TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIAS DE ENSINO DIFERENCIADAS

Por:   •  23/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.297 Palavras (14 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 14

METODOLOGIAS DE ENSINO DIFERENCIADAS

Jessica Janaina Pinheiro Appelt Freitas

Gesiele Reis

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Pedagogia (PED 1536) – Trabalho de Graduação

28/10/2019

RESUMO

O presente trabalho aborda as metodologias de ensino diferenciadas, embasadas em pesquisas bibliográficas e em experiências e observações dos estágios vivenciados nos últimos semestres. Sua abordagem é qualitativa e influenciada principalmente pelo autor Paulo Freire, no propósito de verificar as metodologias de ensino diferenciadas mais utilizadas no Brasil e  o reflexo delas no processo de ensino aprendizagem dos alunos. Salientando a importância que a aplicação dessa temática gera um  ambiente, interativo e eficaz, contribuindo para um aprendizado saudável e integrador do aluno. Através de pesquisas bibliográficas foi possível realizar a pesquisa relacionando a parte teórica e prática deste tema, afim de entender esse processo.

Palavras-chave: Metodologias de Ensino; Aprendizagem; Reflexos.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema as metodologias de ensino diferenciadas e busca entender como elas  refletem no desenvolvimento dos alunos. A área de concentração escolhida foi as metodologias de ensino, pois é necessário o conhecimento sobre esse tema para se ter um bom resultado no desenvolvimento dos alunos.

Foi escolhido este tema por meio de pesquisas anteriores, onde foi possível perceber a importância de estabelecer um método de trabalho, pois  através dele pode-se facilitar o processo didático, fazendo com que o processo de aprendizagem dos alunos se torne eficaz e produtivo.

Com isso, os métodos de ensino tem grande relevância na educação, pois é a partir deles que se define os métodos que mais se encaixam no contexto escolar do aluno. Diante disso, será analisados quais são os desafios do uso das metodologias de ensino diferenciadas no ambiente escolar.

A partir disso, o objetivo dessa pesquisa é verificar as metodologias diferenciadas mais utilizadas no Brasil. Tem como objetivos específicos, identificar os principais métodos e também analisar como refletem no processo de aprendizagem dos alunos, se é de forma positiva ou negativa.

O autor principal que embasou essa pesquisa foi Paulo Freire (2019).

2 METODOLOGIAS DE ENSINO

Antes de qualquer coisa é importante entendermos o que significa o termo metodologia. Essa palavra  deriva do termo “método”, do Latim “methodus, que significa “caminho”. Sendo assim, metodologia é o caminho  que o professor escolhe para desenvolver o processo de ensino aprendizagem para chegar até o objetivo do mesmo.

Com isso, entendemos então que metodologia é de suma importância no ambiente escolar, pois direciona o processo de ensino para um caminho eficaz, pensando no aluno como um todo, a fim de estabelecer relações didáticas que transforme o processo de ensino e que  torne o mesmo prazeroso e eficaz para os alunos.

Sabemos que um ambiente escolar não depende apenas de um professor, as decisões e escolhas não são decididas por apenas uma pessoa, pois a escola é formada por um corpo de profissionais, que quando trabalham juntos tem um bom  resultado na aprendizagem dos alunos.

A LDB/96, estabelece em seu artigo 12 que os estabelecimentos de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica e ainda fala no inciso VI que a instituição deve articular com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola.

 Em virtude  disso, nos ambientes escolares existe o PPP – Projeto Político Pedagógico, que é um documento que norteia o funcionamento da instituição escolar. Nele contém todas as informações da instituição, desde de a história da instituição e suas metodologias até as quantidades de materiais e funcionários que a instituição tem. Esse documento é desenvolvido através de pesquisas e reuniões com a comunidade, funcionários e gestores da instituição. É necessário que o mesmo seja atualizado constantemente, a fim de atender as expectativas contidas nele, e que esteja ao alcance de todos, inclusive da comunidade.

No PPP é aonde se encontra a visão da instituição, e os métodos que ela utiliza. Todo profissional deve antes de qualquer decisão estar atento ao que diz o documento, para não ir contra ao que ele propõe. Pois o mesmo é resultado de várias pesquisas e conversas e deve atender as necessidades da comunidade escolar.

Sendo assim, o professor ao ler e ao conhecer o PPP, pode estabelecer um método de ensino que corresponda com as necessidades dos alunos, fazendo de seu método um caminho de constantes mudanças e transformações, saindo do método tradicional de ensino e entrando em um novo caminho que visa o pleno desenvolvimento cognitivo, emocional e intelectual do aluno, ou seja, seu desenvolvimento integral.

3 METODOLOGIA TRADICIONAL E METODOLOGIAS DIFERENCIADAS

Ao longo dos anos a educação foi se alterando de acordo com as mudanças no mundo, tanto econômicas como sociais. Sendo assim, a necessidade de transformar os métodos educacionais foi de grande importância para o processo de ensino aprendizagem do aluno e também para o ambiente escolar. Com isso, veremos os métodos mais utilizados na educação brasileira:

Método tradicional: Onde o professor é o detentor de todo o conhecimento, os materiais são prontos, e a forma de avaliação é igual pra todos.O método tradicional, tem seu foco em preparar os alunos somente para o mercado de trabalho, repassando assim os conteúdos de forma mecânica e repetitiva.

A aprendizagem é receptiva e mecânica, para o que se recorre frequentemente a coação. A retenção do material ensinado é garantida pela repetição de exercícios sistemáticos e recapitulação da matéria. A transferência da aprendizagem depende do treino.( LIBÂNEO,1990 p.24-25);

Método Construtivista: Desenvolver a criança como pessoa, tem como autor Jean Piaget. O aluno é o protagonista e o professor se torna facilitador desse processo de conhecimento.  Jean Piaget moveu-se a partir da hipótese de que a cognição humana se desenvolve em etapas associadas à faixa etária de modo a permitir que as crianças realizem operações cada mais complexas e abrangentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (368.9 Kb)   docx (516.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com