TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio III Pedagogia

Por:   •  28/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.302 Palavras (18 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        6

2 LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

3 REGIMENTO ESCOLAR        9

4 ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA        10

5 PLANO DE AÇÃO        12

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERENCIAS        14

  1. INTRODUÇÃO

O desenvolvimento do estágio supervisionado obrigatório é uma etapa de extrema importância e relevância na formação acadêmica, onde o acadêmico consegue colocar todos os seus conhecimentos e habilidades em sua prática profissional. Esse estágio foi adaptado de acordo com o momento a qual estamos vivendo, devido a pandemia, foi centrado na leitura de textos e vídeos que foram disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.

O Estágio supervisionado em Pedagogia nessa etapa discute a gestão e os espaços não escolares em que se encontra presente a atuação do profissional Pedagogo. Assim, o acadêmico vivenciará e entenderá como funciona a prática em gestão escolar e compreenderá os espaços e formas de atuação desse profissional fora da esfera escolar, que também é de grande valia e repercussão.

O Estágio supervisionado é uma etapa bastante importante para todo e qualquer curso de graduação, pois é o momento que o acadêmico interage com a prática, buscando agregar a teoria estudada para o desenvolvimento de atividades de maneira eficaz. É tida como uma das exigências a obrigatoriedade do estágio supervisionado para formação do professor, de acordo com o que está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica – LDB.

A prática do estágio em gestão na formação de Pedagogia, é desenvolver acadêmicos de graduação para toda a vivência que irá enfrentar, a criticidade e gerar autonomia para a prática e construção de uma gestão completamente democrática, onde todos os agentes que interagem ou fazem parte da escola, participem das tomadas de decisão e dos acompanhamentos devidos.

Toda e qualquer escola deve procurar acompanhar as mudanças e exigências, buscando sempre adaptar e modernizar todos os seus processos burocráticos, administrativos e pedagógicos. O planejamento e diálogo são dois itens fundamentais na busca de uma melhor gestão, pois deve haver uma determinada relação para com a comunidade, docentes, discentes, pais e até mesmo funcionários da escola.

Através da realização desse estágio adaptado, percebe-se que o acadêmico consegue desenvolver uma boa e aguçada reflexão teórica sobre as práticas vivenciadas pelos textos e vídeos, e assim compreende a relevância da docência e gestão para a integração de um espaço escolar mais democrático, visando um processo de ensino-aprendizado com mais qualidade.

A escola possui um grande papel em nossa sociedade, então a mesma se comporta como um agente transformador, onde deve-se haver um trabalho em equipe, coordenação diretiva eficaz e que envolva todos, somente assim, terá grande impacto e resultados promissores. Portanto, percebe-se um resultado bastante satisfatório, onde o foco se centra no desenvolvimento profissional de um ser reflexivo e crítico para com as teorias e práticas da Gestão Escolar.

2 LEITURAS OBRIGATÓRIAS

      As leituras obrigatórias dizem respeito a artigos e demais textos que informam e demonstram a atuação do profissional Pedagogo, que se percebe sua abordagem de interação em diferentes ambientes, além do espaço escolar. Assim, o Pedagogo é um profissional que desenvolve estratégias didáticas, como forma de levar o melhor desenrolar de um processo eficaz de ensino-aprendizado, este poderá atuar em hospitais, empresas, entre outros espaços.  

      A Pedagogia Hospitalar é uma abordagem que é bastante utilizada na nossa atualidade, pois é perceptível a contribuição desse profissional para com crianças e adolescentes que se encontram hospitalizados, onde estão com a saúde abalada e necessitam de auxilio e apoio para se reestabelecer. Assim, o pedagogo pode atuar nessa vertente contribuindo para o bem-estar e saúde desses jovens.

      O Profissional de pedagogia em sua formação deve saber lidar com as especificidades e adversidades que se enfrenta e se encara no ambiente hospitalar. Sabe-se que é um ambiente caótico, apreensivo e de grande movimentação e interação, fazendo com que este profissional seja dinâmico e desenvolva estratégias para ter o melhor desempenho e resultado possível.

       Na concepção de Matos e Mugiatti (2009) o profissional de pedagogia possui como finalidade e objetivo oferecer e proporcionar meios que contribuam para a continuidade dos estudos das crianças e jovens, além de colaborar para que o hospital alcance os seus objetivos, que possui forte ligação em promover de forma integral a saúde da pessoa enferma.

        A criança e adolescente necessita de um atendimento integral, que contemple toda a sua amplitude quanto ser humano. O atendimento integral proporciona uma realidade e experiência de vida e prática que supera toda noção e até mesmo conceito. Assim, toda e qualquer intervenção, quando se trata de criança e adolescente deve ser de forma ampla, integral e sistêmica.

         A pedagogia hospitalar possui como finalidade a busca da intermediação da educação para com os espaços que tangem a escola e o hospital, onde essa se destina em dar continuidade e não interrompimento dos estudos dos educandos que se encontram hospitalizados. A intenção é fazer com que o estudante não perca o ritmo escolar e até mesmo reprove de ano, nessa perspectiva, percebe-se que a continuidade de estudos mesmo no âmbito hospitalar faz parte e integra a atenção ampla com a saúde.

          Uma das vertentes principais da Pedagogia Hospitalar é de buscar levar um atendimento mais humanizado para o hospital e a busca pela socialização que é fundamental para o desenvolvimento educativo, pois irá contribuir bastante, tendo em vista que, estão fragilizados fisicamente e mentalmente, e que o hospital se trata de um ambiente de isolamento para tratamento de enfermidades e adversidades para com a saúde.

           O atendimento do pedagogo no ambiente hospitalar deve ser amplo e trazer consigo o reestabelecimento dessas crianças e adolescentes para que voltem de forma integra para sua atuação social (sua casa e escola). Assim, os educandos oportunizam, diante todo o acompanhamento e atendimentos retornar o quanto antes para escola, família, amigos e comunidade em geral. González (2007, p.350) complementa que as crianças que são mais afetadas por todo o contexto e inserção da hospitalização passam a desenvolver algumas alterações voltadas a psicopatologias, que pode acarretar em características graves, tais como: imaturidade e perturbações pessoal e de identificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (183.9 Kb)   docx (38.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com