TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso

Por:   •  16/7/2023  •  Artigo  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 3

No cenário mundial, citarei dois exemplos de projetos voltados à formação da cidadania, tendo como base central o espaço escolar:

Na Polônia, temos a Edu Mission, na ”No Bell Schools” em Konstancin-Jeziorna, onde defende que é importante investir em relações com os alunos. Quem governa na escola? O espaço escolar, onde as crianças passam dezenas de horas por semana, incentivou atividades, as quais foram confortáveis, atraentes, funcionais e seguras. 

E no México, temos a Sports for Sharing (S4S) – “esportes para compartilhar”, que é um programa educacional para crianças e adolescentes  de 6 a 15 anos  que utiliza o jogo e o esporte para promover a reflexão e o diálogo. Após isso, as crianças refletem sobre os problemas da comunidade que vivem, chegam a ideias, planejam tudo e executam o projeto.

Em nossa cidade temos o “Centro de Atividades Pedagógicas Vila da Cidadania”, no município de Piraquara, com um espaço de 30.000 m2, onde atende 42 estabelecimentos de ensino de Curitiba e região metropolitana e seus, aproximadamente, 4.000 alunos da rede pública estadual no contraturno, onde oferta complementação curricular com temas que são desenvolvidos conforme à faixa etária, a saber: Meio Ambiente para o 6º ano, Segurança para o 7º ano, Cidadania para o 8º ano, Cultura para o 9º ano e Trânsito para o Ensino Médio.

Por fim, levando-se em consideração o cenário atual que estamos vivendo de distanciamento social e ensino remoto, onde as notícias nos mostram que a pandemia terá desdobramentos diferentes para classes sociais diferentes, e isso é um tema de cidadania, proponho aulas on line ou televisionadas utilizando músicas e filmes reflexivos e buscar conteúdo no site Youtube que pode ser um aliado do professor que quer “falar a língua” do aluno, porém deve-se buscar conteúdos interessantes em canais de instituições oficiais e sérios. Acredito que os vídeos podem ajudar a explicar virtualmente conceitos como educação política e suas mazelas. Como instrumento de avaliação, sugiro promover debates dos temas abordados e adotar a proposição e entrega de trabalhos que estimulem o pensamento e a escrita espontânea de suas ideias invés de avaliações tradicionais (provas).

Por fim, enquanto educador em formação, entendo que a escola tem o dever de ajudar a promover iniciativas de como a criança ou adolescente pode se tornar mais participativo dentro da comunidade onde mora. Sendo, talvez, o único veículo que irá apresentar este tema ao estudante. Um bom começo é partir da base, isto é, elaboração de Projeto Político Pedagógico que contemple a criação de, pelos menos, dois Comitês locais: uma Associação de Pais, Professores e Funcionários (APPF) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental Séries Iniciais e um Grêmio Estudantil para o Ensino Fundamental Séries Finais e o Ensino Médio, culminando na elaboração do Plano de Ação, onde cada representante, dentro de sua esfera de atuação, saberá e agirá conforme este documento.


Por fim, enquanto educador em formação, entendo que a escola tem o dever de ajudar a promover iniciativas de como a criança ou adolescente pode se tornar mais participativo dentro da comunidade onde mora. Sendo, talvez, o único veículo que irá apresentar este tema ao estudante. Para isso, temos que começar do início, isto é, na base do
engajamento da comunidade local no projeto educativo das escolas. Refiro-me a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) específico do estabelecimento de ensino, onde deve constar, entre outras coisas, a formação de, pelo menos, dois Comitês locais: uma Associação de Pais, Professores e Funcionários (APPF) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental Séries Iniciais e um Grêmio Estudantil para o Ensino Fundamental Séries Finais e o Ensino Médio, tendo os próprios estudantes como integrantes efetivos. Ambos os Comitês participam ativamente, tanto das reuniões diagnósticas das práticas educativas da escola como, também, do mapeamento das oportunidades educacionais e das necessidades do local em que vivem, culminando na elaboração do Plano de Ação para melhoria da educação na escola e na comunidade na perspectiva da integração escola-comunidade, onde cada representante, dentro de sua esfera de atuação, saberá e agirá conforme este documento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com