TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia do Ensino de Educação Física

Por:   •  9/8/2015  •  Resenha  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 5

Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco–Ensino Médio e Normal

Rua Minas Gerais, 1401- Centro – CEP 85892- 000 – Fone/ fax 3268 2726

Santa Helena – Paraná – NRE: Toledo

Curso de Formação de Docentes

Projeto de Recreação

Nomes: Jéssica, Miriélly, Michelle, Silvana, Márcia.

Números: 17, 13, 12, 15,09.

Professora: Vera Lucia Canello.

Disciplina: Metodologia do Ensino de Educação Física.

Turma: 4° B Normal

Santa Helena – PR

2015

  • Identificação: Projeto Recreativo

  • Escola: Escola Municipal Tancredo Neves

  • Público alvo: De 04 a 08 anos. 
  • Justificativa: (pq é importante  trabalhar esse projeto) fundamentação teórica fala de algum autor.
  • Objetivos:

Estimular a agilidade, cooperação, condicionamento físico e velocidade, atenção, concentração, conhecimento das cores, imaginação, criatividade;

Desenvolver o equilíbrio, expressão, socialização;

  • Recursos:

Pedaços de pano, jornais, anel, bola, rádio e CDs, saco de batatas, fronhas ou elásticos para amarrar as pernas, lápis e palpel.

  • Avaliação:

Será realizada ao longo de todo o processo, levando em consideração o interesse e participação do aluno mediante as atividades propostas.

  • Referências:

http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/

Segunda-Feira

[pic 1]

1º Atividade: Pega o rabo

  • Desenvolvimento:

Inicialmente, dividir os participantes em duas equipes (ou mais, dependendo do número de participantes), distribuir para cada equipe pedaços de pano ou fitas de cores diferentes, para identificação.

Os jogadores devem prender no cós da calça ou bermuda, como se fosse um rabo, assim os educandos correrão um atrás do outro, tentando pegar o maior número de “rabos” da equipe adversária. Quem ficar sem o rabo, terá que esperar a brincadeira acabar.

Dica: Determinar um tempo para a brincadeira.

2º Atividade: Corrida com jornais.

  • Desenvolvimento:

Distribuir jornais para cada aluno, formando duas equipes com o mesmo número de integrantes e uma fila atrás da linha de partida. Com o sinal do professor os educandos de cada equipe colocarão, o jornal no chão a sua frente pisando sobre ele, em seguida colocarão outra folha e pisarão e assim sucessivamente, até que atinja a linha de chegada, não pode pisar fora do jornal, vence quando todos integrante da mesma equipe terminar o percurso.

Terça-feira

[pic 2]

1º Atividade: Morto e Vivo, Careca Cabeludo

  • Desenvolvimento:

A professora é quem vai conduzir a brincadeira, dizendo “Morto!”, e todos os alunos deverão ficar agachados; “Vivo!”, todos darão um pulinho e ficarão de pé; “Careca!” os alunos deverão colocar as mãos na cabeça; “Cabeludo!” deverão afastar as mãos da cabeça e assim sucessivamente, podendo variar a sequência. Quem não cumprir as ordens é eliminado, até sobrar um só participante, que será o vencedor.

2º Atividade: Elefantinho Colorido

  • Desenvolvimento:

Um participante será escolhido para comandar, e ele ficará na frente dos demais e irá falar “Elefantinho colorido!” e os outros alunos vão dizer “Que cor?”. O comandante então grita o nome de uma cor e os jogadores correm para tocar em algo que tenha aquela tonalidade.

O comandante irá perseguir os outros participantes e tentar captura-los antes que eles cheguem à cor. O primeiro capturado vira o próximo comandante.

Dica: Quanto mais longe o acesso a cor, mais difícil o jogo fica.

Quarta - Feira

[pic 3]

1º Atividade: Coelhinho Sai da Toca

  • Desenvolvimento:

Os participantes são divididos em grupos de três. Dois jogadores dão-se as mãos formado a toca e o terceiro ficará entre eles e será o coelhinho. Do lado de fora ficam os coelhos perdidos. Ao ser dado o sinal do professor: Coelhinho sai da toca, as tocas levantarão os braços e todos os coelhinhos devem ocupar uma nova toca, inclusive os coelhos perdidos. Quem não conseguir entrar fica no centro, esperando nova oportunidade, e assim sucessivamente.

2º Atividade: Passa Anel

  • Desenvolvimento:

Um dos participantes será escolhido para passar o anel e outro irá ser escolhido para fechar/dar uma volta até que a professora o chame. O restante do grupo forma uma fila e todos ficam com as mãos unidas e entreabertas, como uma concha fechada. O participante também posiciona as mãos em formato de concha, mas com o anel dentro. Ele deve passar as mãos dele por dentro das mãos de cada participante. Em um determinado momento ele escolhe um dos jogadores e deixa o anel cair nas mãos dele sem que o resto do grupo perceba. Depois ele deve passar pelo menos mais uma vez pela fila inteira novamente, para que ninguém desconfie onde está o anel. Assim o aluno que estava fechando pode voltar e tentar adivinhar quem está com o anel, ele tem três tentativas. Se acertar será a vez dele passar o anel. Se errar é eliminado do jogo. Então são escolhidos outros alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (160.3 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com