TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BULLING E O PAPEL DO PROFESSOR

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 O BULLING E O PAPEL DO PROFESSOR        

4 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



INTRODUÇÃO

Ednã, já há algum tempo, vem sofrendo no espaço escolar algumas formas de discriminação, tratadas pela disciplina educação e diversidade.

Embora ele tente demonstrar timidamente seu entrosamento com a turma , algumas vezes deixa transparecer seu descontentamento que segue todos os dias , começando pelo horário da chamada em sala de aula.

Durante a chamada, muitos professores preferem chamar os alunos pelo nome, pois no inicio do ano letivo, tal dinâmica auxiliam no reconhecimento de todos e de cada um individualmente. No entanto o nome dado ao menino não o deixa feliz, porque os professores, ao chama-lo, erram a pronuncia de seu nome ou esquecem o acento quando o escrevem. Essa postura por parte dos professores o deixa bastante constrangido diante das gracinhas, palavras pejorativas e piadas apresentadas pelos demais alunos quando pronunciam seu nome.

O que podemos perceber quando nos referimos ao problema citado no âmbito escolar, em especial em sala de aula, é que fica claro o papel do educador, ainda mais se este envolver seus alunos e seu desenvolvimento escolar.

O bulling e o papel do professor

O bulling está presente na maioria das salas de aula, e muitas vezes ocorre na presença do professor. Mas afinal o que é bulling e porque isto ocorre na presença do professor?

Bullying são todas as formas de atitudes agressivas repetitiva que ridicularizam o outro. Atitudes como comentários maldosos, apelidos ou gracinhas que caracterizam alguém, e outras formas que causam dor e angustia, e executados dentro de uma relação desigual de poder que são características essenciais que tornam possível a intimidação da vitima

                       As consequências para as vítimas desse fenômeno são graves e

 abrangentes, promovendo no âmbito escolar o desinteresse pela                                          escola, o déficit de concentração e aprendizagem, a queda do  rendimento, o absentismo e a evasão escolar.( FANTE 2005, P. 24)

 

No caso de Ednã, o professor ao errar a pronuncia do nome ou ao                                 ignorar o acento quando escreve, está expondo o aluno a ser mais uma vitima do bulling e de certa forma está agindo com desrespeito a este aluno e ao espaço pedagógico.

Outro exemplo bem comum deste problema, é quando o professor critica constantemente seu aluno ou o compara com outros em relação a comportamento, desempenho, ..., ou ate mesmo o ignora, ele também está indiretamente desrespeitando seu aluno. Os demais alunos, que já possuem uma tendência a desrespeitar o próximo certamente se basearão nas atitudes deste docente.

No entanto não podemos atribuir toda responsabilidade ao professor, pois para que isso não ocorra, é necessário a participação do professor tanto quanto do aluno. O professor de um lado tem o dever de transmitir o papel ético, que envolve a importância do respeito, diálogo, justiça e solidariedade e os alunos o papel de cooperar com as ações do professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (113 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com