TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Dasáfio Profissional

Por:   •  28/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.272 Palavras (14 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 14

   [pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

,

[pic 7]



SUMÁRIO

Sumário        3

INTRODUÇÃO        4

Tema do projeto: A Educação e o Mundo do Trabalho.        5

1.1        Nome da escola: Construindo o Saber.        5

1.2        Público alvo: Atender os alunos da EJA.        5

1.3        Nome da empresa parceira: GR Metalúrgica.        5

1.4        Nome do pedagogo responsável: Sílvia        5

1.5        Objetivos:        5

1.6        RELEVÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO        5

1.7        Breve fundamentação teórica.        6

1.8        Encaminhamento metodológico.        6

DEPOIMENTO DE UM ALUNO DA EJA        17

DESCRIÇÃO DA PRÁTICA VIENCIANDO PROFiSSÃO.        19

CONCLUSÃo        22

REFERÊNCIAS:        23


INTRODUÇÃO

Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a prática de educação inclusiva, recebe atenção especial desde 1996, pelas políticas públicas, quando assegura oportunidades educacionais, condição de vida, respeito e trabalho.

Este projeto tratasse de um público alvo EJA; alunos de baixa estima que procuram a escola como espaço de formação e sem muita perspectiva, alguns frequentam essa modalidade pensando no certificado, para melhores oportunidades no mercado de trabalho, outros apenas no intuito de ler, escrever e assinar seu próprio nome. Isso revela a diferença e a diversidade desses alunos da EJA, bem como suas intuições e desejos. Implica também nas práticas educativas, relação ao currículo e o desenvolvimento de uma metodologia que atende esses alunos. Pensando nisso, buscamos explorar suas experiências de vida, trabalho e criatividade; fazendo ser vista as mudanças no contexto da sociedade atual. Nesta perspectiva, foi proposto um projeto de intervenção usando a interdisciplinaridade com os alunos do Ensino Fundamental I sobre trabalho e formação, com o objetivo de envolvê-los e estimular na problematização da situação do seu cotidiano trabalho ou na falta do mesmo.

E usando a maior referência para a EJA, Paulo Freira que tinha como objetivo maior na educação de conscientizar o aluno na sociedade, usando seu método que baseia na realidade de cada indivíduo, sua tematização e problematização. Para Freire o maior objetivo era criar uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna.  

PROJETO DE INTERVENÇÃO

CONSTRUINDO O SABER

TEMA: A EDUCAÇÃO E O MUNDO DO TRABALHO


1  PROJETO DE INTERVENÇÃO

Tema do projeto: A Educação e o Mundo do Trabalho.

  1. Nome da escola: Construindo o Saber.
  2.  Público alvo: Atender os alunos da EJA.
  3. Nome da empresa parceira: GR Metalúrgica.
  4. Nome do pedagogo responsável: Sílvia
  5. Objetivos:

O projeto de intervenção tem como objetivos:

Ampliar a visão dos alunos referente ao mercado de trabalho.

Caracterizar o perfil do Aluno/Trabalhador do Século XXI.

Pesquisar e estudar as profissões do interesse de cada aluno.

Promover palestras com profissionais qualificados, tendo em vista o atual mercado de trabalho e a escolha da profissão.

Mostrar que todos têm habilidades e competências.

  1. RELEVÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

É importante para os alunos da EJA a questão do trabalho, pois este garante o seu sustento e o da família. E observando que só através do ensino vão ter um melhor conhecimento para o seu crescimento na vida e como na condição de trabalhador, assim visam melhor emprego e condição de vida, que muitos desses jovens e adultos procuram o ensino noturno com essa modalidade.

Por outro lado, as exigências do mercado de trabalho que procuram pessoas mais capacitadas para o desenvolvimento de trabalhos que antes só contavam a experiência adquirida e a mão de obra, atualmente a realidade é outra. Pois, cada vez mais as empresas buscam profissionais criativos e capacitados.

Por meio da lógica socioeconômica tratou-se de introduzir os alunos na realidade do mercado de trabalho e nas suas modalidades como o emprego, renda, ética, cidadania e sustentabilidade.

  1. BREVE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.

A primeira campanha de Educação de Adultos (CEA) foi criado em 1947 e tinha como objetivo expandir o novo regime político a Democracia Liberal.

Em 1957, foi criado o Sistema de Rádio Nacional (SIRENA), com o objetivo a criação de sistemas rádio educativos regionais.

Na década de 70, iniciou o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), com a proposta de erradicar o analfabetismo em 10 anos.

Mas só na Década de 1990 com o êxodo rural e o crescimento dos centros urbanos a EJA alcançou um melhor nível no Brasil.

Valorizando a dignidade e a especificidade de cada um, para serem sujeitos democráticos e ter a liberdade de expressão; promoção da corresponsabilidade pela a vida social, desenvolvendo capacidade e habilidade para intervir na realidade e transformá-la; contribuindo para o fortalecimento da autonomia do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (489.5 Kb)   docx (436.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com