ser feitas para promover a qualidade da escola. Além disso, nesses encontros serão discutidos que sala de aula cada professor irá lecionar e com que frequência o plano de aula será corrigido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (146.5 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com