TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologias de Ensino

Por:   •  11/3/2017  •  Dissertação  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

A Importância de Novas Metodologias na Educação

        Ao longo do tempo a educação vem sofrendo grandes evoluções no processo de aprendizado. A qualidade de ensino tem buscado cada vez mais superar as lacunas em sala de aula, oferecendo novos métodos e a participação dos alunos em classe. Durante este percurso, novos pensadores surgiram, e com eles novas ideias que foram sendo aceitas com o tempo e que hoje são os alicerces do modelo educacional vigente.

        Existem vários métodos de ensino que podem ser empregados para transmitir e gerar conhecimentos aos alunos, mas o método que sempre influenciou a educação foi o tradicional, no qual o professor repassa seu conhecimento por meio de aula teórica. A vantagem desse método é o fato do professor ser o centro do aprendizado e, por esse motivo possuir um maior controle das aulas. Porém, também possui desvantagens, pois o aluno é um elemento passivo, e a ênfase está na memorização e reprodução de conteúdos por meio de exercícios. Podemos ver isso de forma clara no vídeo do professor Roberto Accioly que fala sobre o método tradicionalista, o qual não contempla a participação dos alunos nos temas expostos, e também no vídeo de Newton Duarte que critica o tecnicismo, método que queria moldar a sociedade no modelo capitalista. Um estudo apostilado, sem reflexões e criatividade dos alunos.

        Na década de 80, algumas escolas começaram a utilizar em conjunto do método tradicional o método construtivista, inspirado nas ideias de Jean Piaget, esse método, diferente do método tradicional, o professor orienta o aluno a buscar e gerar seu próprio conhecimento através de pesquisas e interação com a realidade, o aluno torna-se sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem. Já no construtivismo sócio-interacionista, baseado nos pensamentos de Vigotsky a criança desenvolve habilidades na interação contínua com outros alunos, o aluno é crítico e constrói sua autonomia, reflete e toma decisões a partir de suas análises, colocando seu ponto de vista sobre o assunto em questão.

        Exemplo de construtivismo é a escola da ponte, em entrevista o educador Rubens Alves e José Pacheco falam sobre uma escola inteligente, onde os alunos formam grupos em torno de um interesse comum, estabelece um programa de estudo, pesquisam e depois se reúnem para avaliar o que aprenderam, sem a necessidade de aplicação de provas pelo professor.

        Outra referência para os educadores é o sociólogo Philippe Perrenoud, que fala sobre as competências para ensinar, sempre com reflexões para melhorar as ações e envolver os alunos nas aprendizagens.

        Aplicar mudanças sempre é um desafio e apesar da modernidade e todas as propostas de avanços, o sistema educacional pouco mudou. A escola precisa ser reinventada. Fica o professor com a missão de despertar e estimular a curiosidade do estudante para um aprendizado mais significativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com