TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

Por:   •  13/4/2024  •  Trabalho acadêmico  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 4

DADOS DO ESTUDANTE

Curso: Pedagogia

Instituição: Cruzeiro do Sul

Nome:  ********

RGM: ***********

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil **° Semestre

100 horas.

CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO/ESCOLA

Nome da escola

Endereço:

Ano(s) e Nível(eis) escolar(es) observado(s): Pré I – Educação infantil

  A instituição apresenta um ambiente acolhedor, limpo, organizado, com toda a estrutura prepara para receber alunos e professores.

  A escola conta com sala de professores, sala de direção, secretaria, biblioteca, sala de informática, refeitório, banheiros apropriados e limpos, sala de aula organizada e limpa, corredores bem organizados e coloridos, parquinho ao ar livre, quadra coberta, e espaço para as brincadeiras.

 Foi observado que a escola disponibiliza tv, caixa de som, Datashow e impressora exclusivamente para os professores.

  A escola é referência na cidade como estrutura e preparação para receber alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), tendo suporte com professora de apoio a cada aluno TEA.

INTRODUÇÃO

 Durante a realização do estagio de 100 horas totais, sob a supervisão da professora Silvana, formada em Pedagogia e Educação infantil, foram observadas atividades relacionadas á musicalização, brincadeiras, movimento do corpo, histórias contadas, identidade matemática, autoconhecimento.

   Durante o estágio foi observado o modo como a professora trabalhou e desenvolveu atividades para as crianças. Além disso, foi possível auxiliar a professora com os trabalhos, e auxiliar crianças com dificuldade de terminar a sua atividade.

     Foi notório que a professora mantém a sala muito organizada e limpa, e que isso ajuda a manter a sala de aula em ordem, e os alunos tranquilos.

    Foi observado que o Pré I conta com uma rotina escolar, sendo esta:

- ENTRADA

- BRINCADEIRA

- CHAMADA

- BANHEIRO

- LANCHE

- ATIVIDADE

- RECREIO

- BANHEIRO

- SAIDA

       A sala de aula do Pré I conta com cartazes decorativos, espaço para a exposição das atividades diárias feita pelos alunos, brinquedos, armários estruturados para o armazenamento de brinquedos, atividades, pastas, livros; A sala também com um colchonete e travesseiro para o conforto dos alunos TEA.

       Sobre o ambiente escolar foi observado muita organização, estrutura excelente e de boa qualidade, ambiente limpo, decorado, organizado.

        O estágio supervisionado é de extrema importância para o aprendizado, nele vivenciei experiencias dentro da sala de aula, e formas de trabalhar o conteúdo proposto de forma que criança aprenda e também se desenvolva. Aprendi na pratica a aplicar a profissão escolhida.

       A observação foi realizada no período de outubro/dezembro de 2023. Durante este período a professora trabalhou com vídeos, musicas, dança, histórias contadas. Como exemplo de atividade trabalhada com histórias contadas: A professora contou-lhes a “história do Magico de Oz” e várias outras histórias com o objetivo de melhorar a fala, concentração e imaginação. Na atividade de musicalização, foi trabalhado a música “O pano encantado”, para realizar atividades com comando do corpo, e auxiliar na imaginação.

       Para a realização de atividades matemáticas foram realizadas atividades para conhecimento dos números, onde a professora também tem o auxílio de um calendário, e todos os dias, ensina o dia, a semana e o mês que estamos.

PERFIL DOS PROFESSORES

      Os professores são gentis e acolhedores, tanto com os alunos, quanto com os pais, e com os colegas

PRATICA PEDAGOGIGA DOS PROFESSORES

        No período de observação de estagio, foi acompanhada a professora Silvana, do Pré I C; A professora é afetiva e dedicada com os alunos, ela permite que a criança se expresse durante a atividade realizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com