TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Do Estágio Na Formação Docente E A Sua Contribuição Para A Construção Da Identidade Do Professor De Educação Infantil.

Por:   •  13/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Aluna: Ellen Gabriele Dias França                                                                                                                Disciplina:

6° Semestre

Unidade I

A importância   do   estágio   na   formação   docente   e   a   sua   contribuição para a construção da identidade do professor de educação infantil.

O estágio é de grande importância na formação inicial na docência, pois este permite um contato direto do formando com a realidade escolar, levando o professor em formação a vivenciar o processo de ensino e aprendizagem sob a visão docente. Nesse período sua postura deve ser reflexiva, pautando-se na teoria, na criticidade e na prática.

Segundo (UJJIE e HILLING, 2009, p. 23) Os objetivos específicos do estágio são, portanto, fornecer subsídios para uma prática educativa consciente na Educação Infantil, tendo em vista o atendimento à infância e às necessidades atuais. Construir, por meio das teorias estudadas e das vivências reflexões que possam auxiliar os acadêmicos nas suas práticas educativas com crianças de zero a seis anos.

Através do estágio é possível conhecer, refletir e analisar as práticas educativas adotadas e aplicadas pelos professores e escolas. O aluno estagiário precisa viver a escola em toda a sua amplitude, não apenas como aluno, mas sim, voltando o olhar para sua prática futura para que possa situar-se desse contexto educativo de forma a demonstrar competência profissional e compromisso ético para sua futura profissão. (França, 2005,p.03)

O estágio possibilita também que o estagiário possa pôr em prática o conhecimento teórico que adquiriu durante sua formação, levando-o a refletir sobre a sua própria prática como futuro docente, no caso em questão, na educação infantil.

Referencias:

BIANCHI, Anna Cecília de Moraes; ALVARENGA, Marina; BIANCHI, Roberto. Orientação para estágio em licenciatura. São Paulo: Pioneira Thomson Learnig, 2005.

TITSKI, Crislaine de Camargo; MOREIRA, Joelma da Silva; PROFª. DRª. KLEIN, Rejane. O ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR.

Disponível em: https://anais.unicentro.br/seped/2010/pdf/resumo_149.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (112 Kb)   docx (53.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com