TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e Métodos do Ensino de Artes e Educação

Por:   •  1/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

Centro Universitário Claretiano

Graduação a Distância: Pedagogia (Licenciatura) 

Pólo Campinas – DGPED2001CAPA2O

Disciplina: Fundamentos e Métodos do Ensino de Artes e Educação

Tutor: Gustavo Braga de Oliveira

Aluno: Andréa Amaral Perrone Bolsarini – RA 8042350

Atividade de Portfólio – Ciclo 2

Jogo/brincadeira selecionado: Cabra-cega.

Público Alvo: Educação Infantil a partir dos 5 anos e Ensino Fundamental I e II.

Tempo de duração: de 2 aulas a 3 aulas de 50 minutos.

Quantidade de participantes:  no mínimo 3

Material necessário: lenço/tecido para vendar os olhos, saquinhos com aromas, instrumentos musicais/sonoros, conforme versão a ser jogada.

Local: A atividade poderá ser desenvolvida ao ar livre ou em outros espaços, como quadra, pátio, sala de aula etc.

Proposta do Jogo: Um dos participantes é selecionado para ser o “cabra-cega” e, com os olhos vendados, deverá pegar um dos outros participantes que ficam a sua volta. O participante que for pego assume o lugar da “cabra-cega” e a brincadeira continua.

Conteúdos:

Conceitual: Acredita-se, que o jogo tenha sido originado na China, perto do ano 500 a.C durante a Dinastia Zou. Popularizou-se na Idade Média entre a aristocracia como forma de  divertimento (SOARES, 2013). De acordo com Silva e Gonçalves (2017), o jogo estava relacionado a comemorações pagãs e representava o Cego com o Diabo; na Grécia Antiga era conhecido como myinda e nele obrigavam uma das aldeãs a agarrar quem corria em volta dela, quem fosse pego recebia o lenço que vendava os olhos e um cesto que denominavam pucarinha.

No século XVI, em Portugal, se brincava de cabra-cega com o nome de Almolina. No Brasil é conhecido também como Cobra-cega, galinha-cega, pata-cega, entre outros. Todas as versões acompanham parlendas, que mudam conforme a região onde se brinca.

Existem diversas formas de se brincar de cabra-cega: com músicas/parlendas; com um ou mais pegadores; com os colegas que não estão vendados formados em dupla, sem poder soltar as mãos; com participante que é o pegador tendo que adivinhar quem pegou pela audição; com a turma fazendo muito barulho para direcionar e/ou confundir o pegador; utilizar saquinhos de pano com aromas para o pegador adivinhar o produto pelo olfato; utilizar instrumentos musicais.

Procedimental: Tem como principais objetivos proporcionar o desenvolvimento de noções de consciência corporal e orientação espaço-temporal, desenvolver a percepção através dos sentidos (tato, olfato e audição), além de trabalhar a agilidade, respeito às regras e cooperação.

Na primeira aula, em roda de conversa (aproximadamente 15 minutos) trabalhar com a turma a origem do jogo/brincadeira e sua forma original, questionando os alunos se eles conhecem o jogo, e/ou alguma variação, após brincar da forma original do jogo.  Nas segunda e terceira aula trabalhar variações do jogo, dando foco na cooperação/colaboração e percepção através dos sentidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com