TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Família e escola: Parceria fundamental para a aprendizagem das crianças nas séries iniciais

Por:   •  13/7/2018  •  Artigo  •  8.647 Palavras (35 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 35

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA-FUNESO

UNIÃO DAS ESCOLAS SUPERIORES DA FUNESO-UNESF

ÂNGELA MARIA DA SILVA DIAS SANTOS

ANGELA MARIA DOS SANTOS

MARIA CÉLIA DA SILVA

FAMÍLIA E ESCOLA: Parceria fundamental para a aprendizagem da criança nas séries iniciais

SÃO BENEDITO DO SUL-PE

AGOSTO-2016

ÂNGELA MARIA DA SILVA DIAS SANTOS

ANGELA MARIA DOS SANTOS

MARIA CÉLIA DASILVA

FAMÍLIA E ESCOLA: Parceria fundamental para a aprendizagem da criança nas séries iniciais

Trabalho de Conclusão de curso (Artigo Científico) do curso de Teorias e Práticas em Pedagogia da União das Escolas Superiores da Funeso- UNESF, como requisito para obtenção de título de Pedagogo.

Orientador (a): Edgleide Marques da Silva/ Especialista em Psicopedagogia, Gestão e Planejamento Educacional.

SÃO BENEDITO DO SUL-PE

AGOSTO-2016


FAMÍLIA E ESCOLA: Parceria fundamental para a aprendizagem da criança nas séries iniciais

                                                                            [1]Santos, Ângela Maria da silvaDias

   ²Santos, Angela Maria dos

   ³Silva, Maria Célia da

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a relação família e escola, que direta ou indiretamente possuem papéis indispensáveis para o desenvolvimento pedagógico e social da criança nas séries iniciais, diante das difíceis formações familiares que vem sendo modificada gradativamente e da sociedade em geral. Destacando a importância da interação família/escola e seus objetivos para o processo de uma educação de qualidade, enfatizando uma maior atuação dos pais no contexto escolar. Uma preocupação do corpo docente na maioria das vezes é a necessidade de ter a família como parceira, compreendendo sua contribuição no aprendizado escolar dos seus filhos. É necessário definir e fortalecer a função de cada uma, buscando estratégias para desenvolver o social e o intelectual dos discentes, construindo assim uma aproximação e troca de informação entre a família e a escola, reforçando conceitos, valores e ideais, levando ao princípio de que o educar se faz em conjunto.

Palavras-chave: Família. Escola. Educação. Parceria.

ABSTRACT

This article aims to reflect on the relationship family and school, which directly or indirectly have indispensable roles to the educational and social development of children in the early grades, in the face of difficult family backgrounds that have been modified gradually and society in general. Highlighting the importance of interaction between family / school and its goals to the process of quality education, emphasizing a greater role of parents in the school context. One concern of the faculty in most cases is the need to have the family as a partner, including their contribution to the school learning of their children. You need to define and strengthen the function of each, seeking strategies to develop the social and intellectual of students, thus building an approach and exchange of information between family and school, reinforcing concepts, values and ideals, leading to the principle that the education is done together.

Keywords: Family. School. Education. Partnership.

1. INTRODUÇÃO

Este artigo é uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivo refletir e buscar soluções para a construção de um melhor relacionamento entre família e escola, principalmente nas séries iniciais, parceria essa fundamental para o processo educativo e o desenvolvimento social da criança. Pois, percebe-se na maioria das vezes que o comportamento e as dificuldades vivenciadas pela criança dentro da escola, vêm do ambiente a qual ela está inserida, na forma que os pais têm usado para educá-la e a ausência dos mesmos na vida escolar dos filhos.

Os estudos relacionados ao papel da família na educação dos filhos, a função da escola e a importância da parceria entre família/escola, que tem como principais autores: Içami Tiba, Cris Poli e Augusto Cury, surgiram para reforçar a importância dessa relação, para uma educação de qualidade e formação integral do ser a partir das séries iniciais, sendo essa a base, o alicerce da educação, onde o que se aprende nessa fase irá acompanhá-lo por toda sua vida escolar e social.

        Ao longo do tempo, devido a diversos fatores, grandes mudanças ocorreram nas famílias, seu comportamento e sua estrutura foram modificados, causando assim, certa ausência em relação à educação dos filhos, que aos poucos repassou para a escola a responsabilidade em educá-los.

Sendo assim, não se devem transmitir as responsabilidades e a função da família para outra instituição, principalmente para escola, que tem o papel de dar continuidade ao processo que vem sendo desempenhado pela família, que por muitos problemas e diversas situações torna-se desestruturada prejudicando o desenvolvimento e o aprendizado das crianças, tornando-a insegura. A falta de tempo e de diálogo entre pais e filhos, também tem prejudicado direta e indiretamente na educação e no seu comportamento, como afirma Cortela:

Algumas famílias vêm se omitindo em relação a essa questão. O que há nesses tempos é uma exagerada “terceirização” da formação a ser realizada na família. Pais e mães ou outros responsáveis, em função da maior requisição de tempo que o trabalho obriga, vêm-se desobrigando (por acaso ou desatenção) da formação cívica, sexual, religiosa, ética, ecológica e deixando mais para Escola (a quem já cabia carga adicional de formação científica) o encargo das novas gerações. Insisto: só uma consistente e transparente parceria entre família e escola pode dar conta disso. (CORTELA, 2014, p. 60,61).

        A escola que por sua vez tinha o papel de ensinar o que o mundo lá fora irá cobrar ao indivíduo no futuro, passando a observar a função de educar no que se referem aos aspectos sociais, morais, espirituais, entre outros. As consequências desse acúmulo de funções são sentidas hoje pela escola, pois ela passou a ser vista como uma instituição que ensina, passa sermões e faz cobranças de organização e socialização que deveriam ser trabalhadas em casa, pelas famílias.

Portanto, reforça-se cada vez mais a importância dessa parceria, onde a escola pode e deve desenvolver estratégias para atrair e levantar o interesse dos pais em relação à escola, estratégias que serão fundamentais para o sucesso da educação e do desenvolvimento das crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.2 Kb)   pdf (290.1 Kb)   docx (41.8 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com