TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEITURA PARA A PRIMEIRA INFANCIA

Por:   •  29/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – EDUCAÇÃO INFANTIL

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

LEITURA PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA

 KAREN PAULA MACHADO RA:1934553

 PONTA PORÃ - MS

2021

KAREN PAULA MACHADO RA: 1934553

LEITURA PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA

Trabalho de intervenção pedagógica, realizado da disciplina de Projetos e Práticas de Ação Pedagógica, do Curso de Pedagogia, da Instituição Universidade Paulista – UNIP.

 Ponta Porã - MS

2021

Sumário

  1. Tema4
  2. Situação Problema4
  3. Justificativa e Embasamento Teórico4
  4. Público-Alvo5
  5. Objetivos5
  6. Percurso Metodológico 5
  7. Recursos6
  8. Cronograma6
  9. Avaliação e Produto Final6
  10. Referências Bibliográficas8

  1. Tema

A importância da leitura na primeira infância

  1. Situação Problema

A leitura é essencial para o aprendizado e desenvolvimento da criança, através dela descobrimos o mundo. Os benefícios vão desde o aumento da empatia até o fortalecimento e aumento da criatividade, redução do estresse. Melhorando o funcionamento do cérebro, apurando o senso crítico, promovendo o desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional da criança, aprimorando suas futuras habilidades de comunicação.

No Brasil, de acordo com a 5ª edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, apenas 52% dos brasileiros têm o hábito de ler, e 3 em cada 10 pessoas declaram ter dificuldades para compreender livros.

Nos deparamos com crianças e adolescentes dedicando bastante tempo do seu dia as tecnologias, como redes sociais e jogos eletrônicos, e nunca para a leitura. Assim surgiu a ideia deste projeto, com o intuito de incentivar a leitura da criança na escola e no ambiente familiar, mudando de forma positiva o ensino e desenvolvimento, criando aulas dinâmicas, despertando o interesse e prazer pela leitura.

  1. Justificativa e Embasamento Teórico

 Compreendemos a importância da leitura para o desenvolvimento cognitivo e psicomotor da criança, Abramovich (1993, p.16) enfatiza: “[…] ah, como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias… escutá-las é o início da aprendizagem para ser leitor é ter caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo […]”. Com o objetivo de desenvolver e incentivar o prazer pela leitura, criar futuros bons leitores, melhorar os aspectos da aprendizagem, estimular a criatividade, aumentar o seu vocabulário e a sua capacidade de atenção, a leitura está presente em todas as disciplinas e no cotidiano de todos, então como pedagogo é nosso dever ensinar e preparar para que possam ser bons leitores, estimular a busca pela leitura, para que tenham um bom futuro na vida escolar,

pessoal e profissional. Incentivar a leitura de forma lúdica e tendo a colaboração dos pais em casa é uma excelente solução para despertar o interesse em ler. É também importante que criemos ambientes favoráveis destinados a leitura. Salomon (2004, p. 54) destaca que: “a leitura não é simplesmente o ato de ler. É uma questão de hábito ou aprendizagem[...].”

 E levando como base grandes autores, como Paulo Freire, que é um grande incentivador da leitura e tem trabalhos magníficos, ele realça a importância da leitura para a vida de todos. Com certeza contribuiu bastante para a nossa educação. Freire (2003) notou que pela leitura pode haver uma emancipação dos homens, isto é, um salto da condição de mero espectador do mundo, onde a submissão é uma característica, para agente ativo e transformador.

  1. Público – Alvo
  • Educação Infantil
  • Sociedade
  • Família
  1. Objetivos

Geral:

  • Formar bons leitores

           Específico:

  • Despertar o interesse e o prazer pela leitura
  • Desenvolver um vocabulário rico e a imaginação
  • Valorizar a leitura

  1. Percurso Metodológico

 Escolha dos livros que a serem trabalhados, definição dos horários da leitura, reunião com os pais e responsáveis informando sobre o projeto e falando da importância da participação e união entre ambiente familiar e escolar.

 Organizar um ambiente especial para o momento da leitura para os pequenos, um lugar confortável e calmo, com almofadas, fantoches, imagens de personagens, bem estimulante, criativo e muito divertido.

  1. Recursos

Criar um local na sala próprio para leitura, um ambiente tranquilo e estimulante, fazer uso de almofadas para ficar confortável para as crianças, personagens em EVA nas paredes, confeccionar fantoches para dar vida aos personagens, para ficar uma aula divertida e não tediosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (126.2 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com