TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado: Experiências

Por:   •  25/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.336 Palavras (6 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 6

FAHESA - Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína ITPAC - Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Ltda.

(PEDAGOGIA)

 Estágio Supervisionado: Experiências  

Yasmin Paz

Araguaína/TO

Maio/2016

Yasmin Paz

Estágio Supervisionado: Experiências  

                                                                             

                                                           Trabalho apresentado como requisito parcial

                                                                     para obtenção de 6º Período na disciplina de

 Projeto Especiais II (Estágio Supervisionado)  

 da FAHESA/ITPAC.

                                                                       

                                                                       Profº orientadora: Marilene Soares da Silva

Araguaína/TO

Maio/2106

Agradecimentos

Agradeço a Deus por tudo que tem me proporcionado e minha madrinha e padrinho pois sem eles não teria chegado até aqui, agradeço eles pela compreensão, paciência, companhia, por me incentivar a minha caminhada sem medir esforços e com muito amor.

Agradeço a minha primeira professora Tania Régia que me acolheu nos meus primeiros passos escolares.

Agradeço a equipe do ITPAC que permitiu o estágio com os(as) adolescente da casa de apoio Ana Carolina Tenório, me dando oportunidade para fazer meu estagio, e realizar minhas atividades planejados.

  1. INTRODUÇÃO:

O estágio foi realizado no ITPAC e a estagiaria é surda e teve como principal observação e ensinar a disciplina em libras. Os alunos que  desse projeto foram crianças e adolescentes. Importa considerar que são crianças que demonstram alegria e são brincalhonas. 

O trabalho consiste na aplicação de um questionário em caráter descritivo relatando os obstáculos enfrentados e a importância da LIBRAS ao longo do processo de ensino/aprendizagem.

E nesse estágio tive muita experiência, conhecimento, momentos de muita luta, preconceito por ser surda, mas tudo isso só me trouxe forças para alcançar meu objetivo.

  1. Organização e funcionamento do Estágio: como foi organizado? Que projeto foi desenvolvido? Trabalhou com alguma criança?

Nosso estagio foi organizado com os crianças da casa de apoio Ana Carolina Tenório e foi elaborado disciplina com todos, procuramos fazer com que eles se dedicassem com muita atenção, pois são crianças que precisam de muitas atenção e carinho.

  1. Experiência no Estágio: Reflexões

 

Tive o prazer de ajudar o máximo que pude, perceber situação difícil. Meu estagio me trouxe um bom aprendizado tive consciência de responsabilidade e forca de vontade com as crianças.

  • Aula

Observei que as aulas todos os dias consistia na recepção das crianças. Agora que a equipe já conhece a realidade educacional da escola, podemos dizer, pelo menos em tese, que a equipe está quase pronta para desenvolver suas atividades de sala de aula. Onde eles aprendiam a ler, escrever e pintar. Foram feitas diversas atividades. Por exemplo, Durante o estágio com a turma foi aplicada atividade de português, matemática e ensinar o sinal do nome deles em libras. Todos os dias acontecia dinâmica com as crianças, sempre muito organizado, brigavam entre si. Como estagiária surda ensinei em libras, o alfabeto e número e o sinal de casa criança. Durante a observação das aulas de Libras básico para professores e funcionários, observou-se que os alunos tinham dificuldade em relacionar o alfabeto manual às configurações de mão.

  • Alunos

Observei o quanto as crianças e os adolescentes são alegres, sempre com um sorriso no rosto. Com minha dificuldade de comunicação devido ser surda pude observar a alegria e felicidade deles.

  • Equipe

As crianças da casa de apoio Ana Carolina Tenório, foram acompanhadas por pessoas muito competentes. Nessa observação foi possível observar o carinho e dedicação com todos.

Sendo assim, nesse Estágio foi possível perceber que as crianças ficavam alegres com presença dos estagiários.

  1. Quais elementos são importantes para uma boa aprendizagem e quais você mais utiliza em sua prática pedagógica?

 O que você considera que é necessário para que as crianças aprendam?

Um bom relacionamento entre alunos e professores, e capacidade profissional. É necessário que, tanto o professor quanto os colegas de classe, interajam com esses estudantes, de forma a poder ajudá-los a solucionar suas dúvidas e dificuldades na base da troca de ideias e experiências.

  1. Fundamentos teóricos práticos que contribuíram para a experiência do Estágio.

Que leituras você fez que a ajudou nesse Estágio

Leitura em libras, que foi muito importante para as crianças, porque eles não conhecia nossa leitura labial, durante a leitura crítica do campo de estágio identificou-se como problema, na área de ensino da Libras como primeira língua, os diferentes níveis de aquisição da Libras pelos alunos ouvintes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (112.6 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com