TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso

Por:   •  21/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 3

Manter a saúde mental em dia é difícil, mas essa tarefa não deve ser deixada de lado, atualmente vem se tornado preocupante, principalmente se tratando de mulheres, pois a maioria são mães que trabalham fora, cuidam dos afazeres da casa e dos filhos, com isso estão cada vez mais sobrecarregadas e acabam se esquecendo de tomar os devidos cuidados com a própria saúde. Além das inúmeras funções que desempenham, são frequentemente submetidas a vários fatores estressores, físicos e psicológicos.

Especialista da Universidade de Coimbra em parceria com a Universidade de Oslo na Noruega tiveram como iniciativa o projeto Women Choose Heath, foi oficialmente lançado em 29 de janeiro de 20221 coordenado pela investigadora Ana Fonseca em Portugal.

O projeto tem como objetivo acolher e acompanhar mulheres em período de gestação e pós-parto, pois nesse período elas se encontram mais frágeis tendo assim mais chance de desenvolver problemas psicológicos e depressão. O projeto coloca a mulher em destaque, ajuda a recomeçar e oferece todo o apoio necessário. Esse projeto beneficia mulheres de todas as regiões, que precisam de uma atenção especial nesse momento, em que muitas vezes não tem o apoio da família nem do marido.

No Brasil temos o projeto desenvolvido pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará, coordenado pela professora Edna Barreto, o Projeto se chama “Parir com amor, sem violência”.

O parto deveria ser um momento de alegria, uma comemoração pela chegada do bebê, mas as vezes fica marcado pela violência e humilhação. O projeto visa conscientizar as mulheres sobre o que é violência obstétrica, e assim combater todas as formas de violência praticada na gravidez, no parto, pós-parto e abortamento.

Muitas vezes as mulheres sofrem a violência e se calam, seria muito valioso esse projeto na região onde moro, para a conscientização do que é violência obstétrica e informações sobre seus direitos de parir sem violência repassados de forma afetiva.

Em Curitiba, o projeto Mãe Curitibana, desenvolvido pela Secretaria de Saúde em parceria com o Sistema Único de saúde – SUS, é ofertado em toda a rede pública de saúde da cidade. O objetivo desse projeto é atender mulheres durante a gravidez, durante o parto e pós-parto, oferecendo acompanhamento com nutricionistas, exames de ultrassom, plano de parto e diversas palestras e oficinas que preparam a mulher para a chegada do bebê, onde compartilham dicas sobre amamentação, banhos e rotinas de cuidados do bebê, tem acompanhamento com psicólogos e especialistas voltados a saúde da mulher, tudo com o intuito de tranquilizar e amenizar o sofrimento.

Cuidar da saúde mental impacta diretamente na qualidade de vida, nas emoções, raciocínio e na maneira como nos relacionamos com as pessoas em sociedade, apesar dos vários projetos e medidas adotados para o cuidado e bem estar da saúde mental da mulher, o maior desafio é fazer com identifiquem o problema e busquem ajuda, por isso a importância de novos programas que ajudem nesse sentido do incentivo a busca de ajuda, para que essas mulheres repensem sobre o estilo de vida que estão levando e possam superar traumas e sentimentos que a perturbam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com