TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA

Por:   •  1/5/2015  •  Monografia  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  2.164 Visualizações

Página 1 de 3

O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA

O desenvolvimento infantil é embasado na continuação de um ciclo de aprendizagem em que o aluno está sujeito a transformações físicas, cognitivas e psicológicas, que envolvem o progresso da criança.

A aprendizagem da leitura e da escrita está sujeita a vários elementos, que podem auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem leitora e para o desempenho efetivo da linguagem escrita. A escrita é a representação da fala em qualquer nacionalidade.  Mais que decodificação e estatísticas, a leitura é antes de tudo, a interpretação da escrita. Em outras palavras, a representação do mundo. A diferença entre decodificação representação não é meramente terminológica. Ao reconhecer a escrita como um código que transcreve as unidades sonoras, adquiri-se a percepção auditiva e visual.

O professor que é mediador da alfabetização e letramento deve, em primeiro lugar, conhecer a organização e metodologia, criando assim estratégias, para uma prática ensino-aprendizagem satisfatória, respeitando a individualidade de cada aluno e os auxiliando no progresso de eventuais dificuldades sobre ortografia e leitura.  

Sabemos que as crianças são muito curiosas e se envolvem com entusiasmo em situações que as desafiam a explorar os mais diferentes tipos de material de leitura; a manusear livros, jornais e revistas; a ouvir a leitura de contos, poemas, crônicas, reportagens; a brincar de ler e de escrever ou mesmo a criar e participar de jogos e brincadeiras nas quais a leitura e a escrita são objetos centrais. Todas essas são maneiras de aproximar as crianças da cultura letrada. Entretanto, além desse contato com o material escrito, as crianças precisam ter oportunidades de observar e reelaborar suas representações sobre o “para que” e “como” as pessoas leem e escrevem em suas atividades diárias. Para isso, é importante que a ação pedagógica promova a participação das crianças em práticas autênticas de leitura e de escrita, no cotidiano da sala de aula, nas quais elas possam sempre interagir com esse objeto do conhecimento.

O processo de compreensão da natureza alfabética do sistema de escrita desenvolve nas crianças mecanismos de leitura e de escrita de palavras. Apesar de muitas delas aprenderem esses mecanismos com relativa facilidade, o desenvolvimento das habilidades relacionadas à leitura e à escrita de palavras leva tempo e requer treino por parte das crianças. Para isso, um conjunto de atividades de leitura e escrita de palavras e frases deve fazer parte do planejamento pedagógico das professoras desde o primeiro ano do Ensino Fundamental.

Também é essencial mostrar aos alunos as experiências de leitura que as professoras têm como adulto. Demonstrando as crianças diferentes produções de textos e gêneros textuais, motivando o interesse da criança pela leitura.

O objetivo geral da proposta pedagógica é desenvolver habilidades que capacitem os aprendizes a interagir com práticas sociais de leitura e de escrita e delas se apropriarem. É de extrema importância à utilização constante da escrita no ambiente escolar, registrar as atividades e vivência dos alunos ao decorrer do ano letivo, utilizar de situação em que o texto escrito seja intermediário na socialização e integração da classe, proporcionar aos alunos diferentes tipos de texto e auxiliar na compreensão de seus usos e funções. Além de, proporcionar aos alunos práticas e atividades de leitura e escrita compartilhada, momentos de leitura na rotina diária, brincadeiras utilizando a leitura como ferramenta, relatos de leitura nas práticas sociais, leitura da professora para os alunos seguida de uma roda de conversa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com