TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino e Aprendizagem: dois processos básicos da didática

Por:   •  19/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

Este trabalho consiste na resolução da questão proposta, utilizando a formatação adequada (fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, justificado). Para a resolução desta atividade você deve ler com atenção os conteúdos da Unidade de Aprendizagem da aula 4.

Observação: A formatação incorreta do trabalho implica na perda de 1 ponto (orientações acima).

Trabalho proposto

Na Unidade de Aprendizagem intitulada “Ensino e Aprendizagem: dois processos básicos da didática” (Aula 4), no referencial teórico, você estudou que conteúdos ricos, ambientes estimulantes, boas técnicas didáticas e mesmo um professor bem preparado não são garantia de que a aprendizagem ocorra e que a forma como o ensino é entendido conduzem as ações do professor nesse processo.

Considerando-se o exposto em relação ao ensino e à aprendizagem, responda às questões propostas:

a) Como será o ensino de um professor que esteja alinhado às tendências pedagógicas liberais tradicionais? E o ensino de um professor que segue uma tendência pedagógica progressista? (2 pontos)

b) Quais são os três tipos de aprendizagem? (2 pontos)

c) Aborde, de forma resumida, fatores que intervém na aprendizagem dos alunos na escola. (2 pontos)

Respostas

a) Tendências pedagógicas liberais tradicionais; predomina a autoridade do professor que exige atitude receptiva dos alunos e impede qualquer comunicação entre eles no decorrer da aula. O professor transmite o conteúdo na forma de verdade a ser absorvida, em consequência, a disciplina imposta é o meio mais eficaz para assegurar a atenção e o silencio.

Tendência pedagógica progressista: Uma relação de autentico dialogo, aquela em que os sujeitos do ato de conhecer se encontram mediatizados pelo objeto a ser conhecido. O dialogo engaja ativamente a ambos os sujeitos do ato conhecer; educador-educando e educando-educador.

b) motora ou motriz – Simples habilidades motoras como andar de bicicleta, até habilidades verbais e gráficas como fala e escrita (Ex: Desenhar, andar e cortar.)

Cognitiva – Informações e conhecimentos simples ou complexos (Ex: Habilidade para articular conhecimentos de forma organizada e sintetizada a fim de chegar a conclusões. Resolução de problemas matemáticos e discussões filosóficas.)

Afetiva – Sentidos e emoções (Ex: Admiração, repulsa, medo, superação, identificação de frieza e aspereza.)

c) existem diversos fatores que podem interferir negativa ou positivamente no processo de aprendizagem do aluno. Entre eles, destacam-se aspectos ambientais, econômicos, sócias, afetivos, psicológicos emocionais e familiares.

Trabalho proposto

Na Unidade de Aprendizagem “Conteúdo: um elemento da didática” (aula 14), o referencial teórico aponta os principais conceitos e definições sobre os elementos que fazem parte dos conteúdos, os critérios para sua composição, bem como a definição de transposição didática. Considerando-se os assuntos abordados na referida aula, explique, em poucas palavras:

a) Conteúdo conceitual, procedimental e atitudinal. (2 pontos)

b) Critérios que o professor pode seguir para selecionar os conteúdos (apenas os critérios). (2 pontos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com