TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologias de ensino

Por:   •  20/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  5.948 Palavras (24 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 24

METODOLOGIAS DE ENSINO

NOVAS PRÁTICAS

Autora: Bruna Germano

Profª. Orientadora: Emmy Venturelli Nascimento

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (PED0987) – Projeto de Ensino

30/05/2017

RESUMO

O presente projeto busca explanar sobre as praticas e experiências vividas nos estágios de educação infantil, series iniciais e gestão, com o objetivo de apresentar novas metodologias de ensino em três seguimentos diferentes, com base em pesquisas bibliográficas para a fundamentação de todas as atividades apresentadas e desenvolvidas durante todo o período dos estágios.  Essas atividades forma desenvolvidas na tentativa de melhorias na qualidade de ensino aprendizagem, buscando sempre dar mais relevância ao que o aluno tem de conhecimento, trabalhando e desenvolvendo á partir dele, transformando-o mais ativo e participativo dentro e fora da sala de aula. Apontando a importância de professores ativos e que busquem novas metodologias de ensino bem como sua parceria com a gestão escolar  e da gestão com a comunidade em busca de uma gestão democrática.

Palavras-chave:  Metodologias de Ensino; Gestão Democratica.

1 INTRODUÇÃO

O presente projeto busca apresentar a metodologia de ensino como principal processo de ensino aprendizagem em alguns seguimentos escolares como: Educação Infantil, Series iniciais e gesta, focando em um único objetivo que é apresentar novas maneiras de proporcionar o ensino de qualidade.

Visto desta forma, busca valorizar todo e qualquer conhecimento que o aluno possua, transformando-o atuante no processo de ensino aprendizagem. Fazendo com que ele se interesse, e , possivelmente uma diminuição nas dificuldades encontradas em conseguir absorver os conteúdos trabalhados dentro da sala de aula.

O inicio da vida escolar das crianças tem-se inicio na Educação Infantil, que na nossa região (Brusque) inicia o atendimentos as crianças de 6 meses até cinco anos, nas escolas públicas Municipais. Popularmente conhecidas como creche, este é o local onde dar-se inicio a vida escolar da criança. Lá a criança deve-se sentir segura, acolhida e protegida  sendo uma extensão de sua casa.

Durante o período da educação infantil, a criança passa por inúmeras transformações e adaptações, e começa a ser trabalhado o seu desenvolvimento  físico, motor, intelectual e social. Considera-se uma das fazes mais importantes na vida e formação da criança, pois é o período de maior absorção, que influenciará direta e indiretamente em toda a sua vida escolar.

 As series iniciais, ( os anos iniciais) do ensino fundamental, apresentam um currículo muito bem planejado e complexo que busca abranger todas as áreas, e as mais diversificadas formas de aprendizagem.

É um período de suma importância para a criança, pois cada criança é única e apresenta um ritmo diferente de aprendizagem no seu processo de evolução, pois cada um deles possui uma estrutura biológica, física, cultural, social e psicológica única, visto que o processo de aprendizagem acontece no ambiente escolar e no familiar, neste período mais que nunca escola e família precisam caminhar juntos.

Durante todo o período das series iniciais inúmeras transformações e mudanças acontencem no período escolar, onde as crianças saem da Educação Infantil e iniciam a vida escolar na fase de alfabetização e letramento, passando para um novo mundo de descobertas.

O inicio da construção da linguagem escrita faz parte do seu processo geral, ela se desenvolve através de um trabalho continuo de elaborações cognitivas no mundo da escrita nas interações orais e sociais, levando sempre em conta a importância que a escrita tem perante a sociedade. Segundo Soares,1999, p. 69.

[...] Essa introdução ao mundo da escrita, na escola, não se caracteriza como um momento inaugural de entrada em um mundo desconhecido: embora ainda “analfabeta”, a criança já tem representações sobre o que é ler e escrever, já interage com textos escritos de diferentes gêneros e em diferentes portadores, convive com pessoas que leem e escrevem, participa de situações sociais de leitura e de escrita [...]

Nos dias atuais faz-se necessários diferentes praticas de alfabetização e letramento dentro das salas de aula, atividades que façam com que as crianças interajam na cultura escrita e na participação com experiências em diferentes formas de leitura proporcionando sempre o contato com materiais diversificados e atrativos, buscando exemplificar os diferentes tipos de gêneros textuais, aperfeiçoando a leitura e consequentemente aprimorando o vocabulário oral e escrito. Segundo Soares,1999,p.69

[...] além de aperfeiçoar as habilidades já adquiridas de produção de diferentes gêneros de textos orais, levar à aquisição e ao desenvolvimento das habilidades de produção de textos escritos, de diferentes gêneros e veiculados por meio de diferentes portadores [...]

Desta forma, cabe ao educador desenvolver novos conceitos e novas praticas significativas para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem de cada aluno, buscando visar sempre o conteúdo “ bagagem” que cada criança traz, tonando-o mais participativo e ativo neste processo.

Contudo na busca destas novas praticas na metodologia de ensino, cabe ao professor buscar a resposta a essas atividades tendo como um dos principais suportes a equipe gestora, que  está a gente da escola e  juntamente com a equipe pedagógica apresentar e discutir as ideias cabíveis para cada projeto a ser desenvolvido.

Gestão escolar é a forma de administrar qualquer unidade escolar, isto significa que a gestão busca atender todas as expectativas que possam ser encontradas dentro destas UE, desde estrutura física da escola, relação com pais, alunos e funcionários entre outros.

Alem de cuidar e zelar por toda a estrutura da escola é preciso também adequar-se ao que a sociedade se impõe  para cada indivíduo, ou seja os educadores tem a missão de formar cidadãos íntegros, de opinião, críticos sobre a realidade da sociedade em que vivem, auxiliar no desenvolvimento de habilidades, competências, e aprendizado necessário para que tudo se torne realidade na medida que necessário.

A gestão escolar tem a missão de oferecer todo o suporte necessário para alunos, professores e demais funcionários da UE, com o intuito de que todos caminhem na mesma direção e obter bons resultados no final do processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.5 Kb)   pdf (467.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com