TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologias Ativas de Aprendizagem

Por:   •  17/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.396 Palavras (10 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

pedagogia

CLAUDETE ARRUDA DOS SANTOS

ERISMAR ALVES PIRIS DA PAZ

IEDA NERES DA SILVA MOTA

JOYCE MARIA RIBEIRO DA SILVA VIEIRA

VERÔNICA RIBEIRO DA SILVA SOUSA

OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DO USO DAS FERRAMENTAS TECNOLOGICAS NO CONTEXTO EDUCATIVO

 

[pic 3]

Palmas -TO

2022

CLAUDETE ARRUDA DOS SANTOS

ERISMAR ALVES PIRIS DA PAZ

IEDA NERES DA SILVA MOTA

JOYCE MARIA RIBEIRO DA SILVA VIEIRA

VERÔNICA RIBEIRO DA SILVA SOUSA

OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DO USO DAS FERRAMENTAS TECNOLOGICAS NO CONTEXTO EDUCATIVO

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Educação e Tecnologias; Libras - Língua Brasileira de Sinais; Homem, Cultura e Sociedade; Educação Inclusiva; Ed – Gramática;  Práticas Pedagógicas: Identidade Docente; Relações Interpessoais e administração de Conflitos.

.

Tutor à Distância: Simoni Cristiane Parpineli da Silva 

Palmas – TO

2022

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................................03

2 A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS.......................................................................................04

2.1 A Ampliação Do Uso Das Tecnologias Digitais Para Inúmeras Ações Sociais.........................................................................................................................05

2.2. Perspectiva Inclusiva No Processo De Escolarização Do Público-Alvo Da Educação Especial......................................................................................................06

3. CONCLUSÃO.........................................................................................................11

4. REFÊRENCIAS.......................................................................................................12

1.  INTRODUÇÃO         

O presente trabalho traz uma abordagem a respeito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e suas competências voltadas ao uso e produções de recursos digitais são cruciais. Esse cenário apresenta a relevância da presença de tecnologias, tanto nas práticas pedagógicas quanto nos processos de formação de professores, visto que se tornam recursos de comunicação e disseminação de saberes e informações.

O trabalho tem como objetivo geral de: compreender a importância das ferramentas tecnológicas no contexto de pandemia em ambiente escolar. Os objetivos específicos são: favorecer a aprendizagem sobre tecnologias; promover o estudo dirigido a distância em grupo; desenvolver estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado; interpretar uma situação-problema para exercitar a aplicação prática dos conteúdos interdisciplinares; oportunizar o acesso ao saber científico com vistas à produção do conhecimento crítico e criativo, refletindo os desafios e as possibilidades da prática pedagógica.

Para o desenvolvimento do trabalho fezse, primeiramente, um estudo bibliográfico á partir dos textos sugeridos sobre a Base Nacional Comum Curricular Nacional (BNCC) sentidos em disputa na lógica das competências; Tecnologia na educação: contexto histórico, papel e diversidade e a tecnologia assistiva como facilitadora no processo de inclusão: das políticas públicas a literatura.

Em seguida, debateuse em grupo sobre a inclusão social e a necessidade da pessoa com deficiência ter acesso à educação de qualidade, levando a compreensão que o ambiente escolar é entendido como um lugar em que necessitam de um tratamento diferenciado, além de informações científicas, a formação de valores e tecnologias que permitam o aluno ter maiores facilidades para compreensão dos conteúdos escolares.

O trabalho se justifica por compreender que a prática inclusiva do pedagogo deve incluir a tecnologia para alunos com deficiência no seu planejamento de aula requer modificações efetivas e contínuas dentro de toda a estrutura escolar que seja muitas vezes flexível. Para de fato se efetivar as práticas de inclusão, é indispensável inovar as metodologias de ensino, que gerem uma educação inclusiva para todos, que respeite as particularidades.

2. A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS

O mundo contemporâneo é marcado pelo surgimento acelerado de novas tecnologias da informação e comunicação diariamente, que importunam mudanças tanto boas quanto preocupantes na maneira de nos comunicarmos, e também como estudamos, trabalhamos, pensamos e decidimos e nos relacionamos. Sancho (1998, p.47) afirma que a interação entre indivíduo e tecnologia transformou de maneira profunda o indivíduo e o mundo. Segundo a autora, o prolongamento dos sentidos e das habilidades naturais do ser humano por meio da tecnologia alterou substancialmente a natureza e as atitudes da sociedade de forma geral.

Em um contexto onde a sociedade é chamada de “sociedade da informação”, a escola surge como espaço natural de ensino e aprendizagens de convivência com a cultura da informática e da comunicação e informação. Algumas vezes como suporte para o contento previsto no currículo formal, outras vezes como atividade alternativa ao cotidiano escolar ou até mesmo, como protagonistas da atividade educacional. Nesse sentido, retomamos as palavras de Mariza Vieira da Silva (2018):

O que chama a nossa atenção é a noção de conhecimento, que pode ser discutida em relação a outros elementos não ditos como “informação”, “reconhecimento”. A BNCC toma o conhecimento como uma racionalidade instrumental, naturalmente objetivo e neutro, mobilizado como algo pronto, acabado, capaz de ser aplicado, ativado, utilizado por um sujeito intencional e consciente capaz de dominá-lo e controlá-lo. Um conhecimento transparente, sem equívocos, em situação de uso, de comunicação como ação individual na solução de problemas coletivos, sociais (SILVA, 2018, p. 112).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com