TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

Por:   •  17/5/2023  •  Exam  •  2.435 Palavras (10 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE FRANCA – NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 

Jéssica Ferreira Morais     RGM: 26321157

CURSO: Pedagogia

ANO/Semestre: 2022/2º

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

Quantidade de horas realizadas: 120 horas

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

        O estágio foi realizado na Escola Municipal Ulysses Guimarães, localizada na Rua Bolívia, nº 532, bairro São Pedro em Belo Horizonte/MG, CEP: 30.330-360. A escola é vinculada à Secretaria Municipal de Educação SMED e fica na regional Centro-sul de Belo Horizonte. Oferece a educação básica nos níveis Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e EJA no noturno.

        O prédio da Escola Municipal Ulysses Guimarães é uma construção antiga, porém bem conservada, recebe intervenções periodicamente para manutenção, possui no total de 10 salas de aula e o atendimento é feito nos três turnos, totalizando 487 alunos matriculados. A parte administrativa do prédio conta com 12 salas, dentre elas secretaria, coordenação de turno, direção, coordenação geral, mecanografia, sala dos professores, caixa escolar, almoxarifado, copa. Conta com salas de apoio e recursos pedagógicos, como o laboratório de informática, biblioteca, sala multifuncional e espaço de artes. Possui ainda uma quadra poliesportiva, um parquinho para educação infantil com espaço livre, cantina, refeitório e elevador para acessibilidade.

INTRODUÇÃO

        O presente relatório visa relatar as experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado na Educação Infantil da Escola Municipal Ulysses Guimarães. O estágio foi realizado no período da manhã, das 07:00 às 13:00 horas, do dia 12 de Setembro de 2022 ao dia 07 de Outubro de 2022, nas três turmas de Educação Infantil da escola: Turma do Amor, Turma do Carinho e Turma da Esperança.

        O estágio é um processo de grande importância para a formação profissional, é através dele que temos a oportunidade de confrontar os aprendizados técnicos com a realidade do ambiente escolar. Temos a oportunidade de observar todos os aspectos da escola, do corpo docente, da parte administrativa e da importância de um bom planejamento pedagógico para o desenvolvimento infantil.

        De acordo com Pimenta, 2001, o estágio é uma possibilidade que o acadêmico tem de construir sua visão profissional, onde conseguimos realizar a interpretação da realidade e desenvolvemos habilidades para “observar, descrever, registrar, problematizar e propor alternativas de intervenção e de superação”.

        As turmas de Educação Infantil da Escola Municipal Ulysses Guimarães são atendidas no horário integral de 07:00h às 16:00h de segunda a sexta-feira, são três turmas separadas por idade. As professoras dividem o horário, com uma professora e 2 apoios ao educando no turno da manhã, no período do almoço e soneca (10:00 às 14:00) fica uma professora e 2 apoios ao educando e no turno da tarde uma professora e 2 apoios ao educando.

        Dividi os horários de estágio para acompanhar um pouco de cada turma, e observar as peculiaridades divididas por idade. A primeira turma observada foi a turma do AMOR, com 13 alunos na faixa etária de 4 anos, regida pela professora Vânia Irene Vieira, graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais em 2006, ela atua na escola desde 2018. Foi observada uma turma muito participativa, com os alunos demonstrando interesse pelas atividades propostas, a professora valoriza a personalidade da criança, as atividades foram pensadas levando em consideração os níveis de cada criança. A professora é muito receptiva e carinhosa com as crianças, tem sempre o ritual de acolhida e roda de conversa na entrada do turno, proporcionando um momento de diálogo e interação das crianças. Consegue estabelecer uma relação amigável com as crianças e com os responsáveis.

        A segunda foi a turma da ESPERANÇA, com 17 alunos na faixa etária de 5 anos, regida pela professora Girlene Henrique da Silva Ferreira, graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais em 2008, ela atua na instituição desde 2018. Foi observado que a professora se coloca como colaboradora no processo de aprendizagem dos alunos, ela consegue ampliar as possibilidades de atividades com as crianças, mesmo com os inúmeros desafios que a turma apresenta. A professora é atenta e tem um olhar sensível perante a turma, explora os espaços e materialidades que a escola oferece. Tem uma visão pedagógica mais tradicionalista, consegue trabalhar coordenação motora, identificação de números, cores e letras, realiza trabalhos de colagens, pinturas.

        A terceira e última, foi a turma do CARINHO, que tem 12 crianças na faixa etária de 3 anos, regida pela professora Marilu Ferreira de Jesus, graduada em Pedagogia pela Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais no ano de 2006 e atua na instituição desde 2018. O perfil da professora é bem humanizado, diante das necessidades da turma, as crianças são mais dependentes, mas ela consegue desenvolver atividades educativas conjuntas com o cotidiano de cuidar, ela estimula o autocuidado das crianças, a independência. Consegue aguçar a curiosidade e a interação das crianças perante o ambiente escolar. Utiliza os recursos disponíveis para enriquecer as atividades.

OBSERVAÇÕES ESPECÍFICAS – FOCO DE DISCUSSÃO

        A oportunidade de observar outro profissional exercendo a docência foi muito importante e enriquecedor na formação acadêmica, pude identificar os pontos positivos e os pontos a melhorar em cada turma observada. Escolhi como  observação específica, a turma do AMOR, regida pela professora Vânia Irene, durante alguns dias de realização do estágio pude acompanhar o trabalho desenvolvido com a Parlenda da Galinha Choca, com as crianças de 4 anos.

        Segundo Borges (2021) parlendas são pequenos versos, que podem ou não rimar, que podem ou não fazer sentindo, está presente no cenário infantil e tem muito a ensinar. As parlendas fazem parte do folclore brasileiro e proporcionam um aprendizado lúdico.

        Com a observação do trabalho desenvolvido com a Parlenda da “Galinha Choca”, pude identificar diferentes aspectos e características da disciplina de Práticas na Educação Infantil. Desde o planejamento até a execução da atividade, o papel da professora como mediadora dessa atividade foi de extrema importância, a sua interação com a turma, o seu carinho e a forma de abordagem e condução no desenvolvimento do exercício, possibilitaram a interação e aceitação da turma.

“Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Neste processo, a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis”. (BRASIL, 1998, p. 23).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (160.5 Kb)   docx (63.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com