TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONCEPÇÕES SOBRE A INFÂNCIA: O CUIDAR E EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  17/6/2019  •  Resenha  •  1.983 Palavras (8 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 8

PROJETO DE PRÁTICA:

AS CONCEPÇÕES SOBRE A INFÂNCIA: O CUIDAR E EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

BATATAIS - SP

2018


PROJETO DE PRÁTICA:

AS CONCEPÇÕES SOBRE A INFÂNCIA: O CUIDAR E EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Alunos: FRANCIZENE CHAGAS DE SOUZA

   R.A: 8035590

                                                                                                 

BATATAIS - SP

2018


  1. Descrição do Projeto:

Realize a tarefa a seguir com base nos conteúdos estudados até o presente momento.

Para realizar este Projeto de Prática será necessário se organizarem em grupos (por comunidades) e realizar as etapas descritas a seguir:

1ª Etapa: Entrevistar um idoso de sua comunidade e perguntar: Qual era a concepção de infância? Como era a infância antigamente? De quem era a responsabilidade de cuidar e educar as crianças de 0 a 5 anos?

2ª Etapa: Vocês enquanto alunos poderão entrar em um consenso e responder as seguintes questões: Como é a infância atualmente em sua comunidade? De quem é a responsabilidade do cuidado e educação com as crianças de a 0 a 5 anos? As crianças de 0 a 5 anos de sua comunidade vão à escola? Frequentam a Educação Infantil? Como funciona? Explique.

3ª Etapa: Elaborar um relatório comparando as duas concepções (antiga e atual), relatando o que mudou.

4ª Etapa: A partir do que foi estudando nesta disciplina, responder: Qual a importância da concepção que se tem sobre Educação Infantil, sobre o cuidar e o educar, para a infância de uma criança, de 0 a 5 anos, no contexto atual?

E ao final deste relatório, apresente as contribuições da realização deste Projeto de Prática para a sua futura formação profissional.

 

Observação: Após concluir o relatório, não esquecer de colocar as REFERÊNCIAS consultadas, de acordo com as normas da ABNT.

  1. Objetivos: 

Este projeto de prática vinculado à disciplina Fundamentos da Educação Infantil tem como objetivo geral levar o aluno de Pedagogia a reconhecer a importância da concepção que se tem sobre o cuidar e o educar na Educação Infantil.

  1.  Público-alvo: você, aluno de licenciatura. 

  1. Metodologia: ver, no Item 1. “Descrição do Projeto”, segue as etapas detalhadas.

e) Pontuação: 0 a 1.5 pontos.

f) Critérios de avaliação:

Na avaliação desta atividade serão utilizados como critérios:

• uso da norma padrão Língua Portuguesa e das normas da ABNT;

• apresentação das 4 etapas completas (limite de 3 laudas);

•capacidade de análise do conteúdo e síntese de ideias;

•articulação entre o tema, teoria e prática;

•não utilizar cópia, na íntegra ou parcial, de textos de outros autores, sem o devido tratamento ético e normativo para a construção do texto solicitado.

g) Realização e postagem: 

A Prática poderá ser realizada em grupos e postada na SAV dentro do prazo estipulado pelo cronograma.

h) Carga horária e atividades previstas (apenas se você tiver que cumprir horas de prática). Entre em contato com seu tutor para obter informações referentes à carga horária prevista para esta atividade de prática.

I) Avaliação e validação da Prática (ou da atividade). A aprovação da atividade de Prática estará atrelada ao atendimento dos objetivos propostos no projeto. Também fará parte da avaliação continuada dessa disciplina (valor: 0 a 1,5).

A não realização da Prática gerará dependência (ver item anterior “Critérios de Avaliação”).

________________________________________________________________

1ª Etapa

Entrevistar um idoso de sua comunidade e perguntar: Qual era a concepção de infância? Como era a infância antigamente? De quem era a responsabilidade de cuidar e educar as crianças de 0 a 5 anos?

Nome da entrevistada: Maria de Fatima da Silva

Comunidade: Canauanim

Idade:68

Concepção era de criança brincar, comer e dormir, porque antigamente as crianças não sabiam o que era internet, não tinha convívio com a tecnologia. Porque para nós indígenas antigamente ir pra roça acompanhar nossos pais, correr no mato, andar, ir pro rio pescar, fazíamos nossos próprios brinquedos tipo: pião, carrinho de madeira ,utilizava-se também muito caraná para fazer outros tipos de brinquedo, não tinha energia e nem agua encanada, então até quando a criança ia cedo da manhã tomar banho de igarapé, era tudo pra nós crianças era brincadeira que nos divertia e era uma forma de Educação também, porque ensinava a gente a valorizar a nossa cultura, a nossa língua a nossa etnia. Como não existia escola, a responsabilidade de Educar e cuidar das crianças era dos pais, uma das tarefas mais fáceis antigamente do que agora atualmente no tempo de hoje, porque as crianças não tinham muita influência de tecnologia, celular, televisão, água encanada, energia. E as crianças nasciam, cresciam e quando chegava numa certa idade de adolescente já se juntava com uma pessoa para viver juntos.

A Educação Escolar não se era muito acessado por nós indígenas, algumas pessoas da igreja se arriscavam em ensinar a ler e escrever, muitos de nós indígenas antigos vieram frequentar uma Escola, aprender ler e escrever depois de adulto idoso no EJA.

                                                     2ª Etapa

Vocês enquanto alunos poderão entrar em um consenso e responder as seguintes questões: Como é a infância atualmente em sua comunidade? De quem é a responsabilidade do cuidado e educação com as crianças de a 0 a 5 anos? As crianças de 0 a 5 anos de sua comunidade vão à escola? Frequentam a Educação Infantil? Como funciona? Explique.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (154.4 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com