TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso

Por:   •  8/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  21 Visualizações

Página 1 de 2

 Quando falamos de saúde mental da mulher um projeto que merece ser citado e que tem destaque mundial é o “StrongerHer” dos EUA, uma iniciativa não governamental de mulheres para mulheres e meninas. O principal objetivo desse projeto é conectar mulheres e meninas de qualquer lugar do mundo, capacitar e fortalecer as mulheres, promovendo a igualdade de gênero e a melhoria da saúde física e mental, com iniciativas na qual as mulheres reconhecem sua força. O “StrongHer” realiza uma série de ações para alcançar seus objetivos, como criação de grupos de apoio em espaços seguros acompanhados por profissionais de saúde mental e especialistas em igualdade de gênero, nos quais as mulheres podem partilhar suas vivências, trocar experiências, receber suporte emocional. O projeto oferece oficinas educacionais onde mulheres e meninas se conectam e há a troca de aprendizado em reuniões online ou presencial, no projeto “StrongHer” é dado treinamento de autodefesa. Todas as iniciativas do “StrongHer” seriam de muito bom uso no nosso cenário atual principalmente o treinamento de autodefesa. Esse projeto mostra que a conexão feminina muda à realidade como um todo.

No Brasil o projeto “Mulheres em Movimento”, foi desenvolvido pela organização não governamental “Saúde Mental para Todos” em parceria com o Ministério da Saúde. Esse projeto oferece atividades físicas e de lazer, com o intuito de promover autocuidado e melhorar a saúde física e mental das mulheres. Através de parcerias são realizados aulas como yoga, dança, caminhadas em grupos e outras praticas esportivas é também oferecido palestras e workshops sobre saúde mental, autoestima, alimentação saudável e técnicas de gerenciamento de estresse. Essas ações visam proporcionar um ambiente de acolhimento e fortalecimento das mulheres, promovendo melhoria da qualidade de vida e equilíbrio emocional isso deveria existir em todo o país, pois qualidade de vida tem que ser prioridade sempre.

Um projeto desenvolvido em Curitiba que se destaca pelo seu compromisso com o desenvolvimento da Meta 3.4 da ODS 3 é o “Vidas Ativa: Promovendo a Saúde e o Bem-Estar”. Esse projeto foi proposto pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba em parceria com organizações da sociedade civil e instituição de saúde locais. O projeto “Vida Ativa” visa promover a adoção de um estilo de vida saudável e prevenir doenças crônicas não transmissíveis. Para alcançar esses objetivos é feito campanhas de conscientização sobre alimentação saudável, praticas de atividades físicas regulares, prevenção de doença, ações de promoção da saúde em escolas e comunidades. Assim buscando engajar a população por meio de eventos, palestras e atividades recreativas que promovem a interação social e o bem estar.

Todos os projetos citados tem como seu alvo principal a promoção da qualidade de vida e bem-estar físico e mental. As iniciativas dos projetos citados não são difíceis de ser desenvolvidos, mais para isso é preciso envolvimento do poder publico e civil e a união da população para que tenha cada vez mais iniciativas para melhorar a vida de todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (26.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com