TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio curricular supervisionado em educação infantil

Por:   •  5/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.504 Palavras (7 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 7

Relatório crítico-reflexivo da disciplina Estágio Curricular Supervisionado em educação infantil - Curso de Pedagogia (LICENCIATURA) - EAD

DADOS DO ALUNO/CURSO

Curso: Pedagogia (licenciatura) - EAD

Instituição: Cruzeiro do Sul - UNICID

Nome: Thayze da Silva Brito

RGM:         21633762

Disciplina: Estágio curricular supervisionado em educação infantil.

Ano/semestre de realização de estágio: 2019/ 3º semestre.

Quantidade de horas realizadas: 101 horas.

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

O estágio curricular supervisionado em educação infantil foi realizado integralmente na E.M.E.I. Sete anões, localizada na rua Margalhães Barata número 281, bairro Santa Cruz, município de Breves-PA, pertencente à rede pública, a mesma funciona somente educação infantil níveis II e III, no turno da manhã – 7:30 às 11:30, e no turno da tarde – 13:30 às 17:30.

A E.M.E.I Sete Anões é formado por 22 funcionários, sendo composto pela diretora, uma coordenadora pedagógica e dez tecnicos de apoio,  uma secretária, um agente administrativo. O corpo docente é formado por oito professores. O corpo de apoio é formado, dois agente da portaria, dois agentes de limpeza, dois manipuladores de alimentos, dois vigias, um zelador. Funcionando em dois turnos manhã e tarde.

Sua estrutura física é de alvenaria e dividida somente em: um bloco, onde tem duas salas e dois banheiros, uma secretaria, uma cozinha, a escola toda é bem climatizada, com salas com central de ar e ventiladores, lousa branca e com iluminação adquada, com cadeiras e mesas de qualidade, brinquedos, jogos de mesa, e materiais básicos para desenvolver no dia a dia, infelizmente o espaço físico da escola é pequeno, não contendo refeitório, biblioteca, sala de vídeo, brinquedoteca, sala dos professores. Mas tudo sempre bem limpo com higiene total.

INTRODUÇÃO

Este relatório de estágio faz parte da compreensão de que o propósito da escola é que as crianças obtenham os conhecimentos produzidos pela humanidade, ampliando as possibilidades para agir, transformar e orientá-las. Diante disso, o projeto político pedagógico nasce da construção coletiva da Educação Escolar. Ele é a tradução maior da organização pedagógica que a escola faz. O projeto político pedagógico ganha coerência e estabilidade à medida que apresenta a realidade na qual se insere, destacando como são organizadas as práticas para trabalhar com os alunos que atenderão, pois seu objetivo principal é a organização das práticas pedagógicas.

O estágio curricular supervisionado, teve como objetivo, aprimorar meus conhecimentos, a prática em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho. Estagio é onde temos a oportunidade de vivenciar fatos para aprendemos lidar futuramente em sala de aula, e assim ser grandes profissionais.

Este estágio teve duração de 101 horas, dando início no dia 15/08/2019 e terminando no dia 18/09/2019, Desenvolvido nos níveis II e III da educação infantil.

  • Reflexões sobre a realização do estágio de observação e participação

No estágio curricular observatório pude refletir sobre nossa ação-reflexão-ação,compreendendo que o ato de educar vai além do que simplismente transmitir conteúdo, precisa que o processo de educação seja pensado e refletido. Como Freire (2002, p. 18) nos diz que “é pensanado criticamente a prática de ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática”. Na observação dentro das salas de aula pude vivenciar varias práticas pedagógicas que foram ultilizadas nas aulas com os alunos como por exemplo: vídeos, músicas infantis, peças de teatro, danças, brincadeiras. As atividades feitas dentro de sala de aula pelo mediador com os alunos, estavam incluído: pintura, colagem, identificação de números por objetos, sempre usando essas atividades como de educação para com os alunos.

As práticas pedagógicas utilizadas pelos professores dentro da sala de aula, vem sempre de um modo diferenciado, e inovador, atraindo a atenção e procurando ao máximo envolver a todas as crianças, obtendo inclusão de todos.

PERFIL DOS PROFESSORES

Durante o estágio na educação nos niveis II e III, no turno da manhã, foi observado as quatro professoras desenvolvendo dinâmicas e estratégias organizadas pelas mesmas. Por esse fato resolvir destacar duas delas, usando nomes fictícios para manter a identidade das profissionais.

A formação de Lúcia se concluiu no ano de 2003, pela Universidade Federal do Pará no curso de pedagogia, em 2005 uma pós-graduação em educação em especial, no ano seguinte passou no concurso público, e começou a exercer sua função dentro de sala de aula no nível II, tendo a língua portuguesa como disciplina que mais se identifica. A formação da Kelly se concluiu no ano de 2016 no curso de pedagogia e letras, e uma pós-graduação em educação especial e inclusiva no ano seguinte, e logo seguindo sua docência que esta com duração de 2 anos no nível III, tendo a arte como a disciplina que mais se identifica.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES

Observando as práticas pedagógicas dos professores em sala de aula, pude verificar a importância do seu papel como educador na formação de aprendizagem dos alunos. A metodologia destacada pelo professor é sempre de inovação, procurando trazer sempre algo diferente para a sala de aula, sempre procurando trabalhar o lúdico em brincadeiras, jogos, fantoches e entre outros, levando sempre em consideração a troca de idéias entre aluno e professor, juntamente com o conhecimento de senso comum trazindo de casa pelas crianças, para assim melhor rendimento em sala de aula.

FOCOS DE OBSERVAÇÃO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Música

A música na educação infantil é de suma importância pois estimula o célebro da criança, contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócioafetivo, cognitivo, e facilita no processo de aprendizagem da criança, pois é um processo de contrução de conhecimento. A criança desenvolve sua autoconfiança, autoestima, criatividade, ajudam na memória e na concentração e aprimoriza sua habilidade motora, além de se divertir bastante.

Os professores dos níveis II e III utilizam músicas para auxiliar na aprendizagem como por exemplo, músicas com temas numéricos, temas do alfabeto, sobre a natureza, sobre preservação, sobre folclóre e varios outros, também auxiliando na dança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (80 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com