TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme escritores da liberdade

Por:   •  25/3/2016  •  Resenha  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

1° Questão:  

A professora entra com o saber curriculares , que é representado pelo programa escolar que são as diretrizes e os parâmetros que os professores devem aprender e aplicar na sala de aula e com o passar do tempo e o decorrer do filme ela adquire o saber da experiência que é quando o professor adquire com o tempo sua própria experiência profissional ,ou seja, seus próprios métodos de ensino , e no filme relata essa nova fase que a professora adquire ,com o tempo vai adaptando as suas aulas melhorando seus métodos para poder melhor ter um resultado de todas de sua turma.

2° Questão:

A professora ao entrar na escola ela está na faze da exploração que ocorre quando o professor se depara com dois casos, o de sobrevivência e de descoberta, onde se depara com as dificuldades em exercer sua função, seu trabalho, e com o passa de tempo e da sua experiência já adquiridas, ela entra na sua fase que é a da estabilização que ocorre quando tomada a responsabilidade, os professores passam a se sentir mais regentes de suas turmas, mais autônomos seus alunos.

Enquanto pode se observa que a diretora primeiramente passa pela fase do conservadorismo que é caracterizada por maior rigidez ou resistência as inovações. A diretora apresenta resistências as tentativas de mudanças sugeridas pela professora ao longo do filme, ao passar do filme a diretora entra em sua segunda fase que é de desinvestimento que é o final de carreira, quando os profissionais já começam a deixar de lado os trabalhos e dedicam mais tempo para si próprio e decorrente disso acontece o descompromisso com a profissão ou o cargo ocupado.

3 Questão:

Filme Escritores da Liberdade

Retrata o desafio de “Erin Gruwell”, uma professora do 1º ano do Ensino Médio, que leciona em uma escola da periferia. Sua turma composta por adolescentes que possuem um contexto histórico, social, cultural, marcada pelo medo e que cresceram totalmente desacreditados na vida, essa realidade também podemos observar na escola do não só no rio de janeiro mais como no brasil.  

O filme se divide em três momentos básicos: o primeiro momento mostra a alegria da professora, que poder se dedicar a atividade de docência. O segundo momento destaca todas as frustrações e desafios nos quais ela passa na tentativa de realizar seu trabalho O terceiro momento enfatiza as conquistas alcançadas com a turma, os frutos colhidos, diante do seu esforço.

Depara-se com uma série de problemas: violência, desmotivação, indisciplina e discriminação, eram estigmatizados e excluídos dentro e fora da escola. A professora que embora com pouca experiência prática, mas com muita motivação para enfrentar os desafios, buscou transformar aquela triste realidade. Embora diante da falta de apoio por parte da direção e coordenação pedagógica da escola, não se deixa abater. Embora o filme mostre como contexto uma escola americana, ele nos oferece aproximações com a realidade educacional de muitos contextos escolares brasileiros que faz muitas pontes com a nossa realidade, devido ao descaso da direção das escolas e com a falta de recursos, o descaso de alguns governantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com