TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTAGIO FUNDAMENTAL

Por:   •  16/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.102 Palavras (9 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1] 

MARIA REJANE DA SILVA

RAYRES DA SILVA SALES

ESTÁGIO ESCOLAR SUPERVISIONADO

ARACATI

ABRIL 2017

[pic 2]

MARIA REJANE DA SILVA

RAYRES DA SILVA SALES

ESTÁGIO ESCOLAR SUPERVISIONADO

                                                             

[pic 3]

                                                             ARACATI

ABRIL 2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ............................................................................................................04

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO.........................................................05

1.1.1 A ESTRUTURA FÍSICA....................................................................................05

1.1.2 NÚCLEO GESTOR E CORPO DISCENTE ...................................................06

1.2 A PROPOSTA PEDAGÓGICO............................................................................06

1.2.1 ROTINA PEDAGÓGICA...................................................................................07

1.2.2 PROGRAMAS E PROJETOS............................................................................07

2.  A FORMA DE AVALIAÇÃO DO CEI..................................................................08

3. REGIMENTO ESCOLAR.......................................................................................08

4. FUNDAMENTOS TEÓRICOS...............................................................................09

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................10

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA...........................................................................11

ANEXOS........................................................................................................................12


INTRODUÇÃO

O presente relatório de conclusão do estágio supervisionado é uma síntese das observações realizadas no Centro Educacional Infantil – CEI, Ana Rodrigues da Silva, que foi fundada em 08 de agosto de 2005, na comunidade de Vila Nova. O nome do CEI foi escolhido por populares da comunidade. A denominação aclamada é de uma cidadã respeitada e estimada por todos na comunidade, principalmente por seu carinho com as crianças. A localidade considera o CEI uma conquista muito importante, pois é nele que as crianças terão a oportunidade de desenvolver suas potencialidades, dentre tudo contribuir de modo significativo com a formação de um novo cidadão. O relatório de conclusão do estágio supervisionado de docência na educação infantil tem como objetivo proporcionar ao acadêmico uma prévia experiência da prática docente, através da observação pode-se relacionar a prática com os princípios teóricos estudados até propõe estágios para que se busque uma prática educadora verdadeiramente significativa. A finalidade do estágio é conhecer todo o panorama escolar, como o seu histórico escolar, cada setor, quais as programações realizadas nesta instituição, seu regime escolar, Plano Político Pedagógico (PPP), proporcionando a aproximação da realidade profissional. Por meio de participação em situações reais do trabalho, envolvendo supervisores, bem como estudantes no campo do estágio. O motivo que levou a escolha do estágio nesta instituição foi por conhecer a comunidade em que ela foi construída e pelo prazer de fazer parte ativa da luta para conseguir trazer este patrimônio à comunidade.


1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

No dia 09 de março do ano de 2017 estagiárias são recebidas na instituição do CEI Ana Rodrigues da Silva na comunidade de Vila Nova pela coordenadora pedagógica Tatiane Silva Barbosa. O CEI obteve o nome escolhido por moradores da própria comunidade, os quais discutiram chegando à conclusão de utilizar a nomenclatura de uma velha cidadã muito respeitada por todos, pelo seu apreço e envolvimento com as crianças da comunidade.

1.1.1 A ESTRUTURA FÍSICA

SEQUÊNCIA

ESPAÇOS

QUANTIDADE

I.

Salas de aulas

03

II.

Secretária

01

III.

Pátio coberto

01

IV.

Cantina

01

V.

Dispensa

01

VI.

Banheiro

02

VII.

Depósito

01

        Na sala de número 1 funcionam as turmas com alunos de 03 e 04 anos, o espaço possui ar condicionado, ventilador, 02 armários para separação dos materiais escolares das duas turmas de turnos distintos, manhã e tarde, 01 lousa branca, o alfabeto sendo cada letra a representada por nome de um animal, há a numeração de 0 a 100, 01 espelho, fichas com os nomes dos alunos das duas turmas. Esta sala pela manhã, funciona com a turma de 03 anos com 13 alunos, e pela tarde a de 04 anos com 15 alunos. Sala 02 com ventilador, ar condicionado alfabeto representado o nome de um animal, objeto e comida,03 armários numeração de 0 a 09 ,um cantinho para leitura com vários livros de historinhas infantil, lá funciona comas turmas manhã 02 anos com 15 alunos, tarde turma de 05 anos com 28 alunos.

 A sala de número 03 é a dos professores e também sala de computação, contendo 02 computadores, uma impressora, 03 armários, 04 birôs, matérias escolares, mesas, colchões, TV, caixas, 01 lousa, 01 espelho, 01 ventilador, no corredor tem um gelagua, e vários desenhos.

No banheiro das crianças têm 05 chuveiros, 04 pias, 03 vasos sanitários adequados para crianças de 02 a 05 anos, o outro banheiro é dos funcionários. Um depósito para o almoxarifado, a secretaria é um espaço pequeno, mas bem organizado, com 02 armários, um gelagua, um balcão, 02 birôs, 01 dispensa para matérias de limpeza. A cantina com 02 armários separando comidas e louças, um fogão industrial, 01 mesa grande e 02 pequenas; há ainda no espaço físico um pátio coberto, amplo para as crianças brincarem, 01 parque com 05 balaços e 03 escorregadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (777.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com