TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Por:   •  16/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.048 Palavras (9 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 9

METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

“A leitura também é um instrumento de ócio e diversão. Em todos os níveis de escolaridade deve haver tempo e espaço para ler por ler, ler para si mesmo, sem outra finalidade a não ser o prazer de ler. Fomentar a fruição da leitura não é independente de ensinar a ler”. (FERREIRA, 2012, p. 14)

Com base no trecho acima, marque as afirmativas que são favoráveis ao ensino da leitura eficiente.

I) É importante que o professor seja um motivador da leitura, pois embora seja importante que esse hábito se inicie na esfera familiar, é na escola que esse gosto de ler pode ser enfatizado.

II) É importante que a criança perceba a leitura como um ato prazeroso e necessário e que tenha os adultos como modelo.

III) Deve ser apresentado aos alunos todo tipo de texto, sem que haja uma preocupação com o texto, a idade dos alunos e os objetivos a serem alcançados.

IV) É importante que o aluno ative seus conhecimentos prévios sobre o tema e faça perguntas sobre o texto, assim poderá fazer as inferências necessárias para atingir o seu objetivo.

V) É necessário que o professor invista em diferentes situações de leitura em sala como: silenciosa, coletiva, oral, individual, compartilhada, etc.

Estão corretas as afirmativas:

I, III e V.

I, II, IV e V.

I, II, III e IV.

II, IV e V apenas.

II, III e IV.

Questão 2/2

Nas narrativas infantis, além dos contos escritos, os professores podem e devem explorar também as narrativas de imagens. Nesse tipo de texto, os elementos da narrativa também aparecem, pois há uma história sendo contada, com personagens, em um determinado lugar e tempo, além da organização dos fatos (enredo). De todas as alternativas apresentadas, a seguir, qual não deve ser uma preocupação do professor ao explorar as narrativas com imagens:

Contribuir para que as crianças percebam a sequência narrativa, ou seja, construírem sentido para a história contada por meio da sequência de imagens.

Identificar a relação que as imagens estabelecem com o texto escrito, isto é, se linguagem verbal e não-verbal se relacionam e de que forma.

O mais importante é a história que está sendo contada, as imagens só servem para enfeitar o texto, por isso o foco do trabalho do professor deve ser a escrita.

Fazer indagações, levantar hipóteses, questionar os alunos sobre as imagens, o que elas representam, o que querem dizer.

Chamar a atenção para as cores, os traços, a luz, a sombra, as posições, as dimensões, a situação na página, enfim tudo deve ser explorado com as crianças.

QUESTÃO 1

Ao falarmos de poesia, estamos falando de um texto cuja linguagem subjetiva apresenta um certo ritmo e há predominância de figuras de linguagem, enquanto o poema nada mais é do que a estrutura do texto em versos. Podemos encontrar, em textos literários:

1- poemas que podem ser poesias;

2- poemas que são classificados como poemas-narrativos;

3- narrativas (textos em prosa) que são verdadeiros poesias.

Com base nas três explicações, relacione-as aos textos:

a - ( )

A flor amarela

Olha

a janela

da bela

Arabela.

Que flor

é aquela

que Arabela

molha?

É uma flor amarela.

(MEIRELES, Cecília. Ou isto ou aquilo. Rio de Janeiro: Fronteira, 1987.) b – ( )

Vestiu-se para um baile que não há.

Sentou-se com suas últimas joias.

E olha para o lado, imóvel.

Está vendo os salões que se acabaram,

embala-se em valsas que não dançou,

levemente sorri para um homem.

O homem que não existiu.

(MEIRELES, Cecília. Obra poética. v. 04, Biblioteca luso-brasileira: Série brasileira. Companhia J. Aguilar Editora, 1958, p. 10)

c – ( )

[...] Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.

Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera. (MEIRELES, Cecília. Obra em prosa. v.01. Rio de Janeiro: Fronteira, 1998.)

A ordem correta está na opção:

B – a - 1; b - 3; c - 2

A – a - 2 ; b - 1; c - 3

B

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com