TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de um Artigo Científico

Por:   •  1/5/2019  •  Artigo  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 5
  •  Fichamento

  1. Indicação bibliográfica

Referência: LUÍS, Joana de Freitas; ANDRADE, Sofia; SANTOS, Paula Coelho. A atitude do educador de infância e a participação da criança como referenciais de qualidade em educação. Revista Brasileira de Educação, [s.l.], v. 20, n. 61, p.521-541, jun. 2015.

2. Resumo/abstract

Neste artigo, fundamentado em dois estudos de caso em jardim de infância, refletiu- -se sobre como e com quais ferramentas de apoio se pode avaliar e promover qualidade e intervenção educativa adequada nos contextos. Selecionou-se um grupo de crianças (entre 3 e 6 anos) e desenvolveram-se estratégias com a finalidade de escutar e compreender o modo como elas participam. Ainda, em diversos tempos da rotina de cada contexto, identificaram-se interações e atitudes do educador, analisando-se o respetivo impacto no nível da participação das crianças. Os resultados revelaram que, quando as crianças desenvolvem um sentimento de pertença ao contexto e lhes são oferecidas oportunidades de participação, mais facilmente se envolvem, revelam bem-estar emocional e motivação para aprender, explorar e participar nos processos de tomada de decisão. A escuta ativa, o questionamento e o encorajamento do diálogo assumem-se, por parte do adulto, competências essenciais para a qualidade da intervenção educativa.

 3.Citações

 3.1 Pensar em uma intervenção educativa qualitativamente adequada implica vivê-la e considerá-la um caminho contínuo de reflexão-ação-transformação. Implica também um caminho de autovigilância em torno de quem somos e de quem queremos ser.(p 524)

3.2 Uma atitude experiencial, cuja base é a sensibilidade, a autonomia e a estimulação, é também um princípio-chave para se avaliar a participação da criança. A emancipação e a participação são, afinal, duas faces da mesma moeda, componentes indissociáveis quando se pensa a qualidade em educação de infância.(p 525)

3.3 A qualidade do contexto educativo requer o desenvolvimento de um currículo com uma oferta educativa rica, que focalize a sua atenção nas vozes, no bem-estar e na livre iniciativa das crianças, como participantes ativas e autónomas, considerando os seus interesses e necessidades. Assim, torna-se necessário existir uma atitude experiencial e participação da criança para haver qualidade educativa. (p 538)

3.4 A qualidade educativa requer, portanto, que, por um lado, o educador desenvolva uma confiança genuína nas capacidades da criança, com entusiasmo, empenho e disponibilidade; por outro lado, exige que o educador desenvolva competências de descoberta dos interesses e necessidades das crianças, visando sempre a sua autonomia e participação.(p 539)

4. Comentários

É significante a forma que devemos aborda o contexto educativo, saber lidar com o desenvolvimento e a estimulação do individuo, é eficaz apresentar sempre estratégias e oferecer oportunidades para que todos tenham o desejo de participar, a escola deve ainda encorajar a participação da criança a fim de promover a apropriação da própria imagem e dos demais em seu espaço.

 É interessante que o educador tenha comprometimento com a qualidade na educação, na formação e na construção coletiva de um projeto pedagógico que privilegia a participação de toda a comunidade escolar.

A definição do assunto aborda que o professor que reconhece suas limitações, trabalha em prol do crescimento coletivo, respeita as diferenças individuais e cresce com seus erros e incertezas, é certamente capaz de mudar os rumos da nossa educação.

É gratificante a observação sobre o bem estar emocional, ele procura compreender o questionamento sobre o falar e o ouvir quando nos deparamos com a sensibilidade nos tornamos disciplinados, o importante desse aprendizado é não deixar se perder  a oportunidade do pronunciamento do que o individuo entendeu e aprendeu com aquela iniciativa, o olhar e o falar do professor permitem a abordagem em que se inicia uma transformação de conquistas  por alguns resultados. Para sermos sensíveis, receptivos, temos que desenvolver a capacidade de compaixão pelos que sofrem, ter capacidade de afeição, e principalmente desenvolver uma consciência do que se passa ao nosso redor.   

Gostei da aplicação sobre a reflexão acerca do trabalho do professor, é indispensável para que as deficiências no processo ensino-aprendizagem sejam sanadas. O professor nesta perspectiva assume um papel essencial, não apenas na transmissão de informações, no contexto da elaboração de situações que possibilitem entende-se que muitos são os responsáveis por uma educação de qualidade, porém a participação do professor é fundamental para estabelecer clareza sobre meros objetivos a quais os profissionais estabeleçam que sejam atingidos, Não se pode apontar o professor como único e principal responsável por essa situação. Ele é um, entre tantos outros responsáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com