TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras elo de comunicação

Por:   •  16/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

Elabore uma resenha crítica texto: Sassaki, Romeu Kazumi. \\\"Como chamar as pessoas que têm deficiência?\\\" Disponível em: http://saci.org.br/?modulo=akemi¶metro=5497 ou no arquivo anexo. (máximo 15 linhas). Aguardo a participação de todos! Duda

Fábio

Com a evolução humana varias foram os termos usados como portador de deficiência, pessoa portadora de deficiência ou portador de necessidades especiais. Considerados inválidos, ou seja, inúteis um fardo a sociedade e a família. Posteriormente foram considerados incapacitados, deficiente com capacidade residual. No período entre 1960 e 1980 foram considerados defeituosos. No período de 1981 a 1987 o direito de igualdade aos demais constituintes da sociedade. Em 1990 passou-se a utilizar o termo pessoas com necessidades especiais ou portadores de necessidades especiais, passando para pessoas especiais o que gerou eufemismo, que gerou uma nova mudança para pessoa com deficiência em 1994 devido ao processo da escola inclusiva. No período de 2002 o termo usado é portadores de direitos especiais gerando um problema de viabilização de sigla. Mas as pessoas nas diversas conferências não querem ser conhecidos como portadoras de deficiência, sim como pessoas com deficiência, pois a pessoa não porta a deficiência e sim tem uma deficiência. O respeito as pessoas tem que ser a base de qualquer sociedade; é por isso que temos que parar de caracterizar a pessoa e as perguntar como gostariam de ser chamadas, como devemos nos dirigir a elas de forma coerente respeitando o seu conhecimento e seu desenvolvimento.

Claudenilson

A população em sua evolução usou diversos termos como portador de deficiência, pessoa portadora de deficiência ou portador de necessidades especiais. Foram chamados de inválidos, ou seja, inúteis um fardo a sociedade e a família. Incapacitados, ou seja, deficiente com capacidade residual. Até mesmo considerados defeituosos entre 1960 e 1980. No período de 1981 a 1987 o direito de igualdade aos demais constituintes da sociedade. O termo pessoas com necessidades especiais ou portadores de necessidades especiais ocorreu em 1990 gerando um eufemismo, que gerou uma nova mudança para pessoa com deficiência em 1994 devido ao processo da escola inclusiva. Em 2002 portadores de direitos especiais foi a forma utilizada e um problema de viabilização de sigla ocorreu. Mas as pessoas nas diversas conferências não querem ser conhecidos como portadoras de deficiência, sim como pessoas com deficiência, pois a pessoa não porta a deficiência e sim tem uma deficiência. Independente da maneira utilizada ao dirigirmos as pessoas é importante que se tenha respeito frente as suas competências e habilidades.

Turma, Apresente as suas considerações sobre a afirmativa abaixo que foi retirada do texto ?A cegueira trocada em miúdos? MELO, Helena. A cegueira trocada em miúdos. Disponível em: http://saci.org.br/index.php?modulo=akemi¶metro=1228 ou no arquivo em anexo: \\\"Cabe à sociedade cooperar para que estes indivíduos (os cegos), que têm limitação em seu relacionamento com o mundo, possam desenvolver e usufruir de toda a sua capacidade física e mental\\\". (máximo 15 linhas). Duda

Fábio

Não é por que a pessoa é cega que ela precisa ser restrita dos saberes, do convívio social e da integração com os diversos ambientes que qualquer pessoa. É necessário encaminhá-la a entidade especializada para uma análise e sua orientação de independência. Tratá-los com respeito e seriedade, orientá-los em relação ao posicionamento das coisas e não lhes tirar a liberdade de ir e vir. Dirigir-se ao cego de forma natural, não ter restrição a eles e nem pena de sua limitação. Ser organizado nos ambientes é primordial para que os cegos não se machuquem com moveis mal fechados ou semi-abertos. Dirigir-se ao cego lhes perguntando se precisam de ajuda para algo, não lhes impondo nossos vontades ou desejos. Respeite as particularidades deles e seremos todos respeitados, fazer valer os direitos constitucionais de todos os seres humanos é fundamental em uma sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com