TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO DO ARTIGO SOBRE COMENIUS

Por:   •  21/3/2016  •  Artigo  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  937 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

DISCIPLINA: DIDÁTICA

DOCENTE: ODARA RAQUEL KUNKLER

FICHAMENTO DO ARTIGO SOBRE COMENIUS

 

Jefferson Eduardo Dantas de Araújo

Março de 2016

Natal/RN

FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO E DE CONTEUDO

WALKER, Daniel. Comenius, o criador da didática moderna. Juazeiro do Norte: HB Editora, 2001.

O autor traz uma abordagem sistemática e profunda sobre Jonh Amos Komensky, ou Comenius (em sua forma mais conhecida), um educador do século XVII. Apresenta sua vida e obra,, bem como sua importância para a  consolidação da Didática no ensino escolar.

Como o autor bem frisa no título "o criador da Didática moderna" ele traz uma especie de linha temporal na educação em sua forma sistematizada: uma educação pré Comenius e uma pós Comenius. Assim sendo, segundo o autor entende-se que a modernização na Didática passa pelo crivo da obra-prima comeniana: a Didática Magna.

O artigo é  dividido em três partes distintas. Na primeira parte: Breves considerações sobre a educação pré-comeniana, onde o autor faz uma breve análise da educação através dos povos e do tempos, perpassando desde o conceito de educação primitiva tribal até a educação romana e religiosa ocidental.

Num segundo momento o autor apresenta a biografia de Comenius no capitulo em que nomeia de Comenius, educador, teólogo e reformador social. Sua abordagem demonstra uma faceta do Comenius humanizado, religioso porém cientista, do homem que sofreu muito na vida contudo perseverou na busca por um método de ensino que pudesse ser útil à todos sem distinção de credo, raça, cor e classe social. Do ensinar tudo a todos.

Na terceira e ultima parte do artigo, o autor aborda a "Didactica Magna", a obra-prima analisada. Com uma ambientação do cenário político-religioso da época, o qual denotava barreiras para a implementação de qualquer novidade de equalização social, o autor passa o tamanho do desafio que Comenius enfrentava para consolidar sua pedagogia, dessa forma o autor coloca Comenius atém do educador, do teólogo ele imbui-o como também um reformador social.

Além dessa nuance histórica, Daniel Walker traz uma séria de citações da obra de Comenius, analisando sua força sistemática. Da sua forma de trazer educação para criança como sendo uma criança de fato e não como um adulto em miniatura, a criança nesta abordagem deve ser ensinada no tempo hábil de maturação, pois segundo Comenius existe tempo propício de ensino para cada etapa do crescimento e desenvolvimento da criança.

Demonstra que na Didactica Magna, Comenius defende um ensino às mulheres, valorizando o trabalho maternal no processo pedagógico. Na obra analisada destaca-se os princípios da Didácta, os tipos de escola para cada idade (desde o maternal até a escola para velhos) e a importância do o ensino de línguas estrangeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (127.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com