TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE UBERABA

VITÓRIA BONEZ

MEMORIAL DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM

UBERABA- AFONSO CLÁUDIO- ES

2013

VITÓRIA BONEZ

MEMORIAL DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como requisito avaliativo do componente Trabalho de Construção de Aprendizagem da da 1ª Etapa do curso de Pedagogia.

Professor tutor: Monica Aparecida de Oliveira da Cruz.

UBERABA- AFONSO CLÁUDIO- ES

2013

Memorial de Construção de Aprendizagem.

O componente que me foi mais significativo e, por isso, me oportunizou novos conhecimentos foi “O Ser Humano e suas Dimensões”. Obtive informações que contribuiram muito para minha aprendizagem, houve situações curiosas, marcantes e sempre e muito proveitosas.

Primeiramente, descobri “quem somos nós, processo ou produto?”, abordando o ser humano e suas interrelaçõescom outros seres humanos, com a sociedade e a natureza. Aprofundei os estudos das principais diferenças entre o animal e o homem, estudei sobre os quatro períodos evolutivos do ser humano e as mudanças que ocorrem com as pessoas durante o seu ciclo de vida, bem como sobre as pessoas que apresentam necessidades especiais. Descobri  que o desenvolvimento humano inicia-se dentro da barriga da mãe e tem continuidade durante toda sua vida, que compreender as dimensões biológicas é essencial para que possamos exercer a função de ensinar. Reportei ainda a educação da criança, considerando tanto  o desenvolvimento físico quanto o desenvolvimento intelectual, afetivo, social e motor. Por fim, tive conheciento sobre a linguagem que nos possibilita um melhoramento dos pensamentos e uma comunicação da linguagem com os outros.

Com base nesses estudos,os encontros presenciais foram de grande importância e relevância na aprendizagem. Pois através dos mesmos, houve debates, dúvidas esclarecidas, fatos marcantes com  histórias de colegas e que foi muito importante para o conhecimento de todos. As atividades propostas eram novas descobertas com aprendezado significativo, pois desperta o interesse em querer saber sempre mais, fazer novas descobertas. Uma das situações interessantes desse componente foi o estudo dos fatores internos e externos do homem que não eram vistos em interação, mas de forma separada: teoria analista, ambientalista e interacionista.

Portanto, o estudo do componebte “O Ser Humano e suas Dimensões”, com certeza contribuiu muito em minha aprendizagem. Foram momentos marcantes e importantes para o melhoramento e enriquecimento dos meus conhecimentos.

Considerações finais:

Ao término deste memorial de construção de aprendizagem, pude relatar muito do que aprendi durante a primeira etapa do meu cuso de pedagogia em relação ao componente “O Ser Humano e suas Dimensões”. Foi muito bom poder relembrar muitas coisas, destacando o que mais me marcou e foi de grande importância.

Referências:

O Ser humano e suas dimensões. – São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com