TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia da Língua Portuguesa

Por:   •  20/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

METODOLOGIA DO

ENSINO DA LÍNGUA

PORTUGUESA

2014

Curso: Pedagogia

Nome do aluno:

METODOLOGIA

A ação do professor diante da formação de seus alunos, o coloca de frente a realidade de cada criança de sua sala de aula, no início de cada ano letivo, lá está o professor com várias carinhas novas e ele precisa adentrar no mundo de cada um. Conhecê-los ajuda a criar um ambiente apropriado para a formação para a vida, convivendo e respeitando a individualidade de cada um. Para isso o professor pode utilizar atividades que deixam os alunos se expressarem e trocarem experiências, promovendo a socialização entre eles, é necessário a participação ativa do professor para que eles se sintam mais acolhidos e o conheçam também.

Promover jogos e dramatização de histórias ajuda no conhecimento e exposição de sentimentos, jogos e brincadeiras com regras e objetivos, jogos de advinha com mímica e desenhos e leitura de textos para a criança ouvir desenhar ou dizer o que entendeu, ao professor cabe ensinar para que o aluno passe da forma de expressão trazida da família para uma forma mais informal. Para que haja sucesso é necessário um bom planejamento, com objetivos definidos.

Quando a criança chega à escola ela traz uma bagagem de conhecimentos que precisa ser levado em consideração, o professor pode e deve usar esse conhecimento para facilitar o aprendizado. A leitura de textos faz com que os alunos compreendam, reflitam, comparem e conheçam os gêneros textuais e observem que os textos não são lidos da forma. É trabalho de o professor formar leitores, é muito importante e necessária também a diversificação das leituras, não se deve oferecer à sala inteira o mesmo título. Ensina-se a mesma coisa a todos os alunos, mas na hora de escrever cada criança cria seus textos completamente diferentes uns dos outros, são necessários que o professor saiba fazer propostas com objetivos claros, tornando assim um mediador da aprendizagem.

O professor precisa de criatividade para criar atividades que auxiliem as crianças a pensarem no funcionamento da língua desenvolvendo habilidades e competências para a utilização da leitura e da escrita.

O uso de projetos ajuda a atender as necessidades de aprendizagem, envolvendo mais os alunos e professor estimulando assim o desejo de aprender. A organização do projeto deve ser responsabilidade do professor , bem como o acompanhamento necessário, mas com a participação das crianças.

O processo avaliativo é necessário tanto para o aluno quanto para o professor, deve se tomar o cuidado na avaliação do aluno para que esse não seja comparado, lembrando que cada aluno é um, respeitando também na avaliação a individualidade.

Ao professor cabe avaliar e compreender a situação do aluno o seu desempenho na aprendizagem, ajudando-o a compreender suas dificuldades, observando também sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com