TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multidisciplinar II

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE

PEDAGOGIA

4º semestre

Acadêmico:

RA:

Disciplina: Projeto Multidisciplinar II

Professor:

Campo Grande 08 de Outubro de 2013.


Aula Tema 3 – Brinquedoteca

Visão histórica, definições, tipos e objetivos.

Brinquedoteca na Educação Infantil

Penso que seja de suma importância a brinquedoteca nas escolas de Educação Infantil, pois estimula a criatividade e desenvolve a inteligência da criança de forma lúdica, para que a mesma tenha recursos importantes para a construção do seu conhecimento, e vários desafios com brinquedos pedagógicos.

Segundo Silva (2001), a brinquedoteca é um espaço preparado estimular a criança a brincar, desenvolver a socialização, cognição, afetividade, motricidade, dentre outras habilidades.

Quando uma criança brinca está sempre buscando, e o ato de brincar e descobrir, recriar formas diferentes para aquela brincadeira, escolher brinquedos para que possa indagar o que fazer, onde mudar regras sem medo de ultrapassar barreiras, para estimular o intelectual e social de cada criança, conforme a necessidade da mesma.

Brinquedoteca em uma faculdade ou universidade

Uma brinquedoteca na universidade auxilia os acadêmicos de pedagogia a buscar métodos que acrescente sua pesquisa, usando a mesma como um laboratório que visa ensinar o lúdico para ser usado em sala de aula.

Tendo vários recursos como brinquedos pedagógicos, com cantinho da leitura e muito mais, para que professores e alunos do curso pedagogia possam colocar em prática o que estão aprendendo ao longo dos semestres, ensinar de forma lúdica.

Acrescentando um aprendizado muito rico para as escolas, que possuem educação infantil, convidadas a ir até a universidade usufruir da brinquedoteca, colaborando com o aprendizado dos acadêmicos. De acordo com pensamento de Santos (2000), nas universidades, as brinquedotecas são encaradas como um laboratório, onde professores e alunos do ensino superior dedicam se à exploração do brinquedo e do jogo em termos de pesquisa e de busca de alternativas que viabilizem novos métodos de estudos, estágios, vivências e novas formas de intervenção na comunidade.

Brinquedoteca em um hospital

Tem uma importância para amenizar a estadia da criança no hospital pois a mesma está longe de casa, da escola e amigos, tem a função de terapia para que a criança não se sinta traumatizada pela sua hospitalização.

Proporciona o brincar dentro das unidades de tratamento de câncer, como exemplo leva historia e pessoas fantasias para propor o faz de conta ou estimular sua imaginação para superar os dias internação e as dificuldades encontradas no tempo que necessite estar no hospital, auxilia no psicológico para que a criança não se sinta angustiada e poder controlar o seu emocional.

De acordo com Santos (1997b), tem como a principal função educacional da brinquedoteca e a valorização da atividade lúdica, o que, consequentemente, satisfação às necessidades afetivas das crianças. A promoção do respeito à criança contribui para diminuir a rigidez e a opressão dos sistemas educacionais.

Falar sobre a brinquedoteca é, portanto, falar sobre os diferentes espaços que se destinam a ludicidade, ou seja, ao brincar espontâneo e prazeroso, às emoções, às vivencias corporais, aos desenvolvimentos da imaginação, da autoestima, do autoconceito positivo, da resiliência, construção de conhecimentos e habilidades, é preciso pensar na brinquedoteca como um espaço que contempla todas as etapas do desenvolvimento (Santos, 2000).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (41.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com