TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado em Gestão Educacional

Por:   •  4/9/2023  •  Seminário  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Nome Completo: Patrícia Rodrigues Cardoso

RGM: 22427708

Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul

Data: 14/09/2021

Curso: Pedagogia - Licenciatura

Disciplina: Estágio Supervisionado em Gestão Educacional

Atenção: Consulte o arquivo de orientações para ler a proposta desta atividade. O texto deve ter de 25 a 30 linhas.

Tendo em vista que todos tem direito ao ensino e aprendizagem em sala de aula comum e para ter acesso a inclusão em um ensino regular, é necessária uma junção de processos e formas, pondo em prática as leis a serem cumpridas no ensino e na escola, onde devem sempre estar em constantes mudanças.

Quando uma escola comum reconhece as diferenças dos alunos diante do processo educativo e busca a participação e o progresso de todos, ela pode ser considerada uma escola comum inclusiva.  Não é um processo imediato, pois ela depende de mudanças que vão além da escola.

Analisando este contexto, encontramos as leis que são documentos criados pensando na mudança e visando universalizar o atendimento em prol da inclusão. Em 2008 foi instituída a Política Nacional de educação (PNE) visando educação inclusiva, com adequações de espaços, salas com recursos, formação de professores da área da educação entre outros.

O Projeto Político Pedagógico (PPP) documento que dá apoio e base ao desenvolvimento escolar para elaborar sua proposta de ensino conforme a necessidade da instituição, é uma forma de tornar popular e de reunir opiniões buscando uma educação de qualidade e igualitária.

Baseando-se num todo chegamos a uma conclusão, o quanto é necessária uma formação de qualidade e especifica para os professores da área da educação inclusiva e de todo profissional inserido no mundo educacional.

Há também a necessidade de mobilizar e conscientizar a sociedade, orientando para refletirem sobre o sentido de incluir e ensinar as crianças com necessidades especiais no ensino regular, a entender e ver com novo olhar as diferenças e dificuldades humanas, pois infelizmente ainda nos deparamos com descaso da comunidade, autoridades e até mesmo pais.

 A inclusão de alunos com deficiência e sala de aula comum, passou a ser obrigatória a partir de 1999 (lei n° 7853) e o não cumprimento torna-se crime, todas as crianças tem o mesmo direito a educação.

Referencias:

https://www.youtube.com/watch?v=U09z66lMdSo

https://institutoitard.com.br/o-que-e-educacao-inclusiva-um-passo-a-passo-para-a-inclusao-escolar/

mailto:https://novaescola.org.br/plano-de-aula/6304/diversidade-cultural

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com