TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESCOLA, LUGAR DE APRENDIZAGEM DA PROFISSÃO

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  1.512 Visualizações

Página 1 de 2

                                                                        

              A ESCOLA, LUGAR DE APRENDIZAGEM DA PROFISSÃO;

     

A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre, Artes Médicas, 2000. O texto explica que a escola é o espaço de aprendizagem da profissão, onde neste espaço escolar os professores colocam em prática suas convicções, conhecimentos da realidade, competências pessoais e profissionais.

Na leitura identifiquei, que a troca de idéias com outros colegas que participam ativamente na organização escolar, entre dinâmica e a estrutura, se organizam na produção de idéias, em modos de agir as práticas profissionais dos professores em seu local de trabalho docente e organização escolar também é um espaço de aprendizagem.

Contribuindo dinamicamente nestas organizações, definindo objetivos e a construção de projetos pedagógicos curricular, gestionam e tomam decisões.

Há uma existência entre as duas partes, ao desenvolvimento profissional e desenvolvimento organizacional.

Mas a grande maioria dos professores ainda prefere ficar á parte deste método de ensino, onde para eles o ensino começa e acaba dentro da sala de aula.

Adotando práticas de participações a realidade pode mudar, compartilhando experiências onde possam discutir e tomar decisões sobre o projeto pedagógico escolar, a escola adquirindo este modo de funcionamento de organização e gestão pode considerar-se uma comunidade aberta e democrática, de ação e reflexão.

Segundo Pérez Gomez (...). Toda aprendizagem relevante é um processo de diálogo com a realidade natural e social.

            Osasco 05/04/15

CONCLUSÃO

A interação dos professores e alunos se faz necessária, ensinando e aprendendo, construindo um novo método de aprendizagem entre professores e alunos e alunos entre si, com interações, diálogos, trabalhos em grupos, conscientização dos alunos quanto a praticas preconceituosas e políticas, criando um vínculo entre aluno e professor

Reconstruindo o que se sabe recém formado, o professor irá construir á partir da sala de aula e de suas experiências uma aprendizagem mais rica e valorosa para ambos, aluno (as) e professores, pois não somos conhecedores de tudo, á cada dia, ou melhor, a cada minuto se adquiri uma nova experiência.

.

Osasco 05/04/15

REFERÊNCIAS

Maria Lúcia de Arruda Aranha/PLT Anhanguera 285

Leitura Complementar “As ações educativas e a ciência pedagógica” pagina 39 Capitulo dois

Filosofia da Educação

Maria Amélia Santoro Franco, Pedagogia como ciência da educação, Campinas, Papirus, 2003, p. 70-71

OSASCO 05/04/2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com