TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura e Escrita - Projeto de Intervenção Pedagóigica

Por:   •  4/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.457 Palavras (6 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA –

EDUCAÇÃO INFANTIL

POSTAGEM 2:

ATIVIDADE 2 PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

Um olhar infantil sobre a cultura da região Centro Oeste

Cirlei Alves Gonçalves   RA:1700749
Ellen Caroline da Silva Bezerra  RA: 1723096

Paula Thais Alves Rodrigues  RA : 1717516

Polo Guaicurus

2018

Situação- Problema

No Centro Educacional da Rede Municipal de Ensino (CEINF), identificamos duas dificuldades, uma delas é a timidez, a qual provoca a inibição de comunicação com as crianças na sala de aula. Outro problema enfrentado é a falta de apoio dos pais, que devido a falta de conhecimento cultural, pouco incentivam as crianças no conhecimento sobre a região.

Justificativa

A iniciativa do projeto surgiu a partir da proatividade dos professores que, ao observarem a situação de desconhecimento dos alunos, sentiram a necessidade de construir um instrumento para que estas crianças descobrissem mais sobre sua própria cultura, rica em costumes e tradições. É importante que a criança aprenda sua própria cultura, pois é uma forma de conhecer e preservar a história de um lugar. Antigamente, a questão cultural era inserida com mais frequência na vida das crianças e até dos adultos. Contavam-se histórias, lendas em qualquer roda de conversa, e isso foi se perdendo com o tempo. Queremos inserir isso de uma maneira engraçada, divertida, para criança aprender brincando, dançando ou ouvindo uma historinha. O projeto é de suma importância na educação infantil, pois nesta etapa se trabalha muito a formação do individuo, contribuindo pra que estas crianças se transformem em adultos admiradores e disseminadores de sua própria cultura. Queremos resgatar algumas coisas que foram se perdendo com o tempo, principalmente com a chegada da tecnologia.

        “A cultura de um povo é o seu maior patrimônio Preservá-la é resgatar a história,          perpetuar valores, é permitir que as novas gerações não vivam sob as trevas do anonimato”.
Nildo Lage

Embasamento Teórico

Abordamos no projeto com o tema Cultura da região centro-oeste, pois verificamos a falta de conhecimento e o esquecimento que esse tema caiu, e sentimos a necessidade de despertar essa curiosidade e esse encantamento nas crianças, além de fazer com que elas percam um pouco a timidez e se desenvolvam para que o projeto tenha bastante participação das crianças e dos pais. No decorrer no projeto falamos sobre diversidade da cultura da região e influência que recebemos, além da indígena que é muito forte, principalmente no interior dos estados, também recebemos influência de outras regiões pois os estados que estamos trabalhando  fazem limite/divisa com as regiões Norte, Sul , Sudeste e  Nordeste e até  mesmo outros países, como Bolívia e Paraguai. Recebemos migrantes desses lugares e consequentemente  os adotamos junto com a cultura de suas terras, pois trazem seus costumes consigo.

Temos como tradição a dança do cururu, típica de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O Siriri que é uma dança folclórica e lembram muito as brincadeiras indígenas que como falamos anteriormente é um povo que nos influencia. São intensos e de uma cultura rica e diversificada, além de marcante.  

 A nossa culinária também é bem rica, principalmente pela pecuária e temos aí novamente uma influência indígena com o consumo de raízes, por exemplo: mandioca (aipim, macaxeira). Selecionamos para trabalhar com as crianças somente algumas comidas típicas como: sopa paraguaia, bolinho de mandioca, bolinho de arroz, pamonha e galinhada.

Além da culinária, contamos as lendas do Pé de Garrafa e Saci-Pererê que são lendas regionais.

Pé de garrafa: Segundo a lenda o Pé de Garrafa é meio homem/meio bicho, é quase todo coberto de pelo. O pé do "bicho" tem um formato de garrafa, ele se locomove pulando. Ele sempre passa à meia-noite. Os caçadores dizem que  ouve-se apenas um grito mata a dentro.  Ele assovia para informar que é dono do território. As pessoas da região que já conhecem a lenda sabem o que o assovio significa. Seu ponto fraco o umbigo (parte essa que não tem pelo).

Saci-pererê: o Saci-Pererê é uma lenda do folclore brasileiro e originou-se entre as tribos indígenas do sul do Brasil. O saci é conhecido por ter somente uma perna, um cachimbo e um gorro vermelho. Dizem que é um menino negro.

Ele é um menino levado, atrevido, e muito divertido, brinca com os animais e pessoas. Por ter esse jeito levado, as pessoas acham que ele é mau, mas não é. É apenas uma criança "arteira”.

PÚBLICO ALVO

O  nosso publico alvo são as  Crianças do Ceinf ( Centro de Educação Infantil) da Prefeitura Municipal de Campo Grande/MS. Especificamente  de 3 a 4 anos de idade.

Objetivo

Objetivo Geral: Despertar o interesse  para que passem a admirar e disseminar a cultura local, apresentando a elas : animais da região . Atividades relacionadas ao tema, comidas típicas locais, além de brincadeiras para a faixa etária que foi proposto pelo projeto.

Objetivos específicos: Desenvolver a percepção visual, auditiva e coordenação motora, através da musicalização e atividades propostas no projeto. Conhecer a culinária, costumes, cultura e brincadeiras. Interagir família x instituição.

PERCURSO METODOLÓGICO

Na pesquisa de campo serão utilizados os seguintes instrumentos:

•        Observação das crianças;

•        Reunião com os pais para apresentar o projeto;

Durante o projeto, serão realizadas as seguintes atividades no período de dez dias.

•        Fazer uma roda de conversa com as crianças e mostrar um mapa grande da região.

•        Contar lendas da região: pé-de-garrafa e do Saci Pererê;

•        Releitura em forma de desenhos das lendas contadas;

•        Fazer uma amostra e degustação de algumas das comidas típicas: bolinho de mandioca, bolinho de arroz, pamonha, galinhada;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (105.3 Kb)   docx (41.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com