TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso

Por:   •  26/2/2024  •  Abstract  •  2.227 Palavras (9 Páginas)  •  11 Visualizações

Página 1 de 9

Aluna:Leila do Rocio Busko
Curso: Pedagogia
Polo:Uningá Canoinhas


Estudo de Caso Educação Básica e suas Práticas de Ensino

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB ) é a mais importante lei brasileira que se refere à educação,chamada de Carta Magna da Educação. Foi criada para garantir o direito a toda população de ter acesso à educação gratuita e de qualidade. É a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil.

Dos Princípios e Fins da Educação Nacional

Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Conforme está na lei 14.644/23 os estados e municípios definirão as normas de gestão democrática, por meio de lei, garantindo a participação das comunidades escolar e local nos conselhos e em fóruns dos conselhos escolares.

Este princípio e outros estabelecem a participação da comunidade na gestão escolar, envolvido nas práticas pedagógicas de cada escola. As práticas pedagógicas guiarão os estudantes até os objetivos de ensino e aprendizagem .Neste contexto, podemos afirmar que:

  Sim. A Escola Municipal Cecília, está de acordo com as leis que regem a educação no Brasil. Conforme estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).Adotando assim, práticas alinhadas com as normativas educacionais do Brasil, promovendo uma gestão participativa e inclusiva, envolvendo pais, alunos e funcionários na  participação do conselho em decisões pedagógicas e administrativas, desenvolvendo uma gestão democrática, garantindo qualidade nas decisões pedagogicas.

Referencias

Agência Câmara de Notícias.

https://www.camara.leg.br/noticias/982473. Acesso em 18/02/2024.

https://programapleno.com.br/blog/comunidade-escolar/.Acesso em 18/02/2024.

https://blog.conexia.com.br/projeto-politico-pedagogico.Acesso em 21/02/2024.

http://portal.mec.gov.br. Acesso em 19/02/2024.

Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996 do Ministério da Educação e Cultura do Brasil. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394. Acesso em 18/02/2024.

http://portal.mec.gov.br. Acesso em 19/02/2024.

  • Segunda a Sexta, das 8h às 12h e das 13h às 15h (06h/diárias)
  • Auxiliar nos sistemas de informação e acompanhamento de negócios;
  • Auxiliar e contribuir na organização e manutenção de arquivos documentais;
  • Auxiliar nos serviços de digitação em computador, com ênfase em rotinas administrativas;
  • Auxiliar no atendimento telefônico e distribuição de chamadas via PABX;
  • Auxiliar no serviço de scanner e operação de máquina fotocopiadora.

REQUISITOS DA VAGA

  • Estar matriculado no Ensino Superior em Administração, Processos Gerenciais, Gestão Pública e demais cursos da área de administração (1° semestre ao penúltimo)
  • Conhecimento em Pacote Office;
  • Boa comunicação;
  • O candidato deverá possuir condições próprias de deslocamento (Residir próximo, dispor de bicicleta, moto, ou outro meio de transporte).

BENEFÍCIOS DA VAGA

Bolsa Auxilio R$1125,69/por mes

Auxilio Transporte R$ 220,00/por mes

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Contrato: Estágio

,  é

 professor como mediador do conhecimento

A forma como se origina e evolui uma cultura define bem a evolução do processo educativo. As relações entre as escolas e os familiares variam conforme a modalidade da instituição educacional, bem como, as populações que ela atende.

A educação escolar é normatizada em leis, decretos e outros dispositivos que lhe conferem a sistematização;formalizada juridicamente e controlada pelo Estado.

O projeto político pedagógico da escola é um dos elementos que norteia as práticas educativas que oportunizam à criança construir novos significados nas atividades que desenvolve no contexto escolar.

As práticas educativas nas escolas de Educação Básica e,.Essas praticas pedagógicas, que irão guiar os estudantes até os objetivos de ensino e aprendizagem de cada sala de aula. No entanto, o conceito de práticas pedagógicas é bastante amplo. 

No espaço escolar, as práticas educativas precisam levar a criança a pensar, contribuindo para que ela se aproprie criticamente da realidade.

A criança precisa de novos espaços, novos objetos e imagens para aprender a ver sob novos os olhares. Necessita, sobretudo, de ações lúdicas em que o brincar mistura-se com o apropriar, aprender e relacionar-se com o outro e com o entorno. (Pillotto e Bohn, 2014, p. 286) 

É função da escola o desenvolvimento do ser humano, oportunizando espaço para que a criança possa realizar atividades significativas, o que muitas vezes requer tempo livre e oportunidades de vivências desvinculadas da lógica de produção. A educação tem uma função social e está inserida numa cultura, que necessita ser construída pela interação entre escola e sociedade, considerando o componente universal e os aspectos regionais e locais (Sacristán, 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (139.5 Kb)   docx (750.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com