TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

I Estagio de Series Iniciais

Por:   •  18/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.976 Palavras (16 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        10

3 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        12

4 A ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGOGICA        14

5 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        16

6 PLANOS DE AULA        17

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

8 REFERÊNCIAS        20

INTRODUÇÃO

O professor tem como obrigação adquirir em conjunto junto com os outros professores, o comprometimento com as matérias relacionadas ao aprendizado do aluno em todos os campos das novas tecnologias, a qual se faz presente atualmente como necessidade essencial grande importância no desenvolvimento na aprendizagem dos alunos.

Outra valiosa ferramenta para o crescimento desta aprendizagem é através da apresentação de história e lendas contadas em rodas de conversa, fazendo os ouvintes conhecer o mundo da imaginação, para que seu aprendizado possa ser desenvolvido através de assimilação, desenvolvendo também sua capacidade de criação.

As pesquisas, leituras e bate papo entre estudantes aguçam o anseio de conhecer mais o mundo dos livros, no qual atualmente são muitas vezes deixados de lado como instrumentos de aprendizagem. Com alunos animados a buscar conhecimentos em pesquisas, leituras e roda de conversa aumenta o grau de competência nos estudos, pois assim eles se tornaram adultos mais críticos, no entanto, suas atividades se tornam mais criativas e compromissadas em busca de informações mais profundas, afim de se elevar ainda mais sua necessidade da busca ao conhecimento.

Por isso, este artigo busca abordar aspectos importantes para atuar em uma turma de Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Devido a pandemia do Covid-19, não foi possível realizar o estágio nas escolas, mas o trabalho apresenta conteúdos de extrema importância que irá esclarecer dúvidas e orientar o trabalho docente em sua prática pedagógica.

Para atuar em uma escola de Anos Iniciais do Ensino Fundamental o professor deve estar preparado e atualizado. Existem documentos que norteiam e auxiliam o trabalho docente para que o professor possa refletir sobre o planejamento e a prática pedagógica garantindo uma Educação de qualidade.

1- LEITURAS OBRIGATÓRIAS

A escola tem como finalidade principal o de ensinar as diversas áreas pelo meio da aula, e têm como objeto as afinidades educativas num espaço coletivo, para insistir no uso de palavra e de todo o referencial em relação ao desenvolvido do país. O consenso é importante quando a característica específica assume a educação da criança no contexto coletivo.

A relação educativa pedagógica deveriam ser objeto das instituições   de educação e ser definidas como mais ampla que o processo de ensino aprendizagem. No plano político e pedagógico tem como caráter de intencionalidade definida, planejada e sistematizada de ação junto à criança.

Assim neste ponto de vista do ensino parece ser compreendido como processo voltado exclusivamente ao desenvolvimento da criança no âmbito   escolar. Portanto nessa faixa etária o professor deve ensinar acompanhar favorecer   e estimular o desenvolvimento da criança, conforme expressão do educador.  

        O professor que atua junto à criança sendo assim o papel do ensino e desenvolvimento qual deve ser o papel do professor que trabalha com a criança ao conhecimento produzido no processo de desenvolvimento psíquico da criança. Dessa forma a perspectiva histórico cultural contrapõe se radicalmente a uma visão naturalmente cultural incorpora transforma e supera a dimensão natural do desenvolvimento da criança.

                 Toda mudança processada durante o desenvolvimento em determinada idade ou período e nas variadas formas permitem a criança adquirir nova forma de propriedade da personalidade.

                    A relação social no desenvolvimento constitui um elemento fundamental para compreender o processo do desenvolvimento da criança em atividade. É preciso romper com as artificiais dicotomias entre as atividades dirigidas, e isso é papel do professor, em revelar para criança as facetas da realidade que ela somente pode conhecer pela via de sua mediação, na proposição de atividades com objetivo de adquirir conhecimento e habilidades.

                Um dos mais importantes aspectos de preparação para a escola na educação da criança tem como uma de suas tarefas fundamentais; é ensinar a pensar. Fica evidente ainda que uma educação meramente exclusivamente calcada no prazer que não exija da criança esforços mentais. Isso refere-se à vinculação mais estreita que deveria existir entre a educação e as séries iniciais do Ensino Fundamental.

2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é uma ferramenta primordial na organização e no direcionamento do ano letivo. Administrar uma instituição escolar requer conhecimento, tempo, colaboração e planejamento de uma série de pessoas envolvidas com o ambiente educacional.

Tudo isso, porém, tem grandes chances de acabar se voltando para a figura   central da direção: o diretor ou gestor escolar. O problema é que os diretores já realizam inúmeras tarefas, como lidar com fornecedores e parceiros da instituição, por exemplo. Além também de lidar com o corpo docente e até com os responsáveis pelos alunos e interessados na matrícula.

Tudo isso pode acabar sobrecarregando-o e, na ausência de um planejamento sólido, revelar-se como algo muito prejudicial. O projeto possui várias etapas e é geralmente conduzido pelos diretos da instituição, mas todo o processo é colaborativo   com diretrizes para todos. Os professores, pelo contato direto com os alunos e por   conhecerem melhor suas necessidades, participam mais do que quaisquer uns coordenadores e outros funcionários também fazem parte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (170.5 Kb)   docx (38.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com