TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio Fundamental

Por:   •  8/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.710 Palavras (11 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1)        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

2)        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        6

3)        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        8

4)        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        10

5)        METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        12

6)        PLANOS DE AULA        14

CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIAS        17


INTRODUÇÃO

O objetivo do estágio curricular obrigatório li: anos iniciais do ensino fundamental, foi alcançado, neste trabalho a redigir alguns textos relacionados a outros propostos, adquiri conhecimento aprofundado sobre o projeto político pedagógico, tive conhecimento das abordagens dos temas transversais contemporâneos na BNCC, também tive acesso aos tipos de metodologia ativas no âmbito digital.

O presente relatório do estágio refere-se aos anos iniciais do ensino fundamental, tem como objetivo aperfeiçoar a pratica no ambiente escolar.

 Neste relatório consta atividades disponibilizadas no plano de trabalho onde pode-se concluir que o estágio tem uma grande importância para o desenvolvimento acadêmico do aluno pois proporciona um conhecimento da área onde futuramente exercerá sua função profissional e se tratar de um aperfeiçoamento profissional.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

No texto proposto, foi identificado ideias em relação a percepção do discursão sobre a temática da interdisciplinaridade geralmente tratada sob dois grade enfoques ambos com conceitos complementares. Sabemos que as práticas antigas não satisfazem mais o desenvolvimento de aprendizagem pois a mente não é como um HD de computador onde pode ser guardada várias informações.

 Esse pensamento foi reforçado por Moacir Gadotti ,quando este afirma que “A interdisciplinaridade, como um enfoque teórico-metodológico ou gnosiológico, como a denomina Gadotti (2004), surge na segunda metade do século passado, em resposta a uma necessidade verificada principalmente nos campos das ciências humanas e da educação: superar a fragmentação e o caráter de especialização do conhecimento, causados por uma epistemologia de tendência positivista em cujas raízes estão o empirismo, o naturalismo e o mecanicismo científico do início da modernidade.”

Então para acompanha a nova visão as escolas precisam quebra paradigmas e unir pontos benéficos do ensino tradicional com a conexão a internet, a rede de ideias traz para a sala de aulas a urgência da comunicação onde podemos juntar ciências, com história, geografia entre outras matérias abrangendo um único tema interdisciplinar, com diversos temas conseguimos estimular as competências e habilidades necessária para uma formação educacional sólida.

Portanto, a interdisciplinaridade é um movimento importante de articulação entre o ensinar e o aprender uma peça fundamental no processo de ensino aprendizado onde o aluno pode aprender diversos conceitos em diversas disciplinas de várias maneiras sem se torna algo cansativo e repetitivo afim de alcançar o melhor resultado dos alunos com a potencialidade de auxiliar os educadores e as escolas na ressignificação do trabalho pedagógico em termos de currículo, de métodos, de conteúdo, de avaliação e nas formas de organização dos ambientes para a aprendizagem.


  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

A partir da leitura realizada, responda:

  1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

RESPOSTA: É um documento no qual está registrado as ações e projetos pedagógicas que uma determinada comunidade escolar busca para o seu ano letivo, sendo auxiliados de forma política e pedagógica por todos que faz parte da equipe escolar, como os professores, coordenadores escolar, alunos e familiares.

  1.  A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP?

RESPOSTA: A base nacional comum curricular -BNCC contem importes informações dos conteúdos para a educação básica, o projeto político pedagógico o PPP e a BNCC, são organizados em comum ligação pois o PPP apresenta a sua elaboração de acordo com os normas solicitadas na BNCC com o intuito de certificar que a educação esteja amparada ao documento a BNCC qual possuir dez competências gerais, que englobam habilidades, conhecimentos, atitudes e valores que visam a promoção do desenvolvimento dos alunos em todas as dimensões. Essas competências gerais definem a base educacional, norteando os caminhos pedagógicos com o objetivo de garantir o crescimento do aluno como cidadão qualificados para o mercado de trabalho.

  1. A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e de aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos que precisam ser aperfeiçoados. Com base na leitura que você realizou do PPP, de que modo a escola apresenta o processo de avaliação?

RESPOSTA: O processo de avaliação deve ser contínuo, sendo que, deve apresentar formas relevantes para cada indivíduo, usa-se como auxilio para a avaliação os instrumentos avaliativos individuais ou coletivos. Os alunos que

possuem   necessidades   especiais   receberão   tratamento   avaliativo diferenciado. A avaliação   basear se com observação atenta e criteriosa sobre a manifestação de cada criança   reflexão sobre o significado dessas manifestações de acordo com o desenvolvimento dos alunos e educadores, a coordenação pedagógica e a orientação educacional juntamente com os professores definirão os instrumentos de acompanhamentos e de registros de atividades da aprendizagem dos alunos aspectos cognitivos e psicológicos. .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (164.5 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com