TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Supervisionado Gestão Educacional

Por:   •  3/5/2023  •  Relatório de pesquisa  •  2.143 Palavras (9 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITARIOINTERNACIONAL UNINTER

ESTÁGIO SUPERVISIONADO - GESTÃO EDUCACIONAL

UBIRATÃ

2018

CENTRO UNIVERSITARIOINTERNACIONAL UNINTER

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

GESTÃO EDUCACIONAL

Relatório de Estágio supervisionado – Gestão Educacional apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.

UBIRATÃ

2018

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO _______________________________________________  04

2. CARACTERISTICAS DA ESCOLA _______________________________  04

2.1 Descrição da escola ________________________________________  05

2.2 Quadro de funcionários _____________________________________ 05

    2.3 Concepção de Educação, Homem e Sociedade ___________________ 05

3. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DE GESTÃO ESCOLAR _______________ 06

3.1 Gestão escolar, pedagógica e educacional ______________________  07

4. O CONCEITO E O PAPEL DO GESTOR ___________________________ 08

5. OBSERVAÇÕES _____________________________________________  08

6. ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO ____________________________ 09

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS _____________________________________ 10

REFERENCIAS ________________________________________________  11

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo investigar a finalidade da gestão educacional e como ela implica na organização e o desenvolvimento do trabalho escolar. Segundo Libâneo (2001), o modelo democrático participativo tem sido influenciado por uma corrente teórica que compreende a organização escolar como cultura e identidade organizacional. O presente estágio foi realizado através de um levantamento bibliográfico e de observações, com o objetivo de proporcionar a fundamentação teórica para desenvolver um estudo mais abrangente sobre gestão escolar.

É a partir de uma boa gestão educacional que uma organização escolar obtêm uma estruturação adequada que determina como a instituição ira se desenvolver futuramente.

A respeito da gestão escolar, pode-se afirmar que a mesma está vinculada aos processos de docência. Para explicar como acontece este vínculo, recorremos a Pimenta e Lima (2011, p. 163), que consideram que o ensino é um fenômeno complexo, por isto é importante o conhecimento das condições em que ocorre a aula: a cultura predominante no contexto escolar, seus vínculos com a comunidade, com a organização e o sistema de ensino e desde as políticas educacionais vigentes.

O Estágio Supervisionado em Gestão Educacional é uma fase de caráter obrigatório, focando principalmente a observação do cotidiano escolar, principalmente no que se refere o novo paradigma de gestão centrado na gestão democrática. Isto quer dizer que deve ser observado se a instituição atende ao novo modelo de gestão nas normasda legislação em vigor exigindo um novo perfil do gestor.

2. CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA ESTAGIADA:

O Estágio Supervisionado em Gestão Escolar foi realizado no Centro Municipal de Educação Infantil Maria Anadão Molina – “CMEI Dona Mariquinha”, situado à avenida Nilza de Oliveira Pepino, s/n, no bairro Parque Industrial, CEP 85440-000 , localizada na cidade De Ubiratã , no estado do Paraná . O contato com a instituição pode ser realizado através do telefone (44) 3543-2280 e do e-mail educubirata@yahoo.com.br.  A instituição oferta atendimento a Educação Infantil para crianças de 0 a 5 anos.

O estágioem gestão educacional foi realizado no período de 26 de Novembro de 2018 á 10 de Dezembro de 2018.

2.1 Descrição da Escola

A instituição possui uma boa localização, não muito longe do centro da cidade. O local possui tamanho adequado, o prédio é bem estruturado, bem iluminado, é um CMEI com estrutura padrão. As salas possuem decorações nas paredes, televisão e janelas amplas com boa ventilação, o numero de alunos é adequado ao tamanho das salas.

Possui também um refeitório aconchegante, cozinha e lavanderia. Secretaria, banheiro para funcionários e um banheiro em cada sala de aula.

Há também um amplo gramado, utilizado para as atividades ao ar livre.

2.2 Quadro de funcionários

Todos os profissionais da Educação são Graduados e Pós graduados. Profissionais dedicados, atenciosos e preocupados com o futuro da educação dos jovens brasileiros. Participando sempre de fórum, seminários, cursos, conselhos e formação continuada, visando melhorar sua atuação no processo de ensino aprendizagem.

Além da diretora, há também uma orientadora, secretária, professores, estagiárias, uma cozinheira, uma auxiliar de cozinha, zeladoras, lavadeira.

2.3 Concepção de Homem e Sociedade

A concepção de Sociedade segundo a escola fundamenta-se nas palavras de Severino (1998), como um agrupamento tecido por uma série de relações diferenciadas e diferenciadoras. É configurada pelas experiências individuais do homem, havendo uma interdependência em todas as formas da atividade humana, desenvolvendo relações, instaurando a base econômica e é o jeito específico do homem realizar sua humildade. A sociedade é mediadora do saber e da educação que estão presentes no trabalho concreto do homem, que criam novas possibilidades de cultura e de agir social a partir de uma sucessão de acontecimentos.

“Se de um lado, a sociedade precisa de ação dos educadores para a concretização de seus fins, de outro, os educadores precisam do dimensionamento político do projeto social para que sua ação tenha real significação como mediação do processo humanizador dos educandos.” (Antônio Joaquim Severino)

O homem é um ser natural e social, ele age na natureza transformando-a segundo suas necessidades e para além delas. Nesse processo de transformação, ele envolve múltiplas relações em determinado momento histórico, assim acumula experiências e em decorrência destas, ele produz conhecimentos. Sua ação é intencionada e planejada, mediada pelo trabalho, produzindo bens materiais e não materiais que são apropriados de diferentes formas pelo homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (206 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com