TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia de Ensino de Aritmética e Algebra

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 4

1- Como ensinar Matemática nos dias de hoje?

É preciso que o professor tenha objetivos reais é sempre que iniciar um conteúdo é ele precisa intonar dados históricos para instigar os alunos a compreenderem com tudo começou – em que deve listar os pontos: por que surgiu?; resolveu o problema?; e hoje onde utilizo?;. Está são apenas algumas questões a serem respondidas para obter metas das aulas e os conteúdos. O professor pode fazer uso de jogos para explanar melhor os conceitos e aplicabilidade em que o aluno explorará seu raciocínio logico. Mas vale reforçar que o mais importante ao ensinar matemática é induzir o aluno a descobrir os melhores meios de forma sua base sólida, pois é preciso que ele produza o conhecimento se utilizando de pontos do seu cotidiano – neste ponto o professor poderá oferecer suporte com demonstrações análogas dos pontos históricos com os dias de hoje.

2- Quais as tendências predominantes no ensino da Matemática?

As novas tendências são as relacionadas aos aspectos tecnológicos – computadores e seus artifícios, pois estes oferecem recursos audiovisuais que incrementam e potencializam o aprendizado, mas por outro lado têm-se os jogos pedagógicos que já evidenciado em momentos históricos conseguem atrair a atenção dos alunos, assim os jogos lúdicos possibilitam a aprendizagem como forma de brincadeiras, mas vale apontar que não deve-se introduzir estes jogos apenas para que o aluno faça-o de forma repetitiva, é preciso instigar e faze-lo buscar o seu próprio raciocínio.

3- Você concorda com elas ou não?

Concordo, pelo fato dos jogos explorarem o mundo da brincadeira que fortalece o vínculo do aprendizado, mas desde que para fazer uso dos jogos o professor deva ter objetivos que justifiquem o uso do mesmo, também vejo de grande utilidade os recursos tecnológicos pois partir dele é possível produzir uma aula que apresente somente texto se as fórmulas, mas demonstre os procedimentos que estão atrelados as fórmulas.

4- Pode-se afirmar que a Matemática está condenada ao insucesso?

Ao julgar o insucesso do ensino da Matemática, é preciso compreender os motivos que a levam, o principal trata-se de os alunos temerem esta ciência – pelo fato de amigos e outros indagarem o fato de matemática apresentar suas peculiaridades de dificuldades e não demonstrarem que ela pode ser divertida e gratificante, mas se analisar todas as disciplinas apresentam suas dificuldades. Para combater o insucesso é necessário retirar esse papel de dificuldade que a matemática possui. Então não podemos afirmar que a Matemática está condenada ao insucesso, pois além de desmistificar que se trata de uma disciplina difícil, é preciso que os professores tomem consciência e façam uso dos mais diversos métodos de ensino, para assegurarem o sucesso.

Depois de refletir sobre as questões, proponha uma atividade interessante utilizando um dos conteúdos estudados nas Unidades1 e 2 do material indicado no Tópico O que é preciso estudar?

A atividade escolhida trata-se da pescaria de potência, esta atividade além de realizar a interação entre os alunos produz os conhecimentos prévios de potência em que eles devem realizar cálculos mentais.

Atividade – Pescaria de potências

A Atividade pode ser aplicada no 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental e envolve os conceitos de potência, sua notação e cálculo mental.

Conteúdos explorados: Potência, sua notação e cálculo mental.

Organização da classe: em grupos de três a cinco jogadores.

Recursos necessários: para cada grupo, é necessário um baralho com 60 cartas. Esse jogo pode ser utilizado depois que os alunos já conhecem o conceito de potência e sua representação. Ele exige atenção de todos os jogadores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com